.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Histórias do Movimento Espírita – primeiro ciclo


Vladimir Alexei


Vladimir Alexei
Belo Horizonte das Minas Gerais,
08 de maio de 2020.

Concluiremos, na próxima semana, o primeiro ciclo de episódios de uma atividade de divulgação da Doutrina Espírita, por meio da Rede Amigo Espírita, canal de divulgação do Espiritismo na internet, intitulada “histórias do movimento espírita”. Trata-se de um piloto.

Todo esforço empreendido foi direcionado para que se levasse a um público, em sua grande maioria neófitos, histórias que conhecemos no movimento de divulgação do espiritismo. Tudo feito com muita simplicidade e amadorismo, com problemas de ajustes nos programas de transmissão, falhas de conexão e tudo mais. A intenção foi e continua sendo boa!

Principiamos com o período anterior a Allan Kardec, das “mesas girantes”, e em paralelo narramos alguns eventos no Brasil, registrados pelos pesquisadores Eduardo Carvalho Monteiro e Luciano Klein Filho, a quem endereçamos nossa gratidão pelo hercúleo trabalho de preservação da memória do movimento espírita, junto com outros dedicados companheiros que enriqueceram o movimento espírita com histórias de superação e esforços inaudíveis.

Abordou-se, nos episódios, um pouco do movimento de divulgação do Espiritismo fora do Brasil e o início das atividades de divulgação no Brasil com figuras como Casimir Lieutaud, Luís Olímpio Teles de Menezes, dentre outros.

Coincidências com o 18 de abril, fizeram-nos abordar a respeito da “vida e obra de Allan Kardec”, quando utilizamos o belo trabalho de André Moreil, cuja sensibilidade ao falar sobre a vida do Rivail e o trabalho de Kardec – como uma construção de personalidade dedicada a trabalho específico, por vezes enfadonho, de lidar com técnicas e métodos –, permitiu compreendermos o quão oportuno e planejado foi a chegada da Terceira Revelação à humanidade.

Em seguida, tivemos a honra em receber o César Perri, ex-presidente da Federação Espírita Brasileira, que, com simplicidade e mais de 50 anos de divulgação do Espiritismo, dedicou de seu tempo para proporcionar-nos agradáveis e importantes reflexões em torno dos trabalhos de Allan Kardec e seus continuadores, como Gabriel Delanne. César nos conclamou ao entendimento de que sem Kardec não se faz Espiritismo.


Outra honra foi receber o Paulo Neto, dedicado e pujante pesquisador doutrinário. Paulo Neto possui um site (www.paulosnetos.net) com mais de quatrocentos artigos, e-books autorais, dentre outros trabalhos. Uma das maiores virtudes das pesquisas do Paulo é a de nos fazer refletir a respeito do nosso aprendizado doutrinário. Será que conhecemos o Espiritismo realmente? Com essas reflexões, o aprendiz dedicado revê seus posicionamentos. Já aquele que “professa” o espiritismo encontra resistência em aceitas tais ideias, por chocarem com seus entendimentos. E isso é muito rico para a construção do nosso entendimento sobre determinados temas. Só não aprende, quem não quer!

Na próxima semana, 12/05, teremos a honra em receber Jáder Sampaio, um estudioso da Doutrina Espírita, intelectual, pesquisador envolvido em projetos relevantes como a coleção “Espiritismo na Universidade” e a Liga de Pesquisadores Espíritas, além de tradutor das obras espiritualistas do naturalista Alfred Russel Wallace.

E por que trazemos convidados? Porque são voluntários com larga experiência e contribuições relevantes para o aprendizado doutrinário e a divulgação do espiritismo, algo que não conseguiríamos fazer nem se ficássemos todos os dias falando pela internet. É o “ganho de escala”! E ganhamos todos, principalmente os espíritas e simpatizantes que desejam conhecer um pouco mais sobre as histórias do movimento espírita para melhor estudar o Espiritismo.

Mas por que o programa está em “ciclos” e não é contínuo? Essa talvez seja a pergunta-chave. Quando iniciamos esse movimento, no período da quarentena, para realizar uma hora de programa, tentando utilizar uma linguagem simples e principalmente acolhedora e para isso precisávamos nos dedicar muitas horas, até dias na preparação. Ainda na quarentena tivemos que reprogramar nossa agenda porque começou a conflitar com a agenda acadêmico/profissional, cuja cobrança por produção intensificou, já que alguns periódicos científicos não estão avaliando trabalhos nesse período, ao contrário do que imaginávamos.

O que fazer então? Encerrar o primeiro ciclo. Para isso teremos dia 12/05 com o Jáder Sampaio, e talvez um outro encontro, sem data definida, quando faremos uma síntese do que abordamos nos primeiros episódios para que fique didático a construção dessa fase e essa proposta.

O retorno do programa, se houver, quando houver, se valer a pena, se tivermos a participação de mais pessoas para trazer suas experiências (só eu falando fica cansativo para quem nos acompanha), acontecerá em data e período ainda a definir.

Avaliámos o piloto e chegamos a conclusão que, além da experiência adquirida, os amigos que já nos acompanham na internet de outros programas como "Evangelho na Red"e, também da Rede Amigo Espírita, é possível e há espaço para um programa onde o estudo seja a tônica das reflexões. A divulgação de outros trabalhos, como os clássicos do Espiritismo, além de autores basilares e entrevistas, também é relevante para o aprendizado de todos os envolvidos.

Quem se interessar em “zapiar” os episódios, seguem alguns links. Até uma próxima, se Deus quiser!









0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home