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Luiz Carlos Formiga |
“Se
sabeis essas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes” – Jesus (João c.13 v
17).
Jesus não confia tarefas de importância
fundamental a Espíritos inexperientes ou ignorantes. No entanto, é imperioso
reconhecer o reduzido número daqueles que não adormecem no mundo, enquanto o
Mestre aguarda resultados da incumbência que lhes foi cometida. Esquecem-se do
mandato de que são portadores, de que a vida é a eternidade e que a existência
terrestre não passa simbolicamente de “uma hora”. (1)
A tarefa de Vlado é, para os espíritas, um
bom estímulo ou despertador. (2)
O Espiritismo pulsava livremente antes da
2° Guerra Mundial na antiga Tchecoslováquia. Depois os regimes políticos
acabaram com o Espiritismo. O que sobreviveu ao Nazismo foi destruído pelo
Comunismo.
Josef Jackulak conta que no verão de 1989,
ainda no tempo da “cortina de ferro”, havia planejado visitar a antiga
Tchecoslováquia. Ele classificava essa iniciativa como um teste de coragem,
pois como tcheco refugiado do comunismo, conhecia o risco e sabia da capacidade
da polícia do regime.
As religiões não eram bem vistas e eram
consideradas inimigas do regime opressor utopista e materialista. As casas
espíritas foram confiscadas e qualquer atividade espírita era proibida; algumas
pessoas foram encarceradas, ou constantemente vigiadas. No entanto, a fé foi
sempre mais forte do que o medo. Os espíritas continuaram a se encontrar nas
suas casas ou nos passeios, na natureza e florestas.
Josef Jackulak era então dirigente da
Sociedade para Estudos Espíritas Allan Kardec, de Viena. Áustria. Em entrevista
(2) ele comenta as perseguições contra o Espiritismo na segunda metade do
século XX e o seu ressurgimento em países da Europa Central.
Na parte oriental da Europa a ideia comunista
oprimiu a vivência da religião, mas não ofereceu nada para substituí-la e
alimentar o espírito, criando pessoas materialistas.
Jackulak conheceu alguns sobreviventes
dessa opressão. Cita um verdadeiro herói. Vladimir Sláde/ek, chamado carinhosamente
por todos de Vlado, foi um exemplo de fé e coragem. Apesar de ser perseguido e
ter sofrido agressões da polícia, nunca abandonou o ideal espírita. Escondeu as
obras de Kardec, que depois lhe foram roubadas pela polícia.
Os comunistas enlouqueceram sua esposa
doente aplicando-lhe injeções no hospital e conseguiram produzir-lhe o ódio,
contra o marido. Em seguida a obrigaram a
denunciá-lo, destruindo seu casamento e a família.
Vlado traduziu ilegalmente livros
espíritas. Ele era fluente em Alemão e Esperanto. Foram mais de 100 livros,
incluindo os psicografados por Divaldo Pereira Franco e Francisco Cândido
Xavier.
Com a queda do Comunismo em 1989, o ano de
1990 tornou-se histórico, pois Jackulak pode visitar Praga, sem preocupação.
No Brasil de hoje poderemos colaborar com
a ideologia materialista ou com a divulgação da Doutrina Espírita. Só não podemos
ser incoerentes, servindo a dois senhores ao mesmo tempo.
Sabemos que o homem não é apenas matéria,
mas podemos cair na armadilha da ideologia materialista e chegar à psicose
nihilista. Esse tipo de “religião” ativa provoca em seus seguidores “curto
circuito” cognitivo e espiritual. Os valores éticos cristãos podem ser desvalorizados.
Para o materialismo, segundo Kardec, o futuro não existe e ele veio para
minar toda razão de ser da moral e para solapar os próprios fundamentos da
sociedade, proclamando o reino do egoísmo. O Espiritismo afirma
que o futuro é tudo, satisfazendo à aspiração instintiva do homem, baseando-se
em fatos. (3)
De modo subversivo, sem armas, sem
guerras, o regime materialista chegou à universidade, à política partidária e à
economia.
