|
Emmanuel |
fonte: www.autoresespiritasclassicos.com
Emmanuel, exatamente assim, com dois "m" se
encontra grafado o nome do espírito, no original francês “L'évangile selon le
spiritisme”, em mensagem datada de Paris, em 1861 e inserida no cap. XI, item
11 da citada obra, intitulada "O egoísmo".
O nome ficou mais conhecido, entre os espíritas brasileiros,
pela psicografia do médium mineiro Francisco Cândido Xavier. Segundo ele, foi
no ano de 1931 que, pela primeira vez, numa das reuniões habituais do Centro
Espírita, se fez presente o bondoso espírito Emmanuel.
Descreve Chico: “Via-lhe os traços fisionômicos de homem
idoso, sentindo minha alma envolvida na suavidade de sua presença, mas o que
mais me impressionava era que a generosa entidade se fazia visível para mim,
dentro de reflexos luminosos que tinham a forma de uma cruz.”
Convidado a se identificar, apresentou alguns traços de suas
vidas anteriores, dizendo-se ter sido senador romano, descendente da orgulhosa
“gens Cornelia” e, também sacerdote, tendo vivido inclusive no Brasil.
De 24 de outubro de 1938 a 9 de fevereiro de 1939, Emmanuel
transmitiu ao médium mineiro as suas impressões, dando-nos a conhecer o orgulhoso
patrício romano Públio Lentulus Cornelius, em vida pregressa Públio Lentulus
Sura, e que culminou no romance extraordinário : Há dois mil anos.
Públio é o homem orgulhoso, mas também nobre. Roma é o seu
mundo e por ele batalha. Não admite a corrupção, mostrando, desde então, o seu
caráter íntegro. Intransigente, sofre durante anos, a suspeita de ter sido
traído pela esposa a quem ama. Para ela, nos anos da mocidade, compusera os
mais belos versos: "Alma gêmea da minha alma/ Flor de luz da minha vida/
Sublime estrela caída/ Das belezas da amplidão..." e, mais adiante: “És
meu tesouro infinito/ Juro-te eterna aliança/ Porque eu sou tua esperança/ Como
és todo o meu amor!”
Tem a oportunidade de se encontrar pessoalmente com Jesus,
mas entre a opção de ser servo de Jesus ou servo do mundo, escolhe a segunda.
Não é por outro motivo que escreve, ao início da citada obra
mediúnica: “Para mim essas recordações têm sido muito suaves, mas também muito
amargas. Suaves pela rememoração das lembranças amigas, mas profundamente
dolorosas, considerando o meu coração empedernido, que não soube aproveitar o
minuto radioso que soara no relógio da minha vida de Espírita, há dois mil
anos.”
Desencarnou em Pompéia, no ano de 79, vítima das lavas do
vulcão Vesúvio, cego e já voltado aos princípios de Jesus.
Cinqüenta anos depois, no ano de 131, ei-lo já de retorno ao
palco do mundo. Nascido em Éfeso, de origem judia, foi escravizado por ilustres
romanos que o conduziram ao antigo país de seus ascendentes. Nos seus 45 anos
presumíveis, Nestório mostra no porte israelita, um orgulho silencioso e
inconformado. Apartado do filho, que também fora escravizado, tornaria a
encontrá-lo durante uma pregação nas catacumbas onde ele, Nestório, tinha a
responsabilidade da palavra. Cristão desde os dias da infância, é preso e, após
um período no cárcere, por manter-se fiel a Jesus, é condenado à morte.
Junto com o filho, Ciro, e mais uma vintena de cristãos, num
fim de tarde, foi conduzido ao centro da arena do famoso circo romano, situado
entre as colinas do Célio e do Aventino, na capital do Império. Atado a um
poste por grossas cordas presas por elos de bronze, esquelético, munido somente
de uma tanga que lhe cobria a cintura, até os rins, teve o corpo varado por
flechas envenenadas. Com os demais, ante o martírio, canta, dirigindo os olhos
para o Céu e, no mundo espiritual, é recebido pelo seu amor, Lívia.
