.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

UNIVERSIDADE E ESPIRITUALIDADE (Entre Teses das Ciências e a Fé Quotidiana)




LUIZ CARLOS FORMIGA
formigalcd@hotmail.com
Rio de Janeiro, RJ (Brasil)


Para não perder oportunidades fazemos opções. “Indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” Lucas 10: 35-42
Num Núcleo Espírita Universitário (NEU) onde há carência de tempo, qual a opção?
Ocupados com aulas, administração e pesquisas, estamos mais para Marta.
Produzir e/ou examinar resultados experimentais ou privilegiar valores morais, mais difíceis de serem sobrepujados?
“Creio no testemunho dos historiadores - porque não presenciei o que referem... Tenho de crer em quase todas as teses e hipóteses da ciência – porque ultrapassam os horizontes da minha capacidade de compreensão. Creio no testemunho dos historiadores - porque não presenciei o que referem... Creio na palavra dos químicos e físicos – porque admito que não se tenham enganado nem me queiram enganar... Creio em moléculas e átomos, em elétrons e prótons - que nunca vi...
Não te admires de que eu, formado em ciências naturais, creia piamente em tudo isto... Admira-te de que haja quem afirme só admitir o que compreende - depois de tantos atos de fé quotidiana. O que me espanta é que homens que vivem de atos de crença descreiam de Deus - por motivos científicos.
Cinge-me a fronte o laurel de doutor - sou acadêmico... Entretanto - não me iludo... Quase todo o humano saber - é crer... Nossa ciência - é fé... Creio na própria alma - esse mistério dentro do Eu. (1)
Discutir Espiritualidade na universidade não é tarefa fácil. Vamos evocar quem foi instrumento da vontade do Mestre, que tomou sobre si o “pesado encargo de coordenar e publicar os ensinamentos dados pelos Espíritos.” Para isso “foi necessária não pequena dose de energia e coragem moral para arrostar contra a ignorância de uns, contra a indiferença de outros, e, acima de tudo, contra a maldade daqueles a quem a doutrina revelada podia prejudicar.”
Kardec (2) sabia que “seus conselheiros na espiritualidade não o abandonariam e a eles devia, em grande parte, o ter força e vontade para arrostar com todas as campanhas que se lhe moveram.”
“Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” João 15: 16.
No NEU estudamos Francisco Cândido Xavier. (3) No livro Pão Nosso cita Paulo: "Cada um contribua, segundo propôs em seu coração; não com tristeza ou por necessidade, porque Deus ama o que dá com alegria." – Paulo II Coríntios, 9:7.
Emmanuel diz que “quando se divulgou a afirmativa de Paulo de que Deus ama o que dá com alegria, muita gente apenas lembrou a esmola material. Naturalmente, todos os gestos de amor entram em linha de conta no reconhecimento divino, mas devemos considerar que o verbo contribuir, na presente lição, aparece em todas a sua grandiosa excelsitude.”
Lembramos de Maria e Marta quando na psicografia diz que “sobrevindo o momento de repouso diuturno, cada coração pode interrogar a si próprio, quanto à qualidade de sua colaboração no serviço, nas palestras, nas relações afetivas, nessa ou naquela preocupação da vida comum”. Enfatiza, na carta de Paulo, a importância do trabalho realizado, não apenas como obrigação. “Mobilizemos nossos recursos com otimismo e não nos esqueçamos de que o Pai ama o filho que contribui com alegria.”
Kardec cita “Francisco Xavier, que sozinho e com humildade, conquistou mais almas para o Cristianismo do que todos os cruzados, com os seus aguerridos exércitos e as sua poderosas armadas.”
Aconselha-nos a orar e vigiar comportamentos que boicotam a obtenção de bons resultados na educação (mediúnica) e diz: “Não há na Terra quem tão limpo esteja dos maus assomos da vaidade e da irritabilidade, que receba sempre, a sangue frio, os golpes vibrados por quem saiba ferir aquelas duas fraquezas espirituais.”
