.

sábado, 23 de setembro de 2017

O Dirigente do Centro Espírita




Assume grande responsabilidade aquele que se eleger presidente de um Centro Espírita. Afinal, deverá exercer a função com equilíbrio e dedicação.
Já na formação da diretoria, haverá de se prevenir de bom senso, no sentido de reunir em torno de si pessoas dotadas de alguns conhecimentos Espíritas, facilitando a busca dos interesses da Doutrina.
Necessário também, que realize um trabalho voltado para um bom relacionamento entre os diretores, associados e  freqüentadores, sobretudo praticando a fraternidade e a justiça, predicados que geram a simpatia. O despotismo, portanto, não deverá fazer parte da sua administração; ao contrário, procurará realizar um trabalho com a participação dos companheiros, não se “fechando”, sem, entretanto, perder a sua autoridade.
Fica, pois, oportuno lembrar a opinião de Allan Kardec sobre o assunto: “Obras Póstumas”, Constituição do Espiritismo, item IV. Comissão Central: (...) “Puramente administrativa será a autoridade do presidente. Ele dirigirá as  deliberações da comissão  (diretoria),  velará pela execução dos trabalhos e pelo expediente; mas, fora das atribuições que os estatutos constitutivos lhe conferirem, nenhuma decisão poderá tomar sem o concurso da comissão.  Portanto, não haverá possibilidade de abusos, nem alimentos para a ambição, nem pretextos para intrigas ou ciúmes, nem supremacia  chocante.” 
Diante do exposto necessário se faz o presidente abster-se de conduzir a instituição ao seu “bel-prazer”, com decisões ditatoriais. Ao contrário, deverá dirigi-la segundo as deliberações estatutárias, as decisões da diretoria, ou seja, em conjunto com seus auxiliares, em reuniões legalmente constituídas, onde só terão valor as decisões tomadas segundo a maioria. Poderá, entretanto, trocar idéias com quem mais se identificar, mesmo sobre os assuntos que sejam de sua exclusiva competência determinar, pois seus colaboradores poderão trazer soluções às variadas situações por que passa uma Casa Espírita. Assim procedendo, estará também prestigiando os demais companheiros que, com certeza, interessar-se-ão mais pela Instituição, além de se sentirem mais valorizados.   Estas e tantas outras boas atitudes tomadas, reforçarão a “união que faz a força” consolidando o companheirismo, receita indispensável ao progresso de uma Casa Espírita.

Cachoeiro  de  Itapemirim, ES.
Domingos Cocco
E-mail: domingoscocco1931@yahoo.com.br
Rua Raul Sampaio Cocco n° 30 - Bairro Sumaré
Cachoeiro de Itapemirim – Estado do Espírito Santo

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home