12 PASSOS. ESPIRITUALIDADE E ALCOÓLICOS ANÔNIMOS.
Luiz Carlos Formiga
1. Inicialmente a pessoa terá que admitir a impotência diante da droga e que perdeu o domínio sobre a própria vida. (*)
O homem que deseja ardentemente a renovação deverá cumprir a lei de justiça e de amor, na sua maior pureza. São leis divinas ou naturais.
“E, chegando o sábado, Jesus começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: de onde lhe vêm estas coisas?” (Marcos 6: 2-3).
2. Você pode espernear, no entanto, acreditar que um Poder Superior pode nos devolver à sanidade é parte da libertação.
“Perguntaram a Jesus: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22: 36-39).
Jesus não era profissional “da religião”, mas de carpintaria. No entanto, deixava o povo estupefato.
3. Percebendo uma Inteligência Suprema, que fez surgir galáxias, a pessoa tomará a decisão de entregar sua vontade e sua vida aos cuidados de Deus, na forma em que O possa conceber.
4. Corajosos sairão vencedores, assim fará minucioso e destemido inventário moral de si próprio. O homem novo será reconhecido pela sua transformação em termos de valores ético-morais. Jesus enfatizou a necessidade do progresso, não poderá negligenciar deveres, mas cumpri-los conscienciosamente.
5. Teremos que admitir perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas. Isso nos ensinará também a ser indulgente diante das fraquezas alheias, porque sabemos que também necessitamos de indulgência. Saber conviver é aquisição preciosa. Jesus não disse que a prática seria fácil.
6. Cheios de fé e de coragem haveremos de nos prontificar a deixar que Deus remova todos os nossos defeitos de caráter. Um defeito que Jesus combateu foi o desejo de vingança, isso porque o homem novo, possuído de amor ao seu semelhante fará o bem pelo bem, sem esperar recompensas; retribuirá o mal com o bem, tomará a defesa do fraco contra o forte, e sacrificará seus interesses à justiça. “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.” (5 João 14:1-3). Jesus é excelente guia.
7. Deveremos então rogar humildemente a Deus que Ele que nos livre de nossas imperfeições. Só os corajosos e lúcidos percebem e enfrentam a própria prepotência. Outra imperfeição é o desejo de obter privilégios. Como homem liberto, teremos que ser bons e benevolentes para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças.
8. Importante fazer uma relação de todas as pessoas que tenhamos prejudicado e procurar, com todas as forças, reparar os danos que lhes causamos. Mesmo que guardemos alguma mágoa, por nos terem anteriormente repreendido. A reparação é fundamental.
O homem renovado perdoará e esquecerá as ofensas e só dos benefícios se lembrará, por saber que perdoado lhe será conforme houver perdoado.
9. Enfatizamos que é urgente fazer reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando isso signifique prejudicá-las ou a outrem. A reparação direta esta contida no segundo grande mandamento.
Realmente o novo homem será altruísta e encontrará satisfação nos benefícios que espalhar, nos serviços que prestar.
10. A renovação será diária e sempre se terá que fazer inventário pessoal. Quando se achar em erro devera admiti-lo prontamente. Nesse sentido, estudará suas próprias imperfeições e trabalhará incessantemente em combatê-las. Entenderá, finalmente, a mudança de paradigma - “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus.” (3 MT 5: 43-44)
Poderá dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz agora de melhor do que na véspera.
12. Finalmente, tendo experimentado este despertar da consciência (**), agora lúcida, graças aos “12 Passos”, deverá procurar transmitir essa mensagem aos companheiros “dependentes químicos” e praticar esses princípios em todas as suas atividades.
“Resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras. (6. Mateus 5: 11). “Curai os enfermos (...); de graça recebestes, de graça dai.” (Mateus 10:8).
(*) ALCOOLICOS ANÔNIMOS
http://www.alcoolicosanonimos.
(**) CONSCIÊNCIA NA SECRETARIA DE SAÚDE
http://sinapseslinks.
Endereços úteis
NARCÓTICOS ANÔNIMOS
http://www.na.org.br/portal/
ABEAD
http://www.abead.com.br/
UNIAD
http://www.uniad.org.br/
2 Comentários:
Obrigada pela visita, que retribuo, levando os links para divulgação.
Deus os abençoe.
Por soninha, às 1 de abril de 2012 às 05:39
Os 12 passos indicados pelo autor é de grande importância para todos nós que precisamos nos libertar de nossas dependências e atingir a plenitude.
Vamos em frente.
Marcos Fonseca
Por Marcao, às 7 de setembro de 2013 às 06:57
Postar um comentário
<< Home