.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

POR QUE UM NÚCLEO ESPÍRITA NA UNIVERSIDADE?

Luiz Carlos Formiga

(...) Hoje mamãe me falou de vovó, só de vovó,
Disse que no tempo dela era bem melhor
Mesmo agachada na tina e soprando no ferro de carvão
Tinha-se mais amizade e mais consideração 
Disse que naquele tempo a palavra de um mero cidadão
Valia mais que hoje em dia uma nota de milhão
Disse afinal que o que é liberdade
Ninguém mais hoje liga, isso é coisa da antiga! (*)



O Núcleo Espírita Universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro completa agora quinze anos de funcionamento. Já produziu alguns frutos de amizade e consideração e, também, um despretensioso Blog (1). Afinal “a Vila não quer abafar ninguém...”.


No futuro a "Nova Universidade" estará aberta aos temas do espírito, ela será erguida com uma Ciência que investigará os conceitos da Filosofia e que trará de volta a ideia de Deus. Uma Ciência que além de inquirir como são as coisas, intenta responder ao porquê. Com uma Filosofia de caráter científico e uma Ciência com consequências religiosas. 

"No quadro dos valores racionais, Ciência e Filosofia se integram objetivando as realizações do Espírito. Completam-se como dois grandes rios, que servindo as regiões diversas, na esfera de produção indispensável à manutenção da vida, se reúnem em determinado ponto do caminho, para desaguarem, juntas, no mesmo oceano que é o da sabedoria."

Temos que nos esforçar para participar desta revolução do pensamento se não desejarmos continuar no papel de comparsas da tirania e da destruição. Daí a necessidade da Ética que ilumine as consciências na melhoria das características morais do homem.

A assimilação de um novo paradigma é lenta e difícil porque demanda abertura mental, estudo, reflexão e crítica. Haverá resistência, principalmente pela exigência de mudanças ética. Mas, é necessário mudar. A sociedade anômica, o "levar vantagem em tudo", gerou a indiferença nas relações sociais e o caos na sociedade.

A discussão do "post-mortem" não pode ser ignorada, pois exerce influência sobre as questões de Ética.

A democracia no mundo e as necessidades de cooperação econômica desembocam na manifestação livre das diversas culturas, induzindo o mundo ocidental a ampliar o seu universo cultural. Há uma revalorização da importância da religião, enquanto agente de movimentação social.

A revolução é agora e começa quando abrimos as portas à ética e à fé. A fé, que terá "por templo o universo, por altar a consciência, por imagem Deus e por Lei o mandamento do amor em ação, resumido por Jesus na categoria do próximo". A fé que atua pelo amor. Na sociedade, assim organizada, ninguém morrerá de fome. (2)





(*) Moreira , W. & Lopes, N. Coisa da Antiga.

http://www.vevo.com/watch/mariene-de-castro-zeca-pagodinho/coisa-da-

antiga-ao-vivo/BRUV71300005

(1) NEU-UERJ convida para palestra comemorativa de seus 15 anos.

http://neu-uerj.zip.net/

(2) Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro



http://www.ceerj.org.br/portal/artigos/66-diversos/1492-

sexo-artigo-de-compra-e-venda

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home