.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O Mecanismo da Evolução na Eternidade




Sabendo que tudo evolui na eternidade, inclusive a matéria, somos levados a concluir que Deus sendo a vida do universo, manifesta a mesma, na eternidade a partir da substância, plasma divino do Criador na condição de centelha divina.
Centelha esta que encerra em seu amago, um eterno vir a ser, isto é, esta centelha vai exteriorizar na eternidade os potenciais infinitos que guarda inserido em seu núcleo, e embora o ser evolua ao infinito na eternidade, nunca atingirá um ápice em sua evolução.
Mas embora este principio inteligente faça a sua evolução ao infinito, demorar-se á sempre num relativo, será apenas um ponto do universo observando outros pontos, em analogia nos demoramos tais quais os peixes e as algas no oceano; o oceano seria a substância plasma divino do Criador, os peixes seriam os seres resultantes da evolução anímica.
Embora o oceano seja limitado, não deixa de ser o universo em que a vida aquática se desenvolve, sem a massa aquática, este principio de vida não existiria, e a substância plasma divino do Criador é a energia que proporciona o desenvolvimento inteligente do ser, sem esta substância a vida no universo não existiria.
A evolução anímica inicia a sua caminhada rumo à individualidade, quando se matura na substância na condição de energia, e envolve a matéria no reino mineral, e a partir de então, este principio inteligente se transforma em um eu diretor da matéria, e a secundara em sua evolução na eternidade.
Importa porem entender, que a matéria nunca se transformara em espirito, isto digo, porque alguns espiritas que chegaram a este nível de raciocínio, tanto quanto, alguns ubaldistas acreditam que o espirito seja a resultante da evolução da matéria, na mutação porque passa de energia para matéria, de matéria para energia, e após haver a mesma vivido um processo bilenar, maturada na condição de energia, se transforma em psiquismo, ou um principio inteligente, e esta premissa não tem lógica.
Alguns estudiosos, havendo estudado A Grande Síntese, escrita por Sua Voz, através de Pietro Ubaldi interpretam as palavras do espirito amigo a letra, pois este amigo querido não explicitou com clareza a questão, provavelmente por haver superestimado a nossa capacidade de raciocínio, nos informou apenas que da substância vivendo as mutações infinitas de energia para matéria, de matéria para energia, é que o psiquismo inicia sua caminhada em busca da individualidade.
 E Sua Voz esta correto, havendo, entretanto deixado de explicitar que no núcleo da substância, em simbiose divina com o elemento que viverá a mutação de energia para matéria e vice versa, encontra-se a centelha divina do Criador, principio inteligente este que ele chama de psiquismo, porem este principio psíquico, ou centelha divina, já existia no núcleo da substância individualizado, não é a resultante da maturação do elemento matéria - energia.
Se nos demorarmos acreditando que o psiquismo, ou centelha divina, enfim o eu diretor da matéria, seja a resultante da maturação da substância após haver percorrido etapas bilenares, ora como matéria, ora como energia, estaremos antecipando o efeito à causa, pois é o psiquismo o eu inteligente que conduz a matéria em sua caminhada evolutiva na eternidade.
Lembramos, contudo, que o psiquismo, ou a centelha divina tampouco exterioriza a matéria, o psiquismo exterioriza sempre em sua evolução os elementos psíquicos, que se manifestam como energia, a ideoplastia mental, e embora o principio psíquico, ou centelha divina “espirito” e matéria se demorem em simbiose absoluta no universo, são dois momentos distintos de ser.
A matéria jamais se transformara em espirito, e o espirito, embora se demore em simbiose com a matéria na eternidade, será sempre o principio inteligente que proporcionara à matéria a possibilidade de evoluir, não existisse o principio psíquico, ou centelha divina, e a matéria não teria como assimilar as experienciações, ou vivenciações vividas em suas infinitas mutações, pois quem arquiva as experienciações em seu percurso na eternidade, é a centelha divina, eu diretor da matéria.
E como já sabemos, pois este tema sequencia outros por mim já elaborados, a matéria evolui na eternidade, assim como o espirito, isto parece estranho aos confrades presos a ortodoxia, e alguns alegam que Kardec não nos diz nada a esse respeito, será?