Emmanuel diz que é imperioso evitar as
situações acomodatícias, em detrimento das atividades do bem. Diz-nos que somos
obrigados a lembrar das inúmeras comunidades de alicerces cristãos que
permanecem dormindo nas convivências pessoais, nos mesquinhos interesses, nas
vaidades efêmeras. Embora falando do Cristo,
elas se referem à sua imperecível exemplificação, como se fossem sonâmbulos,
inconscientes. (4)
No Brasil, temos boas condições para a
resistência. Um estudo disse que, em relação ao Brasil o Espiritismo uruguaio
estaria “em fraldas”, ou “no jardim de infância”. (5)
A grande e árdua batalha espírita
brasileira será contra a hegemonia do regime materialista. Os líderes dessa
ideologia defendem a igualdade material fruindo sua riqueza, através de “testas
de ferro e laranjas”, em mansões, fazendo compras em Paris. Essas lideranças
amorais acumulam e escondem grandes fortunas e podem contratar defensores de
notável saber jurídico.
Políticos que enriqueceram ilicitamente,
quando chegam ao plano espiritual, se tornam um dos diálogos mais difíceis no
resgate. (6)
Como é a técnica de dominação? Os líderes elaboram
metas prioritárias. Seus investimentos prosperam, porque cristãos distraídos,
iludidos, promovem suas causas.
Um número mesmo reduzido dessas metas pode
nos dar uma ideia da técnica maquiavélica.
Procuram tomar o controle das escolas, das
universidades para depois usá-las como meio de transmissão ideológica. Controlar
as associações de professores é muito importante.
Eles procuram sempre quebrar padrões
culturais de moralidade, desacreditar a Família, a religiosidade, enfatizando
que não há necessidade de usar “muleta religiosa.”(7)
Allan Kardec sabia que nas ciências exatas
o estado moral do investigador não tem a menor interferência. No estudo dos
fenômenos psíquicos é diferente, pois é necessário criar clima de serenidade,
recolhimento e pensamentos nobres, para que funcione a lei de afinidade
psíquica. (8)
Trabalhar no resgate, na desobsessão, num
pais diante de um regime político materialista não é fácil, diria Vlado.
O espírito opressor, obsessor, inicia a
sua investida geralmente sugerindo que se cometa pequenos delitos. Afinal, todo
muito faz, disse o adolescente: “lá na escola todo mundo fuma maconha”.
Nestes últimos 15 anos, através de suas
fronteiras, o Brasil viu aumentar de forma fantástica a entrada da pasta-base
da coca boliviana.
De acordo com o
Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Niterói a Arraial do
Cabo (Sintronac), Estado do Rio de Janeiro, 20% dos motoristas de ônibus,
portadores das carteiras de habilitação C, D e E, foram detectados como
usuários de maconha ou cocaína. Se levarmos em conta que esses dados podem representar
uma amostragem de 18 mil condutores, somente nas cidades de Niterói, São
Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Tanguá, o problema se torna muito mais sério. Um
caso de saúde pública.
A lei exige a
realização de exame toxicológico. Os motoristas, no entanto, têm enfrentado
dificuldades com a Previdência Social, que tem negado o direito ao tratamento
médico. (9)
Leon Denis, em 1924 foi muito feliz em sua
explanação, pertinente ainda hoje.
Diz ele: longe de nós o pensamento de criticar
os comunistas de convicção sincera, que desejariam estabelecer na Terra o
regime social que reina, provavelmente nos mundos superiores. E continua: esse
regime exige qualidades morais e sentimento de altruísmo que não existe senão
em condições excepcionais em nosso mundo egoísta e atrasado.
Denis explica que se poderia fazer das
teorias comunistas, à parte, aspirações generosas, mas seria fácil demonstrar
que elas são prematuras e inaplicáveis na sociedade atual. A posse individual
dos frutos do trabalho permanecerá como estimulante indispensável, o meio de
emulação que assegura colocar em ação o equilíbrio das forças sociais.