Avisa-nos para tomar cuidado com a tentação de “atualizar” os livros da codificação. Incentiva-nos a buscar no campo especulativo aquilo que ele, enquanto investigador, não pode registrar e que ainda falta.
Kardec sabia “que esta parte experimental era também efêmera. Sendo boa para a conquista, não tinha qualidades de estabilidade e de conservação. Como fenômeno experimentado, entra na ordem das coisas concretas, e para estas coisas, o aperfeiçoamento é mais sensível, porque a natureza delas e mais precária. Uma obra experimental de grande atualidade e verdade hoje, daqui a dez anos será velha, se a não acompanhar, como parte integrante e auxiliar, a feição abstrata e ideal.”
Por outro lado, nos seus livros, “o que existe na parte referente a valores morais ainda não foi nem será facilmente sobrepujado. É que, neste campo, eles estão com a verdade, e a verdade, apresentada sob que aspecto for, é sempre a verdade. É tão nova hoje, como no tempo do Cristo, como no tempo dos profetas, como em qualquer tempo. O que tem de bom, há de ser bom sempre e não será destruído e substituído pelo tempo.”
Kardec faz opção pelo estudo dos valores éticos. O Evangelho Segundo o Espiritismo é o ensinamento moral do Cristo. No NEU escolhemos esta parte, embora nela seja difícil dar exemplo pessoal.
As matérias contidas nos evangelhos podem dividir-se em cinco partes: os atos comuns da vida do cristo; os milagres; as predições; as palavras que foram tomadas pela Igreja para fundamento de seus dogmas; e o ensino moral. As quatro primeiras têm sido objeto de controvérsias; a quinta, porém, conservou-se inatacável. (4,5)
A cada capítulo, Kardec cita o ensinamento de Jesus, a fonte de onde foi retirado e procura explicar os fatos à luz dos postulados espíritas, como a imortalidade da alma e a reencarnação. Desta forma os estudiosos poderão encontrar explicações lógicas e racionais de temas que, mantidos até hoje nas sombras dos "mistérios" ou "milagres", permanecem sem solução. Com a chave da reencarnação nos permitimos abrir a porta do entendimento das mensagens de Jesus como a "Estranha Moral".
"A melhor doutrina é aquela que satisfaz ao coração e à razão e que mais elementos possui para conduzir os homens ao bem".
Recentemente fizemos uma palestra, semelhante aos estudos que fazíamos no NEU, no G E Fabiano, que registrou em vídeo (6). Nela ficamos entre as teses e hipóteses das ciências biomédicas e a fé na cura verdadeira, quando internalizamos leis do princípio espiritual.
“Assim como a Ciência propriamente dita tem por objeto o estudo das leis do princípio material, o objeto especial do Espiritismo é o conhecimento das leis do princípio espiritual.”
No plano de ensino, Jesus usou parábolas como estratégia e lecionou com propriedade. Elas já eram conhecidas no Velho Testamento e nos livros sagrados do Oriente, mas Ele as imortalizou. São histórias simbólicas, comparativas, que embora utilizem reálias, encerram conteúdo moral que precisa ser buscado. O Mestre demonstrou como fazer através da parábola do semeador (Mateus, 13:18-23) e do Joio e do Trigo (Mateus, 13: 36-43).
Há vantagens. Por serem simbólicas, sofreram menos alterações ao longo do tempo, pelas manipulações e ou traduções.
Reálias são usadas pelo homem, no seu afã diário. Esses símbolos podem ser transferidos para qualquer época, daí sua eternidade. Mas, para compreendê-las em toda profundidade, deve-se lembrar da lição: "a letra mata, mas o espírito vivifica." (Paulo, II Coríntios, 3:6).
A avaliação permitiu-nos concluir que no NEU, Maria não agradou a Marta. No entanto, estamos ainda seguindo naquela direção. Outros temas também nos interessam, como referido anteriormente. (8, 9, 11).
No ensino acreditamos que o salto de qualidade será o da informação para a formação. Formação de uma nova consciência. Seremos um profissional ético, com consciência crítica, livre, criativa e responsável, capaz do diálogo.(10).

