.

sábado, 19 de maio de 2012

ANENCÉFALOS. DRIBLANDO NA ÁREA DA INSEGURANÇA JURÍDICA



 LUIZ CARLOS FORMIGA

“O Congresso Nacional, aos poucos, vai deixando de existir como efetivo Poder da República, engolido pelos outros dois, Executivo e Judiciário. O primeiro golpe foi dado com a adoção do instituto das medidas provisórias, que o transformou em cartório do Planalto.”

Hoje, quando o Judiciário disputa com o Executivo a usurpação de prerrogativas do Legislativo, “o Congresso consegue ter menos poderes que ao tempo da ditadura, quando tinha no Judiciário instância de socorro.”

O articulista usou como título  – “O Congresso Acabou”(1) e recorda que o Judiciário não foi eleito por ninguém. “Três quartos de sua atual composição decorreram da vontade do então presidente Lula que nele incluiu o seu advogado (e do PT), Antonio Dias Toffoli, e um amigo pessoal, Ricardo Lewandowski. Carlos Ayres Brito, é fundador do PT em Sergipe (hospedava Lula quando ele ia ao Estado).“

Isso parece explicar os votos contra os “anencéfalos”, na decisão contrária à letra da lei e à própria Constituição. O STF agiu em consonância com a militância de grupos sociais, que driblaram o Congresso.

Não há como esconder o imenso desgaste moral da instituição parlamentar, mas ela é ainda um poder transparente, observado pela mídia e que tem a cassação como fantasma, rondando toda CPI.  “A judicialização do processo político estabelece um padrão autoritário em plena Democracia, tornando-a não mais que uma fachada. Quando a Constituição é um detalhe, tem-se, na prática, o triunfo do “direito achado na rua”, que relativiza as leis a partir de argumentos ideológicos, que ignoram o processo legislativo e se nutrem de truques e subjetivismos.”

Naquele dia em que fetos anencéfalos foram condenados à pena de morte “in útero”, um ministro justificou o voto contrário dizendo que qualquer decisão nesse sentido  'abriria portas para a interrupção da gravidez de inúmeros embriões portadores de doenças que de algum modo levassem ao encurtamento da vida' (2). Outro advertiu: “a pena de morte imposta ao  nascituro anencéfalo macula a Constituição, que assegura a inviolabilidade do direito à vida”.

As declarações reforçam a luta contra o aborto de anencéfalos, que continua (4), apesar dos eventuais efeitos colaterais danosos à Democracia. São efeitos deletérios, pois “ameaçam resoluções de tribunais, atos de conselhos, e decisões do Supremo com repercussão geral.”(1)

Desejando fazer frente à extinção de um dos três poderes (1), deputados brasileiros apresentaram ao Congresso Nacional, em Brasília, três recursos diferentes visando sustar a decisão do Supremo Tribunal Federal em relação à ADPF 54, que despenalizou o aborto dos bebês diagnosticados com anencefalia ou severa deformação cerebral durante a gravidez, baseando-se no direito à vida garantido pela Carta Magna e pelo fato da Corte brasileira ter atuado fora da área de sua competência, legislando em matérias de defesa da vida.”(4)

Em um dos textos, o deputado Nazareno Fonteles afirma que “têm sido cada vez mais frequentes as decisões do Supremo Tribunal Federal sobre matérias que são claramente objeto de decisão do Poder Legislativo. Também tem sido usual se qualificar como omissão inconstitucional do Congresso Nacional quando os legisladores, legitimamente, optam por manter inalterado o ordenamento jurídico vigente.”

Líderes pró-vidas pedem para enviarmos mensagens de felicitações aos parlamentares, uma vez que defendem a Constituição Brasileira e a vida (*).  Por outro lado, pedem também que todos os defensores da vida, de qualquer religião ou Estado, escrevam ao deputado Marco Maia(**) pedindo que aceite o projeto do Deputado Feliciano de sustar a sentença do STF favorável ao aborto, para o qual antecipam uma forte oposição dentro do Congresso.

Estamos diante de um lance onde há perigo de gol. Quando o juiz foi “comprado” pelo adversário, ele apita e interrompe a jogada. Sendo juiz, qual a sua conduta? Agora é com você.



(*) Disque Câmara: 0800 619 619 (ligação gratuita).




Fontes



1.  O CONGRESSO ACABOU


2. ABRINDO A PORTA









3. OS LIMITES DA DECISÃO DO STF SOBRE O ABORTO DOS ANENCÉFALOS


4. A LUTA CONTRA O ABORTO DE ANENCÉFALOS CONTINUA.


http://domvob.wordpress.com/2012/05/18/a-luta-contra-o-aborto-de-anencefalos-continua-veja-como-voce-pode-ajudar/

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home