|
Luiz Carlos Formiga |
(...) Hoje mamãe me falou de vovó, só de vovó,
Disse que no tempo dela era bem melhor
Mesmo agachada na tina e soprando no ferro de carvão
Tinha-se mais amizade e mais consideração
Disse que naquele tempo a palavra de um mero cidadão
Valia mais que hoje em dia uma nota de milhão
Disse afinal que o que é liberdade
Ninguém mais hoje liga, isso é coisa da antiga! (*)
O Núcleo Espírita Universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro completa agora quinze anos de funcionamento. Já produziu alguns frutos de amizade e consideração e, também, um despretensioso Blog (1). Afinal “a Vila não quer abafar ninguém...”.
No futuro a "Nova Universidade" estará aberta aos temas do espírito, ela será erguida com uma Ciência que investigará os conceitos da Filosofia e que trará de volta a ideia de Deus. Uma Ciência que além de inquirir como são as coisas, intenta responder ao porquê. Com uma Filosofia de caráter científico e uma Ciência com consequências religiosas.
"No quadro dos valores racionais, Ciência e Filosofia se integram objetivando as realizações do Espírito. Completam-se como dois grandes rios, que servindo as regiões diversas, na esfera de produção indispensável à manutenção da vida, se reúnem em determinado ponto do caminho, para desaguarem, juntas, no mesmo oceano que é o da sabedoria."
Temos que nos esforçar para participar desta revolução do pensamento se não desejarmos continuar no papel de comparsas da tirania e da destruição. Daí a necessidade da Ética que ilumine as consciências na melhoria das características morais do homem.
A assimilação de um novo paradigma é lenta e difícil porque demanda abertura mental, estudo, reflexão e crítica. Haverá resistência, principalmente pela exigência de mudanças ética. Mas, é necessário mudar. A sociedade anômica, o "levar vantagem em tudo", gerou a indiferença nas relações sociais e o caos na sociedade.
A discussão do "post-mortem" não pode ser ignorada, pois exerce influência sobre as questões de Ética.
A democracia no mundo e as necessidades de cooperação econômica desembocam na manifestação livre das diversas culturas, induzindo o mundo ocidental a ampliar o seu universo cultural. Há uma revalorização da importância da religião, enquanto agente de movimentação social.
A revolução é agora e começa quando abrimos as portas à ética e à fé. A fé, que terá "por templo o universo, por altar a consciência, por imagem Deus e por Lei o mandamento do amor em ação, resumido por Jesus na categoria do próximo". A fé que atua pelo amor. Na sociedade, assim organizada, ninguém morrerá de fome. (2)
(*) Moreira , W. & Lopes, N. Coisa da Antiga.
http://www.vevo.com/watch/mariene-de-castro-zeca-pagodinho/coisa-da-
antiga-ao-vivo/BRUV71300005
(1) NEU-UERJ convida para palestra comemorativa de seus 15 anos.
http://neu-uerj.zip.net/
(2) Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ceerj.org.br/portal/artigos/66-diversos/1492-
sexo-artigo-de-compra-e-venda
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home