.

domingo, 10 de maio de 2015

MARIA DE MAGDALA (Lucas, 07:36-50)



Arnaldo Rocha


Um membro dos fariseus
Convidou Jesus para jantar,
E, entrando na casa daquele,
Na mesa, Ele tomou lugar.

Havia uma pecadora
Que na cidade morava,
E pelo Divino Mestre
Esta mulher procurava.

Ela foi ao Seu encontro,
Buscando consolação,
Levando, consigo, um vaso
De perfume em sua mão.

Pondo-se-Lhe aos pés,
Chorando, ela começou
A regá-los com lágrimas,
Que com os cabelos enxugou,

E, beijando-os, enternecida,
Com perfume os untou,
Mostrando arrependimento
De quem muito já errou.

O dono daquela casa,
Que O havia convidado,
Dizia, assim, consigo,
Muito escandalizado:

− Se Ele fosse profeta,
Saberia num instante
Que a mulher que O toca
Tinha pecado, bastante.

Lendo seu pensamento,
Jesus falou ao anfitrião:
− Tenho algo a dizer-te
Neste momento, Simão...

Este, assim, respondeu:
− Mestre, dizei-me o que for...
E, tomando a palavra,
Jesus se pronunciou:
  
− Havia um certo credor
Que tinha dois devedores;
De cada um lhe direi
Quais os devidos valores:
Quinhentos denários
Ao primeiro deles entregou;
Para o segundo foi cinquenta
O tanto que ele emprestou.

Não tendo nenhum deles
Como pagar a obrigação,
O credor benevolente
Perdoou os dois, então.




Dessa forma, qual dos dois
Amará mais o credor?
Respondeu-lhe o fariseu:
− Aquele a quem mais perdoou...

− Julgaste bem. Disse Jesus
Ao intrigado anfitrião,
E, sereno, arrematou:
− Vês esta mulher, Simão?

Entrei na tua casa
E para os meus pés lavar
Não me deste água;
Contudo, ela os fez limpar,

Regando-os com lágrimas
E com toda docilidade,
Secou-os com os cabelos,
Demonstrando humildade.

Não me deste ósculos;
Mas, desde que ela entrou,
Beijando os meus pés
O tempo todo ficou.

Não ungistes com óleo
A minha cabeça, amigo;
Mas ela perfumou os meus pés.
Por isso, agora, te digo:

Perdoados lhe serão
Os pecados que obrou,
Que na verdade são muitos,
Porque muito, também, amou...

No entanto, todo aquele
A quem pouco se perdoou
É porque, certamente,
Muito pouco este amou...
E Ele disse à mulher
Na frente do anfitrião:
− Todos os teus pecados
Perdoados já estão...

Os que estavam à mesa
Indagavam-se preocupados:
− Quem é esse homem
Que perdoa até pecados?

E, voltando-se à Magdala,
Jesus, assim, se expressou:
− Vai-te embora, em paz,
Pois a tua fé te salvou.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home