.

terça-feira, 3 de março de 2015

Orações Solicitadas


Remanescendo do atavismo das preces pagas, generaliza-se o hábito das orações encomendadas.
Graças à comodidade de transferir os deveres para o próximo e remunerá-lo, no mundo social, muitos religiosos aplicaram o mesmo método para as atividades da fé.
Estabeleceram cultos e cerimônias, sacramentos e rituais com objetivos salvacionistas que 
podem ser alcançados mediante pagamento monetário, assim eximindo o fiel do saudável esforço mora e espiritual de sintonizar com as forças geradoras da vida.
Tal conduta, reprochável  sob todos os aspectos consideradas, gera o profissionalismo religioso e a indiferença pessoal aos conteúdos doutrinários, devendo ser eliminadas dos comportamentos que assumem todos aqueles que se deixam tocar pelos postulados da Doutrina Espírita.
Escusam se, alguns desse indivíduos que encomendam orações a benefício pessoal, que na sua atitude se justifica, por encontrarem-se aturdidos, sem a necessária lucidez, incapazes de concentrarem-se,padecendo inúmeros tormentos íntimos... Não obstante esses fenômenos psicológicos serem impeditivos à oração enriquecida de unção e bem sintonizada, a função da prece é produzir a harmonia, a claridade mental, a fixação das ideias felizes...
Transferindo para outrem o salutar recurso, embora recebam as vibrações que decorrem da intercessão, a assimilação da energia saudável faz-se muito difícil pela falta de permeabilidade
psíquica, em razão do desalinho íntimo, que reage contra a mesma, bloqueando-lhes a captação ou eliminando-a por preponderância da irradiação de dentro para fora das ondas de pessimismo, de perturbação, de negatividade...
Assim quem ora, eleva-se a Deus e penetra-se de bençãos, qual ocorre àquele que colhe flores perfumadas...
Indispensável disciplinar a mente, quando as circunstâncias são adversas, a fim de encontrar os requisitos favoráveis à sintonia com o bem, logrando a comunhão pela prece.
Transferir a oportunidade para que outrem a frua, é negar-se à conquista do equilíbrio emocional e da plenitude espiritual.
A transferência das orações por encomenda, para outros as realizarem, conspira em detrimento da responsabilidade e dos deveres que cumpre a todos realizar a benefício próprio.
Orar é banhar-se de claridade, colocando-se em sintonia com as chuvas de energias restauradoras.
Quem ora, enternece-se e vitaliza-se.
Jesus recomendou que orássemos uns pelos outros, num convite à solidariedade fraternal, a fim de que nos ajudemos através das ondas mentais da comunhão com Deus. Isto, porém não cria a classe dos intercessores que induzem os necessitados à desistência do esforço pessoal.
Quando a dor se apresenta sob qualquer forma, a oração  é o veículo mais eficaz para suportá-la e superá-la. Ademais, ela cria um campo de paz, no qual a alma se fortalece e se inspira, melhor identificando os recursos próprios para fomentar a alegria e o bem estar.
Igualmente, quando o sucessos e os resultados felizes se apresentam, a oração de louvor, como de gratidão, exterioriza o júbilo e prolonga a sensação de felicidade, por manter o intercâmbio de energias entre aquele que se expande em emoção superior e o Dínamo irradiador dr forças plenificadoras.
Não te escuses de interceder pelo seu próximo através da oração. Todavia, nao estimules as encomendas de preces; por essa medida os demais se sentem desobrigados de fazê-lo.

Ora, desse modo, ajudando aquele que sofre; no entanto, encoraja-o a sair do emaranhado de problemas psíquicos, e orando, ele próprio restaurar-se.
Quando ores por alguém, envolve-o em ternura e envia-lhe pensamentos de bem-estar, participando emocionalmente da vibração que lhe destines. Evita a repetiçãqo de palavras sem a participação pessoal, a expressão maquinal, sem a onda do amor que ajuda.
Ao orares, abre-te a Deus e doa-te de coração e de alma. Sentirás as dúlcidas respostas impregnado-o de forças-luz que te vitalizarão por longo período.
Jesus ensinou-nos pelo exemplo como se deve orar e por que se deve fazê-lo.
Sempre esteve buscando o pai mediante a oração. que não transferiu  para ninguém.
No Tabor ou Getsémani, a sua oração-entrega foi total, transfigurando-se no primeiro monte e fortalecendo-se, no segundo, para o holocausto.
Ante as encomendas de preces, orienta os desavisados e convoca-os ao exercício de auto-iluminação, porém intercede por eles, sem que esse ato se torne rotina que te impeça de sintonizar com Deus e ser feliz.

Joanna nesse texto dá nos orientação fabulosa que não devemos desprezar para o nosso próprio bem. Reflitamos seriamente sobre o assunto. Intercedamos através das orações em benefício de nossos irmãos, porém falemos da necessidade de que ele ore naquele momento para entrar em sintonia e receber as bençãos fortalecedoras que o auxiliará na mudança de postura, saindo do emaranhado em que se encontra.

"Ajuda-te que o céu te ajudará" Jesus- Cap XXV Evangelho Segundo o Espiritismo.
"Pedi, e dar-se-vos -á; buscai e achareis;batei, e abrir-se-vos-á.Porque todo o que pede, recebe; e o que busca, acha; e a quem bate, abrir-se-vos-á. Mateus, cap. 7-11

Joanna de Ângelis- Divaldo Franco

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home