Encontramos em o livro dos espíritos questão 22 nosso mestre Allan Kardec apresentando ao espirito da verdade esta questão “Define-se geralmente a matéria como aquilo que tem extensão, pode impressionar os sentidos e é impenetrável. Essa definição é exata?”
-“Do vosso ponto de vista, sim, porque só falais daquilo que conheceis. Mas a matéria existe em estados que não percebeis. Ela pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil que não produza nenhuma impressão nos vossos sentidos: entretanto, será sempre matéria, embora não o seja para vós”. 
Nesta questão apresentada por Kardec ao espirito da verdade, obtemos uma resposta do mesmo, que se antecipa a física hodierna, informando-nos haver matéria em outra dimensão, antecipando-se mesmo a equação da relatividade de Einstein.
E hoje somos informados através da física de existir matéria em outra dimensão, pois a física nos diz que o elétron tem o peso atômico de 9,107x10-28 em gramas, e o diâmetro de 10-13 centímetro e se o elétron                                                                                 foi mensurado, isto quer dizer que o mesmo é matéria.
Mas os físicos foram mais longe em seus estudos e apreciações, informando-nos ainda de que o neutrino é cem vezes menor que o elétron, e embora não hajam mensurado ainda o quark, nos informam que este corpúsculo atômico, é a menor partícula da matéria.
E nós acreditamos existam partículas infinitesimais que nos escapam ainda a percepção, pois não podemos ignorar de que o espaço tempo, ou infinito, seja constituído de partículas, partículas estas que nos escapam a percepção e ainda estamos muito longe de mensura-las, e um fenômeno que nos leva a deduzir a lógica desta premissa é o buraco negro. 
É-nos informado pela astronomia ou pela astrofísica, que um buraco negro é a resultante da explosão de uma estrela da categoria A ou B, estas ciências nos relatam, que quando uma estrela dessa categoria explode, também implode pelo fato de a força gravitacional desses corpos serem imensuráveis.
Sabemos que a força gravitacional de um corpo, esta em relação ao quadrado da distância da massa, e por serem corpos colossais, a força gravitacional desses corpos é imensa.
Quando acontece a explosão parte da matéria se dispersa no espaço tempo, e a outra na implosão fere o espaço tempo e forma o buraco negro, e este fenômeno nos leva por uma questão lógica a conclusão de que o infinito é composto de partículas.
Fosse uma abstração, um vazio, um nada, como supúnhamos até alguns anos passados, e não ofereceria campo para ser rompido pela massa impulsionada pela força gravitacional, a lógica nos leva a deduzir que esse espaço tempo é formado por partículas infinitesimais, que é matéria em outras dimensões.
E como sei que aqueles confrades mais atentos a letra do que a essência, tentarão refutar esta premissa, alegando que Kardec nos fala de matéria em outra dimensão, mas não nos explicita que a matéria evolui, apresentarei uma mensagem de Santo Agostinho, inserida em “O Evangelho  Segundo o Espiritismo”, no capitulo três desta obra.
Embora eu já haja apresentado essa preciosidade, importa repeti-la, pois com certeza alguns confrades já a esqueceram, e alguns outros poderão não haver obtido essa informação, vejamos.
E corroborando esta afirmativa de Kardec, encontramos no Evangelho Segundo o Espiritismo, Na casa de meu pai há muitas moradas, com o subtítulo, Progressão dos mundos, uma mensagem de Santo Agostinho que confirma a evolução da matéria vejamos:  “Do mesmo passo que os seres viventes progridem moralmente, os planetas por eles habitados avançam materialmente. Quem pudesse seguir um mundo nas suas diversas fases, desde o instante em que se aglomeram os primeiros átomos constituintes, vê-lo-ia percorrer uma escala incessantemente progressiva, mas por graus insensíveis a cada geração, e oferecer aos vossos habitantes, um pouso agradável, a medida que avançam por si mesmos no caminho do progresso. Assim marcha paralelamente o progresso do homem e dos animais, seus auxiliares, o dos vegetais e o da habitação, pois nada permanece estacionado na natureza”.