Pelo ano 217, peregrina na Terra outra vez. Moço, podemos
encontrá-lo nas vestes de Quinto Varro, patrício romano, apaixonado cultor dos
ideais de liberdade.
Afervorado a Jesus, sente confranger-lhe a alma a ignorância
e a miséria com que as classes privilegiadas de Roma mantinham a multidão.
O pensamento do Cristo, ele sente, paira acima da Terra e,
por mais lute a aristocracia romana, Varro não ignora que um mundo novo se
formava sobre as ruínas do velho.
Vítima de uma conspiração para matá-lo, durante uma viagem
marítima, toma a identidade de um velho pregador de Lyon, de nome Corvino.
Transforma-se em Irmão Corvino, o moço e se torna jardineiro. Condenado à
decapitação, tem sua execução sustada após o terceiro golpe, sendo-lhe
concedida à morte lenta, no cárcere.
Onze anos após, renasce e toma o nome de Quinto Celso. Desde
a meninice, iniciado na arte da leitura, revela-se um prodígio de memória e
discernimento.
Francamente cristão, sofreu o martírio no circo, amarrado a
um poste untado com substância resinosa ao qual é ateado fogo. Era um
adolescente de mais ou menos 14 anos.
Sua derradeira reencarnação se deu a 18 de outubro de 1517
em Sanfins, Entre-Douro-e-Minho, em Portugal, com o nome de Manoel da Nóbrega,
ao tempo do reinado de D. Manoel I, o Venturoso.
Inteligência privilegiada, ingressou na Universidade de
Salamanca, Espanha, aos 17 anos. Aos 21, está na faculdade de Cânones da
Universidade, onde freqüenta as aulas de direito canônico e de filosofia,
recebendo a láurea doutoral em 14 de junho de 1541.
Vindo ao Brasil, foi ele quem estudou e escolheu o local
para a fundação da cidade de São Paulo, a 25 de janeiro de 1554. A data
escolhida, tida como o dia da Conversão do apóstolo Paulo, pretende-se seja uma
homenagem do universitário Manoel da Nóbrega ao universitário Paulo de
Tarso
O historiador paulista Tito Lívio Ferreira, encerra sua obra
“Nóbrega e Anchieta em São Paulo de Piratininga” descrevendo: “Padre Manoel da
Nóbrega fundara o Colégio do Rio de Janeiro. Dirige-o com o entusiasmo de
sempre. Aos 16 de outubro de 1570, visita amigos e principais moradores.
Despede-se de todos, porque está, informa, de partida para a sua Pátria. Os
amigos estranham-lhe os gestos. Perguntam-lhe para onde vai. Ele aponta para o
Céu.”
No dia seguinte, já não se levanta. Recebe a Extrema Unção.
Na manhã de 18 de outubro de 1570, no próprio dia de seu aniversário, quando
completava 53 anos, com 21 anos ininterruptos de serviços ao Brasil, cujos
alicerces construiu, morre o fundador de São Paulo.
E as últimas palavras de Manoel da Nóbrega são: “Eu vos dou
graças, meu Deus, Fortaleza minha, Refúgio meu, que marcastes de antemão este
dia para a minha morte, e me destes a perseverança na minha religião até esta
hora.”
E morreu sem saber que havia sido nomeado, pela segunda vez,
Provincial da Companhia de Jesus no Brasil: a terra de sua vida, paixão e
morte.
A título de curiosidade, encontramos registros que o
deputado Freitas Nobre, já desencarnado na atualidade, declarou, em programa
televisivo da TV Tupi de São Paulo, na noite de 27 para 28 de julho de 1971,
que ao escrever um livro sobre Anchieta, teve a oportunidade de encontrar e
fotografar uma assinatura de Manuel da Nóbrega, como E. Manuel.
Assim, o E inicial do nome do mentor de Francisco Cândido
Xavier se deveria à abreviatura de Ermano, o que, segundo ele, autorizaria a
que o nome fosse grafado Emanuel, um "m" somente e pronunciado com
acentuação oxítona. Fim
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home