.

segunda-feira, 9 de março de 2015

FOTOGRAFIA ESPÍRITA II




Por Leonardo Paixão (*)

Escrevemos um artigo relatando a análise de um fotógrafo, sr. C. S. a respeito de uma suposta fotografia espírita e, na análise dele, a foto traz “reflexões luminosos” e não representam um fenômeno espírita ou parapsicológico; o senhor Aloísio Di Donato, fotógrafo e colaborador do Instituo de Pesquisas Avançadas em Transcomunicação Instrumental – IPATI, se colocou gentilmente à disposição para realizar a seguinte análise de foto que lhe enviamos de uma amiga que mora no Paraguai. Vamos à sua análise e depois teceremos pequeno comentário.


Esta é a foto.
Agora a análise de Aloísio Di Donato:

Área Vermelha é a área a ser analisada.

Havia algum cisco (provavelmente) onde está localizado o circulo amarelo e foi puxado no sentido da seta verde gerando o engorduramento da lente.
Com a incidência do feixe luminoso (sugerido pela seta branca) nas ranhuras entre a gordura criou-se o que podemos chamar de efeito fantasma.

Proposta 02

MENTE HUMANA
PAREIDOLIA

A pareidolia é um fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado. É comum ver imagens que parecem ter significado em nuvens, montanhas, solos rochosos, florestas, líquidos, janelas embaçadas e outros tantos objetos e lugares. Ela também acontece com sons, sendo comum em músicas tocadas ao contrário, como se dissessem algo. A palavra pareidolia vem do grego para, que é junto de ou ao lado de, e eidolon, imagem, figura ou forma. Pareidolia é um tipo de apofenia.


COMENTÁRIO NOSSO
Novamente vale ressaltar o bom senso de Allan Kardec ao desmistificar a mediunidade e os fenômenos psíquicos vários da mente humana. Os vigilantes não se entusiasmarão com quaisquer imagens fotográficas ou em vídeo que possam causar dúvidas. O correto neste caso é realizar o que fazemos: buscar a opinião de pessoas gabaritadas porque experientes na questão para nos colocar a par de detalhes que desconhecemos por não lidarmos com tais coisas no dia-a-dia.
Deixo aqui meus profundos agradecimentos ao irmão Aloísio Di Donato pela boa vontade em servir no esclarecimento aos irmãos, sendo eu o primeiro a o ter.


(*) Leonardo Paixão é trabalhador espírita em Campos dos Goytacazes, RJ, colaborando no Grupo Espírita Semeadores da Paz.














0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home