.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Revendo e Aplicando Critérios.


Luiz Carlos Formiga

Em março, do corrente, fomos convidados para coordenar reunião na “Abertura dos Estudos do Centro Espírita Joana d´Arc”, Iraja, Rio de Janeiro, RJ. O assunto foi “A Importância do Estudo na Casa Espírita.”

O tema foi iniciado com “O Diálogo Mais Difícil”, texto publicado no jornal “O Rebate” (1).

Após a leitura travou-se rápida discussão indagando se o jornal deveria ter publicado o artigo.

Pediu-se aos participantes que considerassem que, na análise de Kardec( 2), apenas 8,3% dos artigos de desencarnados, recebidos para publicação, poderiam ser divulgados e, destes, somente 5,5 apresentavam mérito. Dos artigos escritos por “encarnados” 20% apresentavam real valor.

Outra questão foi colocada: “O Diálogo Mais Difícil” permite ao leitor chegar à conclusão da importância do estudo da Doutrina Espírita?

Em seguida, com auxílio do computador passou-se a uma rápida colocação (PPS) dos critérios encontrados na Revista Espírita, em ”Exame das comunicações mediúnicas que nos enviam.“

Após a exposição, foi sugerido aos participantes que, em casa, fizessem análise de um segundo artigo - “Dano e Dor Sem Nome” e considerassem também as orientações publicadas no Livro dos Médiuns.


Passando batido”: privilegiar o interesse coletivo; afastar o vulgar e pueril; procurar enganar-se o menos possível; no interesse da causa, pecar por excesso de prudência e lembrar que a condição do sucesso impõe a necessidade de uma escolha rigorosa.

Outras leituras adicionais foram sugeridas e deveriam ser feitas antes da próxima reunião, quando seria aplicado um questionário de avaliação (os participantes não foram avisados da avaliação). A primeira leitura foi sobre “níveis de consciência”, encontrada num PPS, disponibilizado na WEB (4). A segunda foram trechos de uma entrevista do livro “Conversando com Divaldo Pereira Franco editado pela Federação Espírita do Paraná, que também pode ser encontrada em diversos endereços eletrônicos (5)

O questionário de avaliação, que também não deveria ser assinado, foi aplicado, pelo coordenador geral dos estudos, na ausência do expositor e seus resultados revelaram o seguinte:

Questionário – critério de desempenho: I = insuficiente ( abaixo de 4,9 ), R = regular (5 -6,9) , B = bom (7 -7,9) , MB = muito bom (8 -8,9) , E = excelente (9-10)

Resultados:

1. De modo geral como foi conduzido o estudo? Moda = MB; média = 8,0

2. Se uma pessoa pedisse opinião sobre se deveria ou não assistir estudo sob a responsabilidade deste expositor, com que conceito você responderia? Moda = MB; média = 8.0

3. Em relação ao suor despendido neste estudo: a metade despendeu médio esforço, mas a outra fez muito esforço.

4. Perguntou-se. Fazendo autocrítica da sua condição de participante que conceito você se daria. A resposta foi boa-participação, com tendência a muito-boa.

5. Quanto à impressão do aprendido a moda foi MB e a média 7.8.

Observações. Para o cálculo da média utilizou-se o menor valor de cada conceito. O conceito regular foi usado apenas uma vez, quando se perguntou sobre a autocrítica do participante.

Referências

1. O Diálogo mais difícil

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2012/02/o-dialogo-mais-dificil.html


2. Critérios. Revista Espírita. Maio 1863. Exame das comunicações mediúnicas que nos enviam

http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/re/1863/index.html


3. Dano e Dor Sem Nome

http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores/FORMIGA_Luiz_tit_Dano_e_dor_sem_nome.htm

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2011/04/boicote-ao-filme-as-maes-de-chico.html

4. Níveis de Consciência: "erro médico laboratorial, drogas, religiosidade e espiritualidade", PPS utilizado em palestra no Laboratório Central de Saúde Pública, para profissionais especialistas em Microbiologia Clínica.

http://sinapseslinks.wordpress.com/2012/01/28/consciencia-na-secretaria-de-saude/

http://www.forumespirita.net/fe/power-point/ciencia-e-espiritualidade-gregg-braden/

http://www.forumespirita.net/fe/power-point/diferencas-entre-religiao-e-espiritualidade-40388/msg256739/?topicseen#msg256739


5. Divaldo entrevista

Opinião de Divaldo sobre a enxurrada de livros "espíritas" no mercado

http://tupanciretaespirita.blogspot.com/2011/08/opiniao-de-divaldo-sobre-enxurrada-de.html

http://blogamigoespirita.blogspot.com/2010/03/proliferacao-de-obras-mediunicas.html

http://addavid.blogspot.com/2012/03/opiniao-de-divaldo-sobre-enxurrada-de.html

1 Comentários:

  • É de grande importância o Estudo bem elaborado e segundo o IBGE em uma de suas pesquisas a Religião Espírita é uma das que apresenta maior número de elevado grau de instrução entre seus participantes.
    Eu pergunto: Por que temos ainda muitos Centros Espíritas com dificuldades na preparação e aplicação dos estudos?
    Precisamos nos doar mais utilizando nossos talentos. Esse comentários abrange também outras áreas carentes: engenheiros, contadores, historiadores, etc...
    Marcos Fonseca

    Por Blogger Marcao, às 30 de junho de 2015 às 03:11  

Postar um comentário

<< Home