.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Espírito e matéria fundamental

Carlos Alberto Lima

Quais e como seriam as primeiras manifestações na matéria do princípio espiritual. O movimento dos átomos por exemplo com sua força de coesão de seus spins, pelos elétrons seriam manifestações aleatórias ou "orientadas" pelo princípio espiritual como se fosse até onde vai nossa compreensão, uma primeira manifestação deste na matéria se "ensaiando" para a vida?

79. Pois que há dois elementos gerais no Universo: o elemento inteligente e o elemento material, poder-se-á dizer que os Espíritos são formados do elemento inteligente, como os corpos inertes o são do elemento material? 
- "Evidentemente. Os Espíritos são a individualização do princípio inteligente, como os corpos são a individualização do princípio material."

81. Os Espíritos se formam espontaneamente, ou procedem uns dos outros?

“Deus os cria, como a todas as outras criaturas, pela Sua vontade. Mas, repito ainda uma vez, a origem deles é mistério.”

A premissa é a de que existem dois elementos gerais no Universo: o princípio inteligente, em que o Espírito é a individualização desse princípio; e o princípio material, em que os corpos são a individualização deste último (OLE-Q.79). Além desses dois elementos gerais, acresça-se o princípio vital, que anima a matéria gerando vida biológica.

A espiritualidade nos diz que o espírito lida com a matéria desde a partícula fundamental. Nessa interação, e num crescendo de complexidade, ambos vão assumindo novas configurações: do lado material, a complexidade se dá pela composição de combinações diferenciadas da partícula fundamental; do lado espiritual, pelo despertamento de níveis de consciência, antes em estado de latência.

A origem deles ainda é para nós um mistério para o Espírito humano (OLE-Q.81).

Em Física, o conceito de partícula fundamental é aquela que não possui nenhuma subestrutura. Para o conhecimento atual, seriam os quarks. Prótons e nêutrons são formados de quarks e sabemos, historicamente, que os hádrons (mésons e Bárions tais como o próton e o nêutron) e até mesmo o átomo inteiro já foram considerados como partículas elementares. 

O caminho de redução para chegar à verdadeira partícula, onde não há subestrutura, parece estar ainda distante do conhecimento científico de nossa época.

Em relação ao espírito (princípio inteligente), criado por Deus simples e ignorante, como que um marco zero da escala infinita da evolução, vai num crescendo a partir desse ponto inicial mediante a realização de experiências entre erros e acertos, culminando com o desenvolvimento da inteligência, incialmente guiado pelos instintos.

Dos primeiros instantes até atingir o estágio hominal, o desenvolvimento denota se dar predominantemente com indutores externos. Tudo sopra para que a vida espiritual nos reinos inferiores caminhe para o estágio de despertamento até alcançar os campos da razão. A partir daí, o processo se inverte com o despertamento do interior para o exterior.

O atritar do princípio inteligente com o princípio material proporciona o desenvolvimento de ambos, mas a prevalência e sobre valência é do espírito em formação, que se consolida no limiar da razão, agora com o Espírito regendo o processo pela inteligência, vontade e livre-arbítrio, embora presente ainda o instinto, mas já não mais predominante.

Voltando para a pergunta: as primeiras manifestações cognoscíveis do princípio espiritual com as partículas fundamentais ainda não nos foram dadas pela revelação da Espiritualidade Superior e parecem estar muito distantes de serem alcançadas pelo conhecimento humano.

A estruturação da matéria desde a partícula fundamental é operada pelas consciências Crísticas das comunidades angélicas (Espíritos, nosso irmãos, que alcançaram os estágios evolutivos dos denominados Espíritos Puros).

Operar a composição das partículas compostas e dos sistemas atômicos, em processos dinâmicos ainda pouco conhecidos, em que a Física Quântica ainda está engatinhando, não é para as mentes espirituais nos seus primeiros estágios de formação e sim para as consciências Espirituais das Comunidades Angélicas que criaram os átomos da Tabela Periódica e as centenas de partículas subatômicas já conhecidas e outras ainda aguardando a descoberta.

O desenvolvimento do princípio inteligente e a “espiritualização da matéria”, emulando uma espécie de desenvolvimento pela sua sutilização, ocorrem sob o comando direto desses irmãos Superiores regentes das experiências coletivas das comunidades planetárias, estelares, das constelações, galáxias e vai por aí à frente...

A partir das estruturas atômicas, como minissistemas estruturados pelos seres Espirituais Superiores, é que os espíritos em desenvolvimento nos primeiros estágios, no atritar das experiências vão proporcionando novas formas complexas pela aglutinação e combinações dessas estruturas, embora resultantes de processos empíricos. No entanto, houve uma caminhada do princípio inteligente desde as experiências com a partícula fundamental e suas composições até chegar ao átomo.

Somente no estágio humano é que o princípio inteligente, já individualizado como Espírito, opera sobre a matéria conferindo-lhe novas formas de composição por “enes” processos: químicos, físicos, mecânicos, estéticos, plásticos, etc.

Hoje fica fácil de ver a matéria se “espiritualizando” (como processo de sutilização emulado pela inteligência do Espírito humano) nos computadores e meios virtuais digitais, dentre vários outros.

A partir do estágio hominal, nas paragens da razão, a mente do Espírito humano começa a plasmar novas formas materiais antes inexistentes, é o que a química fina nos mostra nos polímeros, por exemplo.

Resumindo: quais e como seriam as primeiras manifestações do princípio espiritual na matéria não sabemos e não nos foi revelado pela Espiritualidade Superior; o movimento no interior dos átomos e a força forte que mantém sua estrutura é originária de inteligência e vontade muito superior àquela presente no princípio inteligente, no Espírito humano e somente creditável aos Espíritos que atingiram o estados Angélicos, as criaturas formadoras de mundos.





0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home