Leonardo
Marmo Moreira
1) Qual Espírito evoluído, em obra
mediúnica de elevada qualidade (chancelada por aprovação através dos parâmetros
kardequianos de avaliação do conteúdo da mensagem de origem espiritual), relata
que estava reencarnando ou já tinha reencarnado como “criptógamo carnudo” (ou
algo que o valha, tal como uma minhoca ou uma lesma etc.), como Roustaing
afirma, ou que teria voltado a ser um átomo, como Ubaldi sugere?!
2) Qual Espírito evoluído, em obra
mediúnica de elevada qualidade (chancelada por aprovação nos parâmetros
kardequianos de avaliação do conteúdo da mensagem de origem espiritual),
afirma, contundentemente, não ter encarnado nenhuma vez, tendo feito todo o seu
processo de evolução no plano espiritual (conforme a obra de Roustaing frisa
categoricamente)?
3) Por que Emmanuel e Chico Xavier
escreveram cinco (5) livros em parceria com Herculano Pires, um dos mais
notáveis, aguerridos e reconhecidos adversários da mistificação
roustainguista?! E, que, ademais, criticou duramente as propostas feitas por
Ubaldi, sugerindo que o movimento espírita aderisse aos livros ubaldistas?!
4) Por que Emmanuel e Chico Xavier não
escreveram com vários roustainguistas famosos como Luciano dos Anjos, entre
diversos outros, ao invés de escrever com um denunciador dos delírios
roustainguistas, como é o caso de Herculano Pires? Por que Emmanuel e Chico
Xavier não escreveram, inclusive, com Pietro Ubaldi?
5) Por que Emmanuel considerou
Herculano Pires “a maior inteligência espírita contemporânea”, se Herculano não
só não aceitava como combatia contínua e contundentemente a obra de Roustaing,
que seria, segundo o advogado de Bordeaux, a “Revelação da Revelação”?
6) Por que o livro “Evolução em Dois
Mundos”, de autoria espiritual de André Luiz através das mediunidades de Chico
Xavier e Waldo Vieira, e que foi prefaciado por Emmanuel (considerado pela
famosa pesquisa da Editora Candeia, em 1999, o nono melhor livro espírita do
século XX) nada fala sobre “evolução exclusivamente no mundo espiritual (daí, a
razão do título “Evolução em Dois Mundos”) e nem de “metempsicose na forma de
“criptógamo carnudo” (assim como Roustaing propõe!) ou de um retorno para o
átomo (como Pietro Ubaldi escreve!)?!
7) Por que Bezerra de Menezes-Espírito
(portanto, depois de desencarnado!) jamais divulgou a obra de Roustaing, e nem
a de Ubaldi, seja por Chico Xavier, seja por Divaldo Franco e até mesmo por
Yvonne Pereira?
8) Por que Chico Xavier afirma
categoricamente que, no encontro com Pietro Ubaldi, o qual os ubaldistas adoram
lembrar, o mentor espiritual falava várias e reiteradas vezes para Ubaldi
voltar para a Itália e ficar na Itália e não vir definitivamente para o
Brasil?! Ubaldi desobedeceu o mentor espiritual ou não tinha mediunidade para
receber e/ou entender a mensagem espiritual? E se Ubaldi não tinha mediunidade ou
condições de entender, por que não pediu conselhos e informações a Chico
Xavier?! Não tinha humildade suficiente para isso?!
9) Como é que roustainguistas
conseguem ser ubaldistas e vice-versa, se Jesus para Roustaing era uma figura
praticamente mitológica, uma espécie de “semideus fluídico”, filho de Deus e de
uma virgem (vide a obra do roustainguista Guillon Ribeiro assim como o conceito
divulgado por vários roustainguistas de “Jesus, nem Deus, nem homem”) e para
Ubaldi ele era um Espírito decaído, em corpo de carne, em processo expiatório
no “Anti-Sistema”, tentando reabilitação para voltar ao “Sistema” (espécie de
“Reino dos Céus Ubaldista", do qual Jesus tinha sido banido e só no último
suspiro de vida física na cruz, tinha readquirido o direito para retornar ao
“Sistema”), conforme assevera o italiano em sua obra “O Cristo”?
10) Se a “Falange do Espírito de
Verdade” e o próprio Allan Kardec no capítulo “Moral Estranha”, de “O Evangelho
Segundo o Espiritismo”, entre diversas outras passagens da Codificação,
enfatizam que há textos que não foram traduzidos adequadamente e outros
claramente deturpados ou até adulterados na Bíblia, porque os Espíritos de
Roustaing assim como os roustainguistas em geral, pretendem explicar todos ou
praticamente todos os versículos?
11) Por que João Evangelista ensinaria conceitos
completamente discordantes para a obra de Kardec e para a obra de Roustaing? Ou
um dos Espíritos tidos como “João Evangelista”, para Kardec, e para Roustaing,
não era, de fato, o mesmo Espírito, isto é, o famoso filho de Zebedeu e Salomé?
