.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Ministério da Saúde, Política e Eventos Adversos

Luiz Carlos Formiga

Palavras chave: saúde pública, educação, bioética, ética do exercício profissional e política.

“Saber é o supremo bem, e todos os males provém da ignorância.León Denis, No Invisível, sétima edição, pág. 341. FEB."



O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criaram o Programa Nacional de Segurança do Paciente, com o objetivo de melhorar a segurança do paciente no sentido de prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos no atendimento e internação.
Os hospitais e serviços de saúde serão obrigados a  implantar Núcleo de Segurança, que serão .referências na promoção de assistência segura e orientação aos pacientes, familiares e acompanhantes de pessoas internadas.
A notificação mensal, de eventos adversos associados à assistência à saúde, será obrigatória, através de ficha.  O formulário será o canal oficial para a notificação de situações adversas. A não adequação à nova norma conduzirá a perda de alvará de funcionamento. A notificação compulsória se converterá em ação pontual de prevenção, permitindo ação local das vigilâncias. ( 1 )
O Governo Federal nesta hora também transita pelo mundo das normas ético-jurídicas, direitos da pessoa; do paciente; direitos da personalidade. Os direitos correspondem às pessoas humanas em cada sistema básico de sua situação e atividades sociais. Enfatizamos que a pessoa humana é figura central do mundo das normas. Cada direito corresponde a um valor fundamental a começar pelo próprio “corpo”.
Surge o Comitê de implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (CIPNSP), tendo representantes do governo, da sociedade civil, de entidades de classe e das universidades. Seu objetivo será promover e apoiar iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção à saúde. Será também referência para a tomada de decisão na área e de apoio à implantação do Programa.
Pontos importantes de segurança são: higienização das mãos, cirurgia segura, prevenção de úlcera por pressão, identificação do paciente, prevenção de quedas, prescrição, uso e administração de medicamentos. O protocolo de prevenção é caminho eficiente para a redução dos eventos adversos. São evitáveis 50%, pelo menos.
Apesar da existência recente de “conflito de interesse”, com a contratação de médicos cubanos, não podemos deixar de valorizar a assinatura de um termo de cooperação com o Conselho Federal de Medicina e a confecção de material de apoio aos profissionais. O CFM promoverá o treinamento de estudantes e profissionais da saúde na área da Bioética (1).
A Bioética é a ética da vida, surgindo em 1970. Potter era de uma disciplina básica da área biomédica, doutor em bioquímica e pesquisador em Oncologia. A Bioética navega nos mares da Biologia, da Educação, da Medicina, da Filosofia (Ética), do Direito e da Política. Pertinente lembrar Edgard Morin (1996), num livro, falando de “Ciência com Consciência”, quando  asseverou que: “as Ciências Humanas não tem consciência das características físicas e biológicas dos fenômenos humanos e as Ciências Naturais, não tem consciência de sua inscrição numa cultura, numa sociedade, numa história”.
A Doutrina Espírita, opondo-se a uma visão estritamente materialista da Ciência, vê o homem como um ser criado, de natureza biológica, psicológica, social, cultural e espiritual, dotado de historicidade e de livre arbítrio, encontrando-se, ainda, em contínuo processo evolutivo, sendo parte integrante do universo, com o qual interage constantemente (2, 3, 4). Desta forma visualiza como salto de qualidade a superação da informação pela formação de uma nova consciência profissional, integrada a um universo biomédico com a sua especificidade humana. Um salto na direção de um profissional capaz do diálogo, da clareza de percepção dos problemas éticos e da objetividade de apresentação destas questões, em vista da decisão a ser tomada em conjunto com outros no ato biomédico.
Permitam-me uma digressão.
Consciência desperta, atento a aspectos políticos o profissional ficará indignado (*) ao perceber, por exemplo, a existência de alianças espúrias, corrupção de agentes políticos, tráfico de influência e/ou a semeadura de descrédito nas instituições onde repousa a democracia.
De volta ao campo da Bioética, sendo campo interdisciplinar ela é influenciada pela Política. Considerando a natureza bio-psico-socio-espiritual do paciente, nos laboratórios de exames clínicos, na Saúde Pública, o erro não pode acontecer por imprudência, negligência. Imperícia ou infrações éticas. Há, inclusive, advertência espiritual para que nos fixemos atentamente em “valores”: “o Espiritismo é uma alavanca que afasta as barreiras da cegueira. A preocupação pelas questões morais está inteiramente para ser criada; discute-se a política que examina os interesses gerais, discute-se interesses privados, apaixona-se pelo ataque, ou defesa das personalidades; os sistemas têm seus partidários e seus detratores; mas as verdades morais, as que são o pão da alma, o pão da vida, são deixadas na poeira acumulada pelos séculos.". J.J. Rousseau. Livro dos Médiuns.
No período das eleições, em outubro de 2014, o Brasil será sede da Conferência Internacional de Qualidade em Saúde. O evento será realizado na cidade do Rio de Janeiro, e terá como um de seus temas centrais a Segurança do Paciente ( 1 ).
( 1 )  Ações para a segurança dos pacientes
( 2 )  Prevenindo demandas judiciais.
(3  )  Valores ético-espíritas.
(409.50 kB)
 ( 4 )  Se beber não opere.
 (*) “Política com Consciência”
Indignação, “ira santa”, seria o que nos move, diante de uma injustiça, para restabelecer a ordem lesada? Seria um sentimento que nos surge diante do comportamento de um político, que não sabe diferençar o privado do bem público, usando-o, como noticiado nos links abaixo, para “implantar cabelos"?


0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home