|
Luiz Carlos Formiga |
Alkindar de Oliveira, palestrante, Consultor de Empresas. é autor do livro “Aprimoramento Espírita”, Editora Truffa/2007. Nele comenta a força do rádio e da televisão na divulgação da Doutrina dos Espíritos. Cita Kardec, no Projeto 1868, Obras Póstumas. “dois elementos devem concorrer para o progresso do Espiritismo; estes são: o estabelecimento teórico da Doutrina e os meios para popularizá-la. Uma publicidade, numa larga escala feita nos jornais mais divulgados, levaria ao mundo inteiro, e até aos lugares mais recuados, o conhecimento das idéias espíritas, faria nascer o desejo de aprofundá-los, e, multiplicando os adeptos, imporia silêncio aos detratores que logo deveriam ceder diante do ascendente da opinião”.
Oliveira diz
que certamente popularizar a Doutrina não é ter Centros Espíritas apenas para
alguns poucos escolhidos. Deixa
perguntas.
Você já
leu alguma publicidade espírita nos jornais “Folha de São Paulo”, “Estadão”, “O
Globo”, que são os jornais mais divulgados do país?
Estamos
sendo espíritas “fazedores” ou espíritas “faladores”?
Se na
época em que viveu Allan Kardec houvesse televisão será que ele não teria dito
“uma publicidade, numa larga escala, feita nos jornais mais divulgados e nos
canais de televisão de maior audiência”?
Você já
viu alguma publicidade de dois minutos por semana nos intervalos do Jornal
Nacional explicando, de forma didática e criativa, o que é o Espiritismo?
Mas isto
é caríssimo. Certo. Mas nada além do que a criatividade e a união de todas as
associações espíritas representativas não pudessem resolver. A solução é união
e criatividade.
Oliveira chega
aos dias de hoje com a psicografia de Divaldo. No livro Reflexões Espíritas
(Editora Leal), disse o espírito Vianna de Carvalho: “Na hora da informática
com os seus valiosos recursos, o espírita não se pode marginalizar, sob
pretextos pueris, em que se disfarça a timidez, o desamor à causa ou a
indiferença pela divulgação, porquanto o único antídoto à má Imprensa, na sua
vária expressão, é a aplicação dos postulados espíritas”.
A Doutrina Espírita, divulgada
pelo Fórum Espírita, com o artigo EFECTO INTELIGENTE, já está com quase 10.000
acessos (23/abril/2014 – Salve Jorge!). A internet permite deixar o texto
disponível, por muitos anos. Permite também ao leitor recomendá-lo através de
seu link ou endereço eletrônico. Poderá dissecá-lo, fazer reflexões e produzir críticas,
como acontece no fórum.
Todo efecto tiene una causa. Todo efecto inteligente tiene
una causa inteligente. El poder de la causa inteligente está en razón de
la grandeza del efecto.
Veja e comprove.
Poderá ainda indicar a versão
portuguesa em dois links.
Se desejar ampliar a divulgação
através das redes sociais ficará bem fácil. Nisso difere do Radio ou da Televisão.
Os três recursos podem e devem ser
utilizados, já que Bezerra, pelo médium Divaldo Franco, afirma que devemos
“divulgar o Espiritismo por todos os meios e modos dignos ao alcance e isso é tarefa
prioritária.”
Façamos a nossa parte.
Como explicar um efeito
inteligente?
Também deixo questões.
Quais são os nossos melhores argumentos, principalmente
quando estamos diante dos que não pensam nas evidências científicas sugestivas
de imortalidade da alma e da reencarnação?
O que fazer diante do desinteresse/indiferença dos espíritas
pela divulgação?
1 Comentários:
Sem sombra de dúvida a prioridade é a divulgação da Doutrina Espírita através de todos os meios possíveis e realmente nós os Espíritas investimos muito pouco em proporção a importância desse conhecimento.
Marcos Fonseca
Por Marcao, às 24 de abril de 2014 às 15:53
Postar um comentário
<< Home