1. “De Alma Para Alma” – Huberto Rohden .

http://www.forumespirita.net/fe/auto-conhecimento/o-credo-da-ciencia/msg238455/?topicseen#msg238455

2. Do País da Luz - Pelo Espírito Allan Kardec em Portugal

http://entendendooespiritismo.blogspot.com/2010/01/do-pais-da-luz-pelo-espirito-allan.html

3. Por que Considero Inteligente, o Cândido, Francisco Xavier.

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/por-que-considero-inteligente.html

Contribuir. Pão Nosso. Ed.: FEB.

http://www.comunidadeespirita.com.br/livrosespiritas/PAO%20NOSSO/58.htm

4. Esclarecendo Dúvidas

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/esclarecendo-duvidas.html

5. Entrevista

http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/INDICE_ArtigosLCF.html

6. Grupo Espírita Fabiano

http://www.youtube.com/watch?v=qyzwrgns1lm

7. A Gênese, Cap. I, item 16)

http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/ge/index.html

8. Universidade e Suicídio

http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/UNIVERSIDADE_E_SUICIDIO_LCF.html

9. Educação na Idade Dourada.

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2011/10/educacao-na-idade-dourada.html

10. Ética, Sociedade e Terceiro Milênio

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=10&texto=524

11. O Retrato de Bezerra. E a Aristocracia Intelecto-Moral

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/retrato-de-bezerra.html


8 Comentários:

  • Parabenizo o Formiga pela sua dedicação a Divulgação da Doutrina principalmente no meio Universitário e que todos nós possamos nos dedicar a melhor parte e não perder tempo com coisas "efêmeras".
    Marcos da Silva Fonseca - RJ

    Por Blogger Marcao, às 11 de novembro de 2011 às 04:24  

  • Bom dia! Oportuna e profunda reflexão! Tema relevante. A ética "fortalece" a asa da sabedoria.

    Por Blogger Juli Lima, às 19 de novembro de 2011 às 23:30  

  • BENDITOS DISCÍPULOS DO SABER EM CRISTO: CUIDAI QUE MUITAS BÍBLIAS JÁ FORAM INUTILIZADAS PELAS MÃOS DA IGNORÂNCIA, (IS.30.12) – PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
    (AP.22.18) – Eu, a todo Aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: (AP.22.19) – Se alguém tirar qualquer cousa das palavras do livro desta profecia; Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das cousas que se acham escritas neste livro: (2CO.11.31) – O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto: (MT.7.23) – Então, lhes direi explicitamente: Caso adulterem a literatura bíblica, ainda que seja à guisa de atualização ortográfica, ou por qualquer outro motivo, também estarão anulando a palavra, e a Santa Lei de Deus; (MT.5.18) – porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um I ou um TIL jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. (1CO.2.12) – Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente: (LC.10.2) – A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos: (SL.94.16) – Quem se levantará a meu favor, contra os perversos? (DT.3.22) - Não os temais, porque o Senhor, vosso Deus, é o que peleja por vós: (ÊX.35.10) – Venham todos os Homens hábeis entre vós, e façam tudo o que o Senhor ordenou; (LE.6.12) – pois quem sabe o que é bom para o Homem, durante os poucos dias de sua vida de vaidade, os quais gasta como sombra? (1PE.1.14)–Como Filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente, na vossa ignorância: (2JB.1.8) – Acautelai-vos para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão: (JB.6.45) – Está escrito nos Profetas: E todos serão ensinados por Deus: Portanto Aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vêm a mim: Aplicai-vos no estudo e recomposição da literatura bíblica, assim: (JB.12.13) HOSANA! BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR E QUE É REI DE ISRAEL: São 50 letras e 3 sinais que reiteram o testemunho do Nosso Espírito, (HB.3.7) – pois assim diz o Espírito Santo: E TENHO ENSINADO O QUE VEM DESSE HOMEM: E QUE É ARNALDO RIBEIRO!