Diz ele, ainda, que nesse momento, o
comunismo não é realizável senão no seio de grupos restritos, cuidadosamente
recrutados, nos quais todos os membros são animados por uma fé intensa e
espírito de sacrifício. Não se poderia sonhar com a possibilidade de estender a
aplicação a nações inteiras. Também, não será através do crime e pelo sangue
que se poderá fundar um regime de fraternidade, de solidariedade e de amor!
(10)
Surgem os pequenos delitos, depois aparece
a figura da pessoa como “casa abandonada, com as janelas quebradas”, da teoria
psicológica. O primeiro a lançar a pedra cria a motivação.
Nesse trato com os desencarnados o S.O.S. não
é bem compreendido pelos que possuem inteligência espiritual em fase
embrionária.
Diz Miranda (11) que o trabalho
de doutrinação, de resgate, rescue work
em inglês, só é possível em clima de total doação, de empatia, de profundo e
sincero amor fraterno, o que o torna uma atividade do coração, muito pessoal,
essencialmente humana.
O trabalho será implacavelmente
assediado. Levantar-se-ão contra ele forças obstinadas, dispostas a tudo para
fazê-lo calar-se e dissolver-se. A medida de seu êxito, em termos espirituais,
é precisamente a perseguição.
Miranda cita um pequeno
incidente, aparentemente sem importância, para explicar a oração e a vigilância
necessária e constante.
Diz ele. Nossos amigos
espirituais de há muito nos haviam prevenido de que, em hipótese alguma,
deixássemos ultrapassar o horário de atendimento. Assim, redobrei o cuidado com
o controle do tempo. Veio outra observação. Recomendavam-me que procurasse
colocar o relógio diante de meus olhos, de forma que, para consultá-lo, não
fosse necessário virar-me e tomá-lo nas mãos, como costumava fazer.
Por que a recomendação? A resposta é muito simples.
Não apenas a preocupação
excessiva com o tempo pode nos desviar do clima exigido pelo trabalho, mas
porque até mesmo o próprio gesto de me voltar poderia quebrar a continuidade da
tarefa junto ao espírito sofredor incorporado. Isso provavelmente exigiria esforço
maior dos companheiros amigos desencarnados.
Quem poderia imaginar que a mera
posição de um relógio, na sala de resgate, fosse tão importante, a ponto de
merecer advertência específica?
Existem pontos críticos como a
seleção dos médiuns que é da mais alta importância, bem como a maneira de
tratá-los e integrá-los no trabalho.
Se a recomendação de estudar
sempre é válida para o grupo, como um todo, para o médium ela adquire as
proporções de uma obrigação.
Existem qualidades desejáveis e
outras que são indispensáveis. Entre estas estão a formação doutrinária, a evangelização,
a autoridade moral, a fé e o amor.
O amor fraterno tem que emergir
das profundezas do ser, como um movimento irreprimível, no qual nos doamos
integralmente, quer o companheiro aceite ou não, de pronto, a nossa entrega.
Diz Miranda que se lhe fosse
pedido o segredo da doutrinação, do resgate, diria apenas uma palavra: — Amor!
Vlado sabia que nós, os obreiros
distraídos, podemos nos tornar heróis da resistência e do resgate. Que para o
trabalho de “fazer despertar” seria necessária fé e coragem. Que não poderia
ceder à impaciência dos afoitos, que querem os frutos antes de estar maduros.
Vlado sabia, como Miranda, que “Amai-vos uns aos outros”, e “amai os vossos inimigos”,
não são frases bonitas, mas condições essenciais ao trabalho.
Pelo exposto, podemos
reafirmar o que dissemos anteriormente.
A liberdade de crença e religião, sendo
preservadas, aprimoradas e estendidas a todos os indivíduos, trará ainda maior
evolução dos direitos e garantias individuais, que conduzem à justiça social e
à paz entre os povos.
Proibir uma obra é revelar temor. Na época
da revolução de 1964 procurei me informar sobre o Manifesto Comunista. Gostei.
No entanto, quatro décadas depois, ainda gosto mais do Manifesto do Sermão da
Montanha, a alma do Evangelho. (12)
1. Emmanuel. Caminho, Verdade e Vida,
cap.87-88.
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