Estas palavras se libertas da letra que nos asfixia a mente, tornando-a obliterada, nos permite pensar com maior amplitude, e nos é possível entender que matéria, ou energia, (substância) evoluem na eternidade, em uma simbiose sublime com o eu inteligente, mas o próprio texto que desenvolvo, vai de forma lógica explicitar a evolução da matéria, pois esta acompanhará a evolução do espirito, e mesmo quando não possamos conceber a evolução deste, a matéria em outra dimensão esta presente, formando habitats, ou equipamentos, enfim aparatos que propiciam a evolução do espirito na eternidade.
Esta premissa nos leva a meditar nas palavras de Jesus, quando nos afirmou que existem muitas moradas na casa do Pai, e esta realidade nos tem sido apresentada, pelos espíritos, principalmente por Andre Luiz, além dos infinitos mundos em que a vida se manifesta e se sustenta, temos ainda as colônias espirituais, e o que é mais interessante, observamos que quanto mais evoluído é o espírito, mais evoluído é seu habitat, fazendo uma retrospecção ao passado da humanidade e da terra, verificamos que não evoluiu apenas o homem (espírito), mas o planeta e todo o elemento de vida que nela habita, o mundo em que vivemos hoje desenvolveu uma infinidade de aparatos, no campo da tecnologia e da ciência, pois sem estes equipamentos, não teríamos campo para continuar nossa evolução, e quanto às muitas colônias que nos serve de morada passageira, até que nos recuperemos, outras como escolas abençoadas, somos informados por André Luiz, que quanto mais evoluídos são os espíritos, sentem maior necessidade de habitarem regiões mais evoluídas, e isto é um requisito da evolução.
Nosso Lar acolhe os necessitados, enfermos da alma, mas acolhe também espíritos que desejam trabalhar, e para propiciarem campo de trabalho e evolução a espíritos mais evoluídos, temos Alvorada Nova, e muitas outras, isto no que concerne a evolução dos espíritos que habitam a terra.
Isto lembro, para raciocinarmos na complexidade dos mundos em que habitam espíritos evoluídos cuja evolução, nos escapa a percepção de seu momento evolutivo, essa complexidade é necessária, pois o nosso campo de experiências, não responde mais ao momento evolutivo em que estes espíritos se demoram, em analogia nosso meio de evolução, esta para eles, como estaria para nós, o campo de evolução dos primatas, esta é só uma analogia, pois acredito que a distância seja infinitamente maior, e mais, este termo comparativo responde apenas como analogia  com os espíritos que estejam apenas alguns bilenios
a frente  na caminhada eterna, pois a evolução vai ao infinito na eternidade, e é natural que o mundo em que vivamos, esgote em um determinado momento da evolução o campo que nos possibilita evoluir, quando isto acontece, este mundo cumpriu a sua finalidade perante a vida,- e temos alguns homens profetizando o fim do mundo, entretanto a terra não cumpriu ainda a sua finalidade, vai demorar ainda muito tempo para decompor-se, então temos que partir para outros mundos, ou seja uma outra região que nos ofereça novos conhecimentos, uma região que nos propicie continuar nossa evolução, apresentando-nos novos fenômenos, pois depois de um período de vivenciação em um determinado mundo, haveremos dissecado todos os conhecimentos, todos os fenômenos referentes a este mundo, e as experiências sequenciais tornar-se iam repetitivas.
Entretanto importa lembrar que para que esgotemos as experiências e fenômenos ignotos que a terra nos reserva no campo da evolução, para que hajamos esgotado os fenômenos que a mesma nos reserva, consumiremos uma infinidade de séculos, isto se a terra não fizesse sua evolução.
Mas como sabemos que tudo evolui inclusive a matéria, e como já vimos que a evolução desta vai ao infinito na eternidade, lembrando-nos ainda de que nada morre, tudo se modifica e se transforma, informamos de que a terra jamais morrera.
Somos informados por Allan Kardec de a terra tem uma alma, isto dito quero lembrar que Kardec não quis dizer que a terra tem um espirito, mas um principio psíquico, psiquismo este que envolve a matéria, insuflando-a com seus infinitos fenômenos inteligentes, pois sem este psiquismo, a matéria do planeta seria inerte, não ofereceria correspondência a vida.
Este psiquismo, ou alma da terra é revestido por um corpo energético, possibilitando desta forma, as células e as moléculas se aglutinem e formem o corpo solido e gasoso do planeta, apresentando a vida campo para a manifestação.