    Por Blogger Arnaldo Ribeiro, às 30 de novembro de 2011 às 10:15  

  • REPATRIANDO PARA JERUSALÉM O POVO DE ISRAEL QUE PERMANECIA EXILADO NA BABILÔNIA, CULTUANDO DEUSES FAJUTOS E PADECENDO SOB O JUGO DE PECADOS INCONSCIENTES E DE CASTIGOS: Até o dia 30.09.1985, poucos entendiam o significado disto: (AP.17.5) – BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA: (IS.16.14) – AGORA, PORÉM, O SENHOR FALA E DIZ: (LE.1.12) – EU, O PREGADOR, VENHO SENDO REI DE ISRAEL EM JERUSALÉM; (JÓ.34.30) – PARA QUE O IMPIO NÃO REINE E NÃO HAJA QUEM ILUDA O POVO: (JR.29.20) – OUVI, POIS. A MINHA PALAVRA, TODOS VÓS, OS QUE ENVIEI DE JERUSALÉM PARA O EXILIO DA BABILÔNIA; (1PE.4.17) – PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUÍZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA: (LV.17.12) PORTANTO, TENHO DITO AOS FILHOS DE ISRAEL: Agora todo mundo entenderá que os donos da mídia, os gentios, e todos os desalmados que escondem da nossa gente a herança que a Ação do Amor tem legado aos futuros Cristãos, através da Bibliogênese de Israel; JÁ PASSARAM A SER PECADORES CONSCIENTES, pois sabem que perpetuam a ignorância dos descrentes que continuarão na Babilônia praticando o mal da mentira, da idolatria, da injustiça,da imoralidade, dos vícios, da prostituição, dos casamentos ilícitos, do aborto, do adultério, da corrupção, da feitiçaria, da violência, das guerras, e de muitos outros pecados abomináveis; que têm infernizado a vida terrena: Confiai e participai desta Providência Divina:i (LV.18.29) NÃO SUCEDA QUE A TERRA VOS VOMITE, HAVENDO-A VÓS CONTAMINADO, COMO VOMITOU O POVO QUE NELA ESTAVA ANTES DE VÓS: (MT.810) – OUVINDO ISTO ADMIROU-SE JESUS E DISSE AOS QUE O SEGUIAM: (LC.8.45) - ALGUÉM ME TOCOU, PORQUE SENTI QUE DE MIM SAIU PODER: (JB.15.22) - SE EU NÃO VIERA, NEM LHES HOUVERA FALADO, PECADO NÃO TERIAM, MAS AGORA NÃO TEM DESCULPA DO SEU PECADO; (1TS.4.3) – POIS ESTA É A VONTADE DE DEUS: (JB.15.25) – ISTO, PORÉM, É PARA EU QUE CUMPRA A PALAVRA ESCRITA NA SUA LEI: (AP.18.10)– AI! AI! TU, GRANDE CIDADE, BABILÔNIA, TU PODEROSA CIDADE!, POIS, EM UMA HORA, CHEGOU O TEU JUIZO; (2CO.10.7) – OBSERVAI O QUE ESTÁ EVIDENTE, no âmago dessa parábola:
    (JR.50.46) – AO ESTRONDO DA TOMADA DE BABILÔNIA, ESTREMECEU A TERRA; E O GRITO SE OUVIU ENTRE AS NAÇÕES:
    (São 72 letras e 4 sinais que gritam entre os Seres que já estão despertos):
    DEUS TESTOU A GENTE NA VIDA ETERNA DE SÁBIO, E EU TESTO O CORAÇÃO SEM AMOR: ARNALDO RIBEIRO

