.

sábado, 26 de julho de 2014

NÃO ABANDONE A SUA IGREJA

Margarida Azevedo
Mem Martins, Sintra, Portugal
            Já passaram muitos anos, tantos como trinta, que, após uma conferência na Federação Espírita Portuguesa, na sua antiga sede na rua Maestro Pedro de Freitas Branco, nos foi colocada a seguinte questão:
            _ Estou muito desiludido com as igrejas. Já percorri várias e são todas a mesma coisa. Cheguei a esta triste conclusão porque tenho verificado que todas dizem uma coisa e os seguidores fazem outra bem diferente… Diga-me, qual a que devo seguir?
            A plateia, composta por umas dezenas de pessoas num Sábado à tarde tépido, entre o Rato e o Príncipe Real, em Lisboa, cujas idades oscilavam entre os avós e os bisavós de quem escreve estas fracas linhas, ficou na espectativa do que a rapariguinha de vinte e um anos iria responder.
O seu problema começou logo que deixou a primeira. Abandonar uma igreja porque deseja encontrar a perfeição é a pior coisa que pode fazer. Todas elas são feitas por homens e mulheres, logo imperfeitas como eles/elas. Por outro lado, se acha que os seus seguidores são tão imperfeitos é porque se julga a si superior. Então porque não ficar na igreja para, como o seu comportamento exemplar, arrastar os demais fiéis?!
A respeitável plateia fez silêncio, daquele silêncio tumular em que nem se ouviam as moscas porque não as havia; se as houvesse, seria apenas o seu zumbido irritante que toaria no ar calmoso da sala. No entender de toda a gente, a rapariguinha safara-se, mesmo para os ilustres advogados presentes, batidos nas lides da espiritualidade.
 Estar numa igreja não é apenas uma questão de fé, mas também de exemplo ético, o lado humano do que de mais humano tem quem vive neste mundo, ainda terá sido acrescentada qualquer coisa deste género.
De facto, volvidos todos estes anos, já agora na casa dos cinquenta, damo-nos conta de que o problema persiste. É o eterno retorno da velha procura da perfeição onde ela não existe.
Perseguir um ideal de beatitude, de encontro com o divino, pode-se fazê-lo em qualquer parte, nem tão pouco requer a adesão a um ideal religioso. Qualquer ateu pode ser tão correcto como o maior dos crentes ou os mais tementes de Deus ou os mais livres e tolerantes dos fiéis.
A natureza humana esconde realidades, por vezes tão complexas que apetece dizer que a nossa vivência rumo à Perfeição é um rococó espiritual em que, a cada vida que passa, acrescentamos alguma cor, alguma forma, algum traçoarquitectónico invulgar.
Abandonar a igreja porquê e para quê? Lute para que ela se torne melhor. Sinta-se útil no processo de crescimento do grupo de que ela é responsável. Tenha presente que é cristão porque nasceu no Ocidente, é hindu porque nasceu na Índia, é islâmico porque nasceu no Próximo Oriente. Quando desencarnar irá para onde os seus pensamentos o transportarem, os comportamentos o definirem; preze a Deus que o processo de desenraizamento seja rápido para que, ao reencarnar, possa fazer parte de outro grupo a fim de cumprir nova missão em outro lugar qualquer.
Porém, se por alguma razão, ainda nesta vida, tiver que abandonar a sua igreja, que seja porque esta já não corresponde às suas necessidades de fé e espirituais. Mas pense bem, pense muito bem. Uma igreja é um mundo afectivo, muito mais que mera ideologia, é um mistério, é muito complexa.
Se mudar de religião, então ainda maiores os cuidados. Deixar de ser cristão para ser budista, ou de outro grupo macro qualquer, é o mesmo que ir viver para outro planeta. Há sempre marcas que ficam, há sempre o inevitável arrastar daquilo que o berço ofereceu. São os contágios próprios da fé, polarizantes dos novos credos.
Não faça da nova igreja, ou da nova doutrina, uma forma de denegrir a primeira que lhe deu o leite, um meio de a ridicularizar. Não seja um ingrato religioso, pois está a fazer do novo grupo aquilo para que ele certamente não foi criado. Não seja azul agora porque está contra o verde de ontem. Não transporte um Não de asco da velha igreja para um Sim resplendoroso da nova. Vai cair redondo no chão, esborrachar-se na sua insensatez. Não polua as igrejas, nem a velha nem a nova.
De flor em flor, o insecto transporta o pólen fazendo brotar nos sítios mais incertos a flor que perfuma e enfeita. O vento dá uma ajuda. É sempre assim e assim o será.
Se procura o bem-fazer, então sabe que em qualquer lugar, mesmo no sítio mais inóspito, há sempre terreno propício para concretizar tão grande querer. Tome atenção aos seus caminhos da fé, pois eles são uma coisa muito séria, a mais séria de todas.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home