Então a lógica nos leva a concluir de que, quando um mundo símile a terra se desintegra, esta decomposição acontece apenas com a matéria, mas o psiquismo e o corpo energético continuam preexistindo, e evoluindo mesmo, e não podemos nos esquecer de que o corpo energético da terra é matéria em outra dimensão.
Nosso bom senso lógico, e nossa racionalidade, embora ainda embrionários, nos diz de que ao haver Jesus e seus assessores divinos, elaborado o psíquico da terra, não estiveram elaborando uma obra tão complexa, para num determinado momento se extinguir, morrer.
Algum confrade me dirá, mas este psiquismo tampouco ira morrer, assim como a matéria ao desintegrar-se devolve sua essência ao laboratório da vida, o mesmo acontece com o psiquismo, naturalmente em forma de energia mais rarefeita.
Importa lembrar, contudo que a constituição do corpo material da terra, não encerra a mesma complexidade que o corpo psíquico, pois é este que dá vida, que possibilita a definição característica da forma, é este que responde a vida infinita que se manifestara na terra em seus mais variados aspectos.
E acreditarmos que esse psíquico ou alma da terra, faça sua evolução na eternidade, evoluindo sempre e servindo de habitat a espíritos infinitamente evoluídos, é racional e lógico, pois se a matéria evolui na eternidade, e se o psiquismo da terra encerra uma complexidade sublime, somos levados pela lógica a crer que a terra em sua condição psíquica revestida de matéria em outra dimensão, vai evoluir na eternidade e servirá de morada aos espíritos em sua caminhada eterna.     
 A terra, é um micro universo, é um mundo laboratório, desenvolvem-se nela quatro momentos diferenciados de vida do universo através da evolução anímica, no reino mineral, a vida psíquica ainda dormita, no vegetal este principio inteligente, que não é outra coisa que não a centelha divina de Deus, conforme nos informa Kardec, começa a sonhar no reino animal, este principio inteligente agita-se, para despertar no homem e seguir sua trajetória eterna, na evolução que lhe esta reservada ao infinito na eternidade.
Mas esses quatro momentos diferenciados de vidas, não se desenvolvem sequencialmente no planeta, nós que vivemos como humanoides na terra, não fomos sequer animais neste mundo, a mutação do ser, na passagem de um reino para outro, consome bilenios, e a terra tem apenas quatro bilhões de anos, quem não entender a pluralidade dos mundos habitados, não encontrará condições para entender esta realidade divina.
 A terra desempenha a função de um micro universo, em que a vida se desenvolve nas infinitas modalidades de ser, evidentemente tendo outros mundos que se lhe associam, e para explicitar melhor, lembro que a vida é a resultante de um trabalho realizado pela evolução, em que a centelha divina estagiou por bilenios em outros mundos, antes de aportar em nosso planeta como humanoide (espirito), e cada um desses mundos que o principio inteligente percorreu para acordar na terra como um ser inteligente e racional, em analogia representa uma sala de um imenso laboratório e a terra é a sala que apresenta ao produto o acabamento de uma obra, pois o homem é a obra prima do Criador  o que deixa evidente que a mesma, não é apenas um enorme corpo ciclópico constituído de matéria.
Os elementos que estagiam na terra, vivendo no reino do minério, vegetal, e animal, estarão fazendo sua evolução em outros mundos, sequer os animais da terra irão viver a mutação de animais para humanoides aqui no planeta, pois essa transição só acontece dos animais para os primatas, os homens das cavernas, como eram os homens da terra em seu inicio, não acontece a passagem do reino animal, para o homem racional, qual nos demoramos no momento evolutivo da terra, a evolução não dá saltos, se faz ininterrupta, mas precisa, completa, sem deixar lacunas.   
No todo do universo a matéria estará sempre revestindo um principio inteligente, e a terra na sua constituição matéria, reveste um principio inteligente, lógico que não se trata de uma inteligência individualizada como o é a do espirito eterno, mas é um principio inteligente que manifesta forças das mais variadas possíveis, forças estas, ou energias, que propiciam que a vida no seu aspecto multiforme se desenvolva, no dizer de Kardec é a alma da terra, ou no dizer de Sua Voz, o principio psíquico.