    Por Blogger Arnaldo Ribeiro, às 30 de novembro de 2011 às 10:23  

  • ADVERTÊNCIA AOS LOBOS QUE SE TRAVESTEM DE CORDEIROS ENTRE CRISTÃOS
    CONSCIENTES:
    (JB.1.29)- Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo: (MT.15.10)- Ouvi e entendei: (JR.11.19)– Eu era como um manso cordeiro que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam contra mim, dizendo: (MT.10.16)– Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas: (MT.7.15) – Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores; (IS.9.16) -porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são dirigidos, são devorados: (1Rs.22.17) - Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não tem Pastor; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: (AP.12.11) - Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: (OS.4.6) - O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento; porque tu sacerdote rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim, visto que esqueceste da lei do teu Deus, também eu esquecerei de teus filhos. (1SM.2.35) - Então suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente, edificar-lhe-ei uma casa estável, e andará Ele diante do meu ungido para sempre. (ML.3.18)– Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não serve: (MC.6.15)- É profeta como um dos profetas, (AT.15.23) - escrevendo por mão deles: (LC.17.30) – Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar: (JÓ.12.16) – Com Ele está a força e a sabedoria (RM.2.6) – que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento. (1CO.10.12) – Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia; (JÓ.19.25) – porque eu sei que o meu redentor vive e por fim se levantará sobre a terra: (IS.44.28) – Ele é meu Pastor e cumprirá tudo que me apraz: (HB.12.25) – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (EZ.18.32) – porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto convertei e vivei. (1PE.4.8) – Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros; porque o amor cobre multidão de pecados.

    Por Blogger Arnaldo Ribeiro, às 30 de novembro de 2011 às 10:27  

  • JÁ PODEIS VER QUE FUI O SOL DA LIBERDADE QUE JÁ ESTENDEU AS SUAS ASAS SOBRE NÓS, NO DIA 30.09.1985; INICIANDO ESSA NOVA ERA CRISTÃ, E QUE É DESSA FORMA: (ES.117.11) -
    (GN.42.18) – AO TERCEIRO DIA DISSE-LHES JOSÉ: FAZEI O SEGUINTE E VIVEREIS, POIS TEMO A DEUS: (ÊX.12.14) – ESTE DIA VOS SERÁ POR MEMORIAL, E O CELEBRAREIS COMO SOLENIDADE AO SENHOR; NAS VOSSAS GERAÇÕES O CELEBRAREIS POR ESTATUTO PERPETUO; (JR.30.12)–PORQUE ASSIM DIZ O SENHOR: (AR.191.10)
    (Recomposição das 300 letras, 8 números e 21 sinais acima )
    HOJE CRISTO VIVE NA TERRA, E JÁ FEZ SANTO O DIA 30.09.1985, NA SANTA LEI DE DEUS; POIS É O DIA DE CRISTO LER A SI, POR ESSE HOMEM SÁBIO QUE FOI TESTADO COMO CRISTO E ELO DE DEUS, QUE SABE ESCREVER LENDO A VERDADE NO ESPIRITO DO SENHOR, E NA BÍBLIA: EU JÁ DEI PROVAS QUE GEREI ESSE REI DOS CRISTÃOS NESSA AÇÃO DO PRÓPRIO SER, E SEGUIREIS ESSA LUZ; PORQUE ENSINAMOS AS VOSSAS ALMAS A SUA FÉ E O SEU AMOR: (IL.308.21)
    (2Pe.3.8) – Há, todavia, uma cousa, amados, que não deveis esquecer: Que para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia).
    (GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA:
    (Recomposição das 85 letras e 6 sinais acima)
    SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO:
    ((Lc.12.50) – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.18.4) porque assim me disse o Senhor: (GN.26.29) – Tu és agora o abençoado do Senhor, (1RS.18.31) – Israel será o teu nome; (EC.6.23) porque a sabedoria que faz o Homem inteligente, é segundo o nome que tem, e ela não é descoberta a muitos, mas naqueles a quem é descoberta, dura firme até os levar à presença de Deus)