Nesse caso, qual seria o verdadeiro: o Espírito que assina o “Prolegômenos” de
“O Livro dos Espíritos” de Kardec, ou aquele de “Os Quatro Evangelhos” de
Roustaing?
12) Se o Espiritismo veio à Terra,
entre outros motivos, para esclarecer muitos erros doutrinários que o
Cristianismo, e, em especial, o catolicismo, havia “assimilado”, por que
Roustaing e Ubaldi recomendam a prática da eucaristia, que é um desses erros,
para espíritas e para todos os demais cristãos?!
13) Roustaing, antes, durante e
depois de publicar sua obra, jamais participou efetivamente do movimento
espírita. Por acaso, Roustaing achou que
a só a mera publicação de seu livro, vendido como “Revelação da Revelação”, era
suficiente? A atitude comodista e preguiçosa dele ou a atitude de trabalho
incessante de Kardec é aquela que denota assistência dos bons Espíritos e
verdadeiro comprometimento missionário?
14) Ubaldi, antes, durante e depois
(nos poucos meses que restavam de vida física) de escrever/publicar sua vasta
obra, jamais buscou integrar-se no movimento espírita (nem mesmo assumiu-se
como espírita!), mesmo depois de oferecê-la como uma espécie de “tábua de
salvação” ao Espiritismo! Afinal, Ubaldi só queria vender livros ou queria, de
fato, ajudar diariamente no trabalho espírita, tal como Chico Xavier, Divaldo
Pereira Franco, Gabriel Delanne, Léon Denis e o próprio Allan Kardec sempre
fizeram?! Qual atitude parece ser a de um verdadeiro missionário do bem e, mais
especificamente, do idealista espírita?
15) Pietro Ubaldi afirma ser a
reencarnação do Apóstolo Pedro (isso mesmo, ele afirma ser São Pedro! Era ou
não era muito “humilde” esse Pietro Ubaldi?!). Divaldo Pereira Franco nega
contundentemente essa ideia em um capítulo de sua biografia de autoria de Ana
Landi, recentemente publicada. Qual dos dois deve estar errado: Ubaldi ou
Divaldo?! Em qual dos dois você confia mais doutrinariamente?!
16) Além de ficar com os direitos
autorais de sua obra, Ubaldi fez questão de receber um apartamento em bairro
nobre de São Vicente-SP, o qual foi proporcionado por adeptos do Espiritismo. O
trabalho de Ubaldi, por acaso, lembra o desapego de seu “ídolo” Francisco de
Assis ou mesmo de Chico Xavier?! O trabalho espiritual totalmente gratuito não
deveria ser respeitado por aquele que, dizendo-se “franciscano”, queria “tirar
o Espiritismo da estagnação”?!
17) Por que Ubaldi praticamente não
tinha livro algum em sua casa, a não ser os livros de sua própria autoria, ou
seja, livros dele, Pietro Ubaldi? Um suposto atualizador da Doutrina Espírita
não teria que estudar profundamente Allan Kardec e diversas obras subsidiárias
espíritas de qualidade?! O quanto será que Kardec lia?! E, ademais, Ubaldi não
deveria procurar atualizar seus estudos científicos e ler páginas evangélicas,
tais como aquelas de Emmanuel, para manter sua “vigilância” e reflexão
evangélica sempre em constante renovação?! Vale frisar que Divaldo Franco
afirma ler a Codificação todos os dias, o que acontece com vários trabalhadores
espíritas! Será que aquele que se lançou como “atualizador” do Espiritismo não
teria que fazer isso e muito mais?!
18) Por que Gabriel Delanne, Léon
Denis e Camille Flammarion, os maiores continuadores de Allan Kardec,
verdadeiros “Apóstolos do Espiritismo”, à semelhança de Allan Kardec,
rejeitaram a obra de Roustaing?! Kardec, Delanne, Denis e Flammarion estavam,
todos eles, completamente equivocados sobre Roustaing?! Os quatro estariam
fascinados e só Roustaing iluminado?!
19) Por que Divaldo Pereira Franco
e José Raul Teixeira jamais citavam Roustaing e Ubaldi em suas palestras?! A
obra de Roustaing e Ubaldi teria algum valor real para os espíritas se os mais
notáveis expositores das últimas décadas no movimento espírita as ignoraram
solenemente?!
20) Se muitos roustainguistas
consideram a obra de Ubaldi o desenvolvimento do trabalho de Roustaing, por que
a Federação Espírita Brasileira (FEB) publicou somente “A Grande Síntese”,
primeiro livro de Ubaldi? Será que a editora da referida instituição percebeu
algum limitação na obra? Ou foi um problema de “doação”, ou não, de direitos
autorais? Ou teria sido outro tipo de desentendimento?
‘ 21) E, finalmente, se Erasto, um dos
Espíritos mais importantes da Codificação Kardequiana afirmou em “O Livro dos
Médiuns” que “...é preferível rejeitar 10 verdades do que aceitar uma única
mentira, uma única teoria falsa” por que será que alguns supostos “espíritas”,
também supostamente portadores de ideais elevados, insistem em divulgar obras
que estão claramente em oposição aos princípios espíritas?!