Só é possível a manifestação e o desenvolvimento da vida na terra, por possuir esta um principio psíquico, pois o psiquismo das multiformes manifestações de vida que se desenvolvem na terra, trazem um psiquismo, uma centelha divina , enfim um principio inteligente , um eu diretor da matéria, e este principio inteligente, este principio psíquico, só poderá encontrar reciprocidade, isto é campo para o desenvolvimento e para a evolução, através do psiquismo, ou da alma da terra.
Uma matéria inerte, desprovida de um principio psíquico, não responde ao psiquismo, a centelha divina, ou ao espirito, e para justificarmos esta informação, lembramos de que nenhum espirito, pode se comunicar por intermédio de um cadáver, independente da faculdade mediúnica que o individuo haja possuído quando encarnado.
Alguns confrades estarão tentando refutar-me, afirmando-me de que, temos os fenômenos de transcomunicações, fenômenos estes em que os espíritos se comunicam através de computadores, rádios, televisão, telefones, e outros, e não necessitam de médiuns para se comunicarem, entretanto, isto não é verdade.
Contamos com varias experiências sendo realizadas neste sentido, todas elas se utilizam do mesmo processo, o principio de analises e de pesquisas é o mesmo, entretanto apenas alguns conseguem êxito, e eu entendo de que se utilizando de um mesmo processo, todos deveriam obter estes fenômenos, pois se houvessem se equivocado em uma ou duas experiências, corrigiriam estes equívocos e obteriam êxito.
Mas isto não acontece, e não acontece porque nem todos os experimentadores possuem a faculdade de efeitos físicos, faculdade esta que possibilita aos espíritos manipularem a matéria, e para que esses fenômenos aconteçam é necessária à doação do ectoplasma, ou ectoplasmia conforme a parapsicologia, ainda que a doação desta energia seja uma parcela menor do que a apresentada em um fenômeno de materialização.
Conclusão, o psiquismo, a centelha divina, ou o espirito, só encontram campo de reciprocidade que lhes permita atuar, e desenvolver-se, através do principio inteligente, principio este que manifeste a vida, pois todos os elementos do universo necessitam de sintonia vibracional, isto é, de reciprocidade para se comunicarem, e se a um espirito não é possível comunicar-se através da matéria inerte, lhe é possível comunicar-se através de outro espirito, conforme nos informa André Luiz.
Após havermos compreendido que a evolução vai ai infinito na eternidade, e que tudo evolui, inclusive a matéria, é natural deduzamos que a matéria que acompanha o espirito em sua evolução eterna, em seu evoluir se torne mais sutil, mais rarefeita, para atender as necessidades evolutivas do espirito, pois quanto mais evoluído for este, mais rarefeito, mais sutil, será seu corpo energético, ou períspirito, o mesmo necessita de matéria em outra dimensão, pois lhe é impossível manipular uma matéria mais densa.
E uma vez que nos foi possível compreender que o mecanismo da evolução, é ininterrupto, inevitável, e que tudo na vida do universo evolui na eternidade, lembremo-nos de que nós somos deuses, somos a imagem e semelhança de Deus, não semelhança física, antropomórfica, mas semelhança, virtual, psíquica, pois herdamos de Deus seus atributos divinos, atributos estes que são infinitos, mas que no momento evolutivo em que nos demoramos, temos a percepção elementar de alguns deles, tais como o amor, a inteligência, o sexo, a eternidade, a imortalidade, e a insaciabilidade.
 Mas estaremos a verificar outro, e este nos propiciara a oportunidade de estarmos maturando nossas potenciações e então descobriremos infinitos outros atributos que herdamos do Ser Supremo do universo, e este atributo é maravilhoso, pois encerra todos os demais em seu núcleo, é o eterno vir a ser, pois este é um atributo divino que herdamos de Deus.
Ao conceber-nos a vida, Deus nos deu tudo o de que necessitamos na eternidade, trazemos no núcleo da alma, em nosso inconsciente puro como um eterno vir a ser, os elementos infinitos que o espirito estará maturando na eternidade, e para valorizar nosso empenho, respeita-nos as decisões, facultando-nos com o livre arbítrio, ofertando-nos a opção de escolher nosso momento de evoluir, não somos coagidos a em momento algum a fazer a nossa evolução.