    Por Blogger Arnaldo Ribeiro, às 30 de novembro de 2011 às 10:29  

  • O LIVRO DA VIDA
    (ES.12)
    (JB.6.45) – ESTÁ ESCRITO NOS PROFETAS: (IS.34.16) - BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR E LEDE (ES.87.8) – AO ESPÍRITO DO NOSSO SANTO GUIA, NESTE MEU SER QUE É PREDESTINADO, RECOMPONDO ESSES CARACTERES, DESSA FORMA: (148 letras e 8 sinais)
    (JB.19.28)- Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado para se cumprir a Escritura, disse: (JB.8.25) – Que é que desde o princípio vos tenho dito? (LE.3.1) – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; (2PE.3.4) porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como desde o principio da criação:(AP.14.13) Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: (BC.4.4) – Ditosos somos, ò Israel; porque as cousas que agradam à Deus nos são manifestas: (JS.1.8) – Não cesses de falar deste livro da lei, antes, medita nele dia e noite, pára que tenhais cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; (JB.13.15) – porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também: (LC.16.17) – E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei: (ÊX.3.6) – Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: (EC.24.32) – Tudo isto é o livro da vida, e o testemunho do Altíssimo, e o conhecimento da verdade: (IS.46.8) – Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o à sério, ó prevaricadores; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: – (IS.24.5) – Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna: (SL.14.3)–Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; (SL.78.22) porque não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação: (RM.6.19) - Falo como Homem por causa da fraqueza da vossa carne: (LC.16.9) – E eu vos recomendo: Buscai n’A BIBLIOGÊNESE DE ISRAEL, o poder do saber viver sob a proteção de Deus; (RM.8.22) – porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme, e suporta angustias até agora.
    ESCREVI ESSE RESUMO, AGINDO COMO UM DOS SANTOS PROFETAS, LENDO NOSSO CARATER, E CRIANDO O LIVRO QUE DÁ SENTIDO À SANTA VIDA, PELO SENHOR DEUS: ESSE SÁBIO PROFETA É CRISTO, E TEREIS PODER: (IL.148.8)

    Por Blogger Arnaldo Ribeiro, às 30 de novembro de 2011 às 10:31  

  • OTESTEMUNHO DE ALAN KARDEC

    O Evangelho segundo o Espiritismo » Capítulo VI - O Cristo consolador » Instruções dos Espíritos » Advento do Espírito de Verdade
    5. Venho, como outrora, entre os filhos transviados de Israel, trazer a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me. O Espiritismo, como outrora a minha palavra, deve lembrar aos incrédulos que acima deles reina a imutável verdade: o Deus bom, o Deus grande, que faz germinem as plantas e se levantem as ondas. Revelei a doutrina divinal. Como um ceifeiro, reuni em feixes o bem esparso na Humanidade e disse: “Vinde a mim, todos vós que sofreis.”

    Mas os homens ingratos se desviaram do caminho reto e largo que conduz ao reino de meu Pai e enveredaram pelas ásperas sendas da impiedade. Meu Pai não quer aniquilar a raça humana; quer que, ajudando-vos uns aos outros, mortos e vivos, isto é, mortos segundo a carne, porquanto não existe a morte, vos socorrais mutuamente, e que se faça ouvir não mais a voz dos profetas e dos apóstolos, mas a dos que já não estão mais no corpo, a clamar: Orai e crede! pois a morte é a ressurreição, e a vida a prova escolhida, durante a qual as virtudes que houverdes cultivado crescerão e se desenvolverão como o cedro.

    Homens fracos, que compreendeis as trevas das vossas inteligências, não afasteis o facho que a clemência divina vos coloca nas mãos para vos clarear o caminho e reconduzir-vos, filhos perdidos, ao regaço de vosso Pai.

    Sinto-me por demais tomado de compaixão pelas vossas misérias, pela vossa fraqueza imensa, para deixar de estender mão socorredora aos infelizes transviados que, vendo o céu, caem nos abismos do erro. Crede, amai, meditai sobre as coisas que vos são reveladas; não mistureis o joio com a boa semente, as utopias com as verdades.

    Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram. Eis que do além-túmulo, que julgáveis o nada, vozes vos clamam: “Irmãos! nada perece. Jesus-Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade.”– O Espírito de Verdade. (Paris, 1860.)

    Por Blogger Arnaldo Ribeiro, às 15 de agosto de 2016 às 12:42  

Postar um comentário

<< Home