.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

ESPIRITUALIDADE E SAÚDE MENTAL (*)

LUIZ CARLOS AFORMIGA



O que é espiritualidade?
A espiritualidade envolve experiências que: apontam para a descoberta do grande significado e propósito na vida; para um senso de conexão profunda "pessoal e com o universo"; integração e um sentimento de plenitude.
Espiritualidade frequentemente se torna mais importante em tempos de angústia, estresse emocional, doença física e mental, perda, luto e proximidade da morte.
Todos os cuidados de saúde tentam aliviar a dor e curar - mas bons cuidados de saúde tentam fazer mais do que  isso. Espiritualidade enfatiza a cura da pessoa, não apenas da doença. Ela vê a vida como uma jornada, onde as experiências boas e ruins podem ajudar você a aprender, desenvolver e amadurecer.How is spirituality different from religion?
Espiritualidade difere de religião?
A espiritualidade não está ligada a nenhuma crença religiosa em particular ou tradição. Embora a cultura e as crenças possam desempenhar um papel na espiritualidade, cada pessoa tem sua única e própria experiência de espiritualidade - pode haver experiência pessoal, tenha a pessoa uma crença religiosa ou não. Espiritualidade também destaca como estamos conectados com o mundo e outras pessoas.What is spiritual health care ?What difference can spirituality make?
Que diferença pode fazer a espiritualidade?
Usuários do serviço dizem que eles ganharam: melhor auto-controle, auto-estima e confiança, recuperação mais rápida e fácil (muitas vezes de perdas com luto saudável e, através do reconhecimento de seus pontos fortes); melhores relacionamentos – consigo, com os outros e com Deus / criação / natureza; um novo senso de esperança, significado e paz de espírito. Isto lhes permitiu aceitar e conviver com seus problemas existenciais persistentes.
As práticas espirituais podem nos ajudar a desenvolver melhor nosso interior. Elas podem nos ajudar a nos tornamos mais criativos, pacientes, persistentes, honestos, gentis, compassivos, sábios, calmos, esperançosos e alegres. Tudo isso faz parte do adequado cuidado em saúde.
Estão incluídos nas habilidades espirituais: ser honesto - e capaz de perceber como é visto pelos outros; ser capaz de manter o foco no presente, de estar alerta, sem pressa e atento; desenvolvimento de um senso mais profundo de empatia; ser capaz de estar com alguém que está sofrendo, enquanto guarda a própria esperança; aprender a fazer melhor juízo, por exemplo, quando deve falar ou agir, e quando deve ficar em silêncio ou não fazer absolutamente nada.
Espiritualidade enfatiza nossas conexões com outras pessoas e com o mundo, criando a idéia de 'reciprocidade'. Isso significa que tanto o doador como o receptor receberão algo daquilo que acontece, que quando você ajuda o outro, ajuda a si mesmo. Muitos cuidadores desenvolvem naturalmente habilidades e valores espirituais ao longo do tempo, como resultado de seu compromisso com aqueles com quem se importam. Aqueles que estão sendo cuidados, por sua vez, podem frequentemente ajudar outros que estão passando pelo perigo.The place of chaplaincy/pastoral care
Existem evidências Education and research de que as pessoas que pertencem a uma comunidade de fé, ou que possuem crenças religiosas ou espirituais, adquirem melhor saúde mental. Assim, temos agora inúmeros cursos sobre espiritualidade para estudantes e profissionais de saúde mental.
About the Spirituality and Psychiatry Special Interest Group (SIG)A espiritualidade é profundamente pessoal. Tente descobrir o que melhor funciona com você. Três partes dessa rotina diária podem somar: um tempo regular para recolhimento interior (para oração, reflexão ou meditação); estudo de um material religioso e / ou espiritual; fazer amigos que possuem aspirações em termos de objetivos espirituais e / ou religiosos.
Referências
Puchalski C. & Larson D. (1998) Developing curricula in spirituality and medicine. Acad Med. 73(9), 970-974.
World Health Organization. (1998) WHOQOL and Spirituality, Religiousness and Personal Beliefs: Report on WHO Consultation. Geneva: WHO.
Post S., Puchalski C.& Larson D. (2000) Physicians and Patient Spirituality: Professional Boundaries, Competency, and Ethics. Annals of Internal Medicine. 132: 578-583.
Culliford L. (2007) Taking a Spiritual History. Advances in Psychiatric Treatment,13, 212-219.
Culliford L. (2009) Teaching Spirituality and Healthcare to 3rd Year Medical Students. Clinical Teacher. 6: 22-27.

Leitura complementar disponível entre nós:
 Saúde e Doença.

No Núcleo Espírita Universitário (NEU) acreditamos que “a educação da alma é a alma da educação”. Nosso objetivo é ajudar o desenvolvimento da espiritualidade do ser na academia. Possuímos frentes de atividades, uma delas é a “formação” - promover o aperfeiçoamento da conduta espírita, de modo que possamos exercer a cidadania com nível de consciência mais alto."Os meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem", é a lição de que o progresso do conhecimento é estimulado pelo regime de diálogo franco e aberto; é convite à fraternidade, ao amor em ação, na aceitação da diversidade e no relacionamento pacífico entre os diferentes.A coexistência pacífica nascida da fraternidade autêntica é o ambiente favorável à produção intelectual e à tolerância das diferenças, que podem ser exibidas sem conflitos, inibindo o autoritarismo, o fanatismo, o preconceito e a exclusão. "Amai-vos e Instruí-vos" indica que a ação do segundo verbo deve ser apoiada pelo primeiro.
(*) Tradução-Fonte.
Spirituality and mental health.




0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home