.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

A Fé Raciocinada (Domingos Cocco)

Como hoje, também por ocasião do seu surgimento, recebeu o Espiritismo muitas críticas. Por isso, comentou Allan Kardec, seu codificador: “O cepticismo, no tocante à Doutrina Espírita, quando não resulta de uma oposição sistemática por interesse, origina-se quase sempre do conhecimento incompleto dos fatos, o que não obsta a que alguns cortem a questão como se a conhecessem a fundo”. (...) (1) 

Se alguém, por preconceito ou por leviandade, critica uma doutrina, fica com ele a manifestação. Entretanto, se fala do que desconhece sem apresentar solução, assemelha-se a uma criança que carece de cuidado. 

Há aquele que sem estudar o Espiritismo argumenta: se existe a reencarnação como não me recordo do que fiz noutra existência? O “conhecimento incompleto dos fatos” leva-o a ignorar que estando o espírito vinculado ao grosseiro corpo carnal célula a célula, necessário e ajustado a seu atual grau evolutivo, limita-o, esquecendo o seu passado. Além disso, caso o individuo viesse a saber do seu pretérito, volveria às tramas do ódio guardado, que o levasse a desastrosas inimizades, ao reconhecer no seu irmão, no seu vizinho, um inimigo.

A reencarnação é uma lei Divina, e se impõe pela necessidade do homem atender ao “portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”, (2) purificar-se, recomendado por Jesus, o que se tornaria impossível no período de uma única existência, agravando-se para os que tivessem seu tempo reduzido com a morte prematura etc. 

É de fato impossível alguém tomar conhecimento de uma doutrina como o Espiritismo, sem que se torne dela um estudioso, pois, baseando-se em Ciência, em filosofia, de conseqüências religiosas, requer empregar nela, esforço e concentração, o que nem todos desejam, ou podem. Porém, como diplomar um clínico, se não cursou a faculdade?

Os conceitos filosóficos Espíritas são da Lei Natural, daí receberem a aprovação unânime dos bons Espíritos, em manifestações inteligentes vindas de todas as partes do mundo. É o que nos revela Allan Kardec: “A verdadeira Doutrina Espírita está no ensino que os Espíritos deram, e os conhecimentos que esse ensino comporta são por demais profundos e extensos para serem adquiridos de qualquer modo, que não por um estudo perseverante, feito no silêncio e no recolhimento” (...) (3) 

Diz ainda Allan Kardec; “A ciência espírita compreende duas partes: experimental uma, relativa às manifestações em geral; filosófica, outra, relativa às manifestações inteligentes. Aquele que apenas haja observado a primeira se acha na posição de quem não conhecesse a 

Física senão por experiências recreativas, sem haver penetrado no âmago da ciência” (...) (4)

“O Espiritismo é Ciência, porque Investiga, experimenta, comprova, sistematiza e conceitua leis, fatos, forças e fenômenos da vida, da natureza, dos pensamentos e dos sentimentos humanos. É filosofia, porque cogita, induz e deduz idéias e fatos lógicos sobre as causas primeiras e seus efeitos naturais; generaliza e sintetiza, reflete, aprofunda e explica; estuda, discerne e define motivos e conseqüências, como e porquês de fenômenos relativos à vida e à morte. É religião, porque de suas constatações cientificas e de suas conclusões filosóficas resulta o reconhecimento humano da Paternidade Divina e da irmandade universal de todos os seres da Criação, estabelecendo, desse modo, o culto natural do amor a Deus e ao próximo”. (...) (5) 

Impõe-se, pois, o Espiritismo, pela “fé raciocinada”, forma de entender o Evangelho de Jesus, o qual responsabiliza cada criatura a intelectualizar-se, moralizar-se, aperfeiçoar-se, perante as sucessivas

encarnações. “Pelas suas obras é que se reconhece o cristão”. (6)
Cachoeiro de Itapemirim, ES.
Domingos Cocco
domingoscocco1931@yahoo.com.br 
Referências:

(1) LE - Introdução - XVII
(2) Mateus: cap. V – 48
(3) LE - Introdução -´XVII 
(4) LE - Introdução - XVII
(5) livro: Universo e Vida – Hernani T. Sant’Anna 
(6) ESE - cap. XVIII, 16 
Rua Neca Bongosto n° 06 – Bairro Sumaré
Telefone: (28) – 35224053 – CEP 29304-590
Cachoeiro de Itapemirim – Estado do Espírito Santo

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home