.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Parto. Aborto. “Experiência vivida não pode ser transmitida”






Luiz Carlos Formiga


Perguntei, e minha mulher respondeu como eram as dores do parto. Sem possuir útero, câmara de materialização de espíritos, não entendi. Pensei em litíase urinária. Foi como explicar o que é uma coisa fofa, sem usar as mãos.
Minha mulher passou por um aborto. O que nos deixou marcados na alma. Tivemos que fazer opção diante de um surto de Rubéola (*). Dois partos anteriores nos deram filhas normais. Mas, com o vírus da rubéola o papo é outro!
Decidimos confiar na Providência Divina e deixamos a gravidez prosseguir seu curso natural.
Ao mesmo tempo, com auxílio de uma colega da UFRJ, no Departamento de Virologia, do Instituto de Microbiologia, realizamos exames laboratoriais com o soro da gestante.
Chegamos à conclusão que minha mulher era competente, sob o ponto de vista imunológico, mas havia ainda a possibilidade do vírus romper a barreira de sua defesa.
Diante da explicação, minha mulher seguiu confiante, mas o neném desistiu. (1) Aborto espontâneo.
Permitam-me uma provocação: deve-se aceitar o aborto para salvar a vida da gestante HIV soro convertida, grávida pelo estupro?
Antes que o leitor inicie a resposta, e pensando na visão transdisciplinar, gostaria que considerasse alguns pontos.
Qualquer tentativa de reduzir o ser humano a uma mera definição e de dissolvê-lo nas estruturas formais, sejam elas quais forem, é incompatível com a visão transdisciplinar.
O reconhecimento da existência de diferentes níveis de realidade, regido por lógicas diferentes é inerente à atitude transdisciplinar.
Qualquer tentativa de reduzir a realidade a um único nível regido por uma única lógica não se situa no campo transdisciplinar.
A ética visa mais o bem a ser conquistado e garantido que ao mal que deve ser evitado.
A bioética é a ética aplicada aos novos problemas que se desenvolvem nas fronteiras da vida. Vem em salvaguarda do ser humano: na singularidade da individualidade, mas também na universalidade da sua humanidade.
Não pretende ser restritiva, mas tem a tarefa de colocar limites éticos a fim de salvaguardar a pessoa humana, sua vida e humanidade.
Convido o leitor a oferecer resposta ou continuar lendo.
O artigo foi intitulado de “Ética, Sociedade e Terceiro Milênio “. Pode ser encontrado em vários sítios. Basta colocar o título no Google. (2)
Poder e ausência de ética associados produzem perdas e danos, como o roubo, a censura, o sequestro,
O aborto seria um direito ou apenas uma possibilidade, decorrente do poder e da anestesia da consciência? (3)
(*) Rubéola na gravidez.
Apesar de não ser grave, a rubéola é particularmente perigosa na forma congênita. Neste caso, pode deixar sequelas irreversíveis no feto como: glaucoma, catarata, malformação cardíaca, retardo no crescimento, surdez e outras.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu descriminalizar o aborto no primeiro trimestre da gravidez.

Referências



0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home