Reflitamos com sinceridade
doutrinária...
2 Comentários:
APENAS COM RELAÇÃO AO ITEM 2, PARA NÃO CITAR OUTROS MAIS AINDA:
SE O ARTICULISTA FOSSE UM TANTO MAIS ATENTO ELE OBSERVARIA QUE A OBRA DE KARDEC,
POR TODA PARTE, MINISTRA QUE OS ESPÍRITOS PROGRIDEM NO MUNDO ESPIRITUAL DE SUA
ORIGEM MESMA. APENAS OS QUE FALIRAM, OU QUE SE QUEDARAM, OU, AINDA, QUE VIERAM
A SUCUMBIR, É QUE SÃO FORÇADOS A RECOMEÇAREM SUAS TAREFAS NOS MUNDOS MATERIAIS.
VEJAMOS, POR EXEMPLO, ESTA CITAÇÃO DOS ESPÍRITOS SUPERIORES EM "O EVANGELHO
SEGUNDO O ESPIRITISMO" (AK), CAPÍTULO 3, ITEM 16:
"JÁ VOS FALARAM DESSES MUNDOS ONDE A ALMA NASCENTE É COLOCADA, QUANDO IGNORANTE
AINDA DO BEM E DO MAL, PODE CAMINHAR PARA DEUS, SENHORA DE SI MESMA, NA POSSE DO
SEU LIVRE ARBÍTRIO; JÁ VOS FOI DITO DE QUE IMENSAS FACULDADES A ALMA ESTÁ DOTADA
PARA FAZER O BEM; MAS, AH! EXISTEM AS QUE SUCUMBEM, E DEUS, NÃO QUERENDO SEU
ANIQUILAMENTO, LHES PERMITE IR PARA ESSES MUNDOS, ONDE, DE ENCARNAÇÃO EM
ENCARNAÇÃO, ELAS SE DEPURAM, SE REGENERAM, E SE TORNARÃO DIGNAS DA GLÓRIA QUE
LHES ESTAVA RESERVADA". (OPUS CITADO).
LOGO, AS ALMAS (OU ESPÍRITOS) QUE NÃO SUCUMBIRAM, ÓBVIO ESTÁ QUE TAIS ALMAS
PROSSEGUEM SUA ESCALADA EVOLUTIVA NOS MUNDOS ESPIRITUAIS DE SUA ORIGEM, SALVO SE
QUISERMOS ATROPELAR O BOM SENSO E NÃO ENXERGAR TAL OBVIEDADE.
fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br
f.rosemberg.p@gmail.com
Por Filosofia do Infinito, às 6 de agosto de 2017 às 04:34
APENAS COM RELAÇÃO AO ITEM 2, PARA NÃO CITAR OUTROS MAIS AINDA:
SE O ARTICULISTA FOSSE UM TANTO MAIS ATENTO ELE OBSERVARIA QUE A OBRA DE KARDEC,
POR TODA PARTE, MINISTRA QUE OS ESPÍRITOS PROGRIDEM NO MUNDO ESPIRITUAL DE SUA
ORIGEM MESMA. APENAS OS QUE FALIRAM, OU QUE SE QUEDARAM, OU, AINDA, QUE VIERAM
A SUCUMBIR, É QUE SÃO FORÇADOS A RECOMEÇAREM SUAS TAREFAS NOS MUNDOS MATERIAIS.
VEJAMOS, POR EXEMPLO, ESTA CITAÇÃO DOS ESPÍRITOS SUPERIORES EM "O EVANGELHO
SEGUNDO O ESPIRITISMO" (AK), CAPÍTULO 3, ITEM 16:
"JÁ VOS FALARAM DESSES MUNDOS ONDE A ALMA NASCENTE É COLOCADA, QUANDO IGNORANTE
AINDA DO BEM E DO MAL, PODE CAMINHAR PARA DEUS, SENHORA DE SI MESMA, NA POSSE DO
SEU LIVRE ARBÍTRIO; JÁ VOS FOI DITO DE QUE IMENSAS FACULDADES A ALMA ESTÁ DOTADA
PARA FAZER O BEM; MAS, AH! EXISTEM AS QUE SUCUMBEM, E DEUS, NÃO QUERENDO SEU
ANIQUILAMENTO, LHES PERMITE IR PARA ESSES MUNDOS, ONDE, DE ENCARNAÇÃO EM
ENCARNAÇÃO, ELAS SE DEPURAM, SE REGENERAM, E SE TORNARÃO DIGNAS DA GLÓRIA QUE
LHES ESTAVA RESERVADA". (OPUS CITADO).
LOGO, AS ALMAS (OU ESPÍRITOS) QUE NÃO SUCUMBIRAM, ÓBVIO ESTÁ QUE TAIS ALMAS
PROSSEGUEM SUA ESCALADA EVOLUTIVA NOS MUNDOS ESPIRITUAIS DE SUA ORIGEM, SALVO SE
QUISERMOS ATROPELAR O BOM SENSO E NÃO ENXERGAR TAL OBVIEDADE.
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