Entretanto o mecanismo da evolução, através da eternidade, nos matura as potenciações em latência, e não importa os caminhos que escolhamos, quando nos demoramos ainda presos a matéria, envoltos pelas paixões torpes, e pelas vicissitudes, transgredimos a Lei Divina, esta transgressão nos provoca dores e sofrimentos, e embora não nos apercebamos, estamos evoluindo.
Quando suplantamos a matéria, nos harmonizamos com a harmonia que se manifesta de Deus na vida, vivemos conforme a Lei Divina e continuamos a evoluir, então cientes do que queremos, pois queremos o melhor para nós e para a vida, e e então podemos optar pela escolha dos caminhos que nos conduzirão na evolução que nos esta reservada na eternidade, e escolheremos caminhos suaves, caminhos que nos apresentarão meios para que façamos essa evolução, entretanto sem dores ou angustias.
E informo que o eterno vir a ser é um atributo de Deus, pois nós vamos evoluir eternamente, e esta potenciação que trazemos em nosso inconsciente puro é infinito na eternidade, não se esgotara jamais, encontraremos eternamente ignotos, ignotos estes que se exteriorizando, vão através das vivenciações infinitas se tornar contumaz em nossas vidas, mas nossos espíritos na eternidade serão sempre eternos neófitos.
E nós sabemos que Deus manifesta a vida, a partir da maturação da substância, plasma divino do Criador, quando esta, vivendo a mutação de energia para matéria, de matéria para energia por bilenios infinitos, matura-se na condição de energia, e então a centelha divina inicia a sua caminhada rumo à individualidade, conforme retro informado.
E o protótipo da vida é único, embora se manifeste na vida em múltiplas modalidades de ser, a vida se desenvolverá a partir da maturação da substância, percorrendo etapas bilenares no campo da evolução anímica, e após haver atingido a condição de espíritos “perfeitos”, suplantam a matéria, e seguem sua evolução na eternidade, então plenamente individualizados.
E importa lembrar, que a partir do momento em que a centelha divina inicia sua individualidade, não retorna jamais a fonte de origem, não acontece o que nos informam alguns setores do budismo, quando nos apresentam o panteísmo, pois esta premissa nos diz que quando atingimos a evolução voltamos a fazer parte de Deus, e perdemos a nossa individualidade, acreditar nesta possibilidade, seria o mesmo que acreditar na morte do espirito.
Esta premissa nos leva a concluir que Deus é fonte inesgotável da vida, pois a criação é ininterrupta no universo, a todo o instante Deus se demora manifestando a vida em sua condição embrionária, na maturação da substância, e como visto a vida inteligente, o espirito, tanto quanto, a matéria, não volvem jamais as condições de principio, tudo evolui na eternidade, nada na vida do universo volve a seu momento de origem.
Deus é a vida do universo, e se demora na eternidade e para a eternidade manifestando a vida, é absoluto, isto é, a vida na eternidade esta contida em Deus, no universo nada se soma ou nada se subtrai, o mesmo é completo, somar-se ao universo o que, e de onde? E subtrair-se algo ao universo, significa subtrair uma essência, um atributo de Deus, e isto seria impossível.
A vida inicia sua caminhada conforme já visto, a partir da maturação da substância, em que o psiquismo acontece, o quer dizer que esta vida já existia em Deus na eternidade, embora se demorasse em estado de latência, e através da evolução anímica inicia sua caminhada em busca da individualidade, maturando as potenciações que encerra no núcleo da alma, como um eterno vir a ser.
E embora expandindo nossas potenciações ao infinito na eternidade, estamos e estaremos eternamente contidos em Deus, seremos as centelhas divinas do Criador, então individualizadas, mas não dissociadas da fonte eterna da vida, pois se houvesse a possibilidade dessa dissociação, seria a morte do espirito.
Através desta breve síntese, somos levados pela lógica e pela racionalidade, a concluir que Deus é a fonte inexorável da vida na eternidade, e que vidas derivadas dessa suprema Vida, somos herdeiros de seus Atributos Divinos, sendo que dentre infinitos outros, este, o de encerrarmos no núcleo de nosso espirito, um eterno vir a ser, pois esta vida que nos esta reservada na eternidade vai evoluir ininterruptamente, e esta nossa evolução só nos é possível, porque a vida do universo é completa, absoluta, inesgotável.
É Deus na eternidade.
                                         Sola 
 
        


  





0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home