.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Comemorando Dia Mundial de combate a AIDS


"No Dia Mundial de combate a AIDS, 1° de dezembro, a população mundial reflete e discute os avanços da epidemia.

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da ONU.

A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, e a compaixão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. No Brasil, a data passou a ser adotada em 1988.

O Ministério da Saúde divulga que o Brasil tem hoje 608.230 casos registrados. Em 2010, foram notificados 34.218 casos da doença com taxa de incidência de 17,9 casos por 100 mil habitantes."

No trabalho intitulado (*) “Itinerário Terapêutico de Pessoa convivendo com HIV”, os participantes responderam uma entrevista e destacaram “o impacto do diagnóstico, as reflexões sobre a doença, as estratégias de enfrentamento, as formas de buscar informações, as peregrinações e a forma de entrada no sistema de atendimento, as implicações do custo e acesso, a gestão do tratamento e a importância das relações de vínculo”.

Pode-se ressaltar a relevância do trabalho como um alicerce para os profissionais da saúde. A pesquisa apresenta narrativas das vivências dos pacientes com HIV, lembrando que infelizmente ainda existe o preconceito e demonstrando que é possível conviver com a doença.

As campanhas precisam ser contínuas para formar gerações conscientes e, além disso, as unidades de saúde devem estar preparadas para receber os pacientes com HIV. É necessário uma mudança cultural no enfrentamento para acabar com o preconceito e facilitar o tratamento.

Um debate que surge a partir do estudo é a assistência nas Unidades de Assistência Primária em Saúde (UAPS). Muitas vezes, nestes locais, os profissionais não dão a atenção adequada aos pacientes que recebem com suspeita de Aids.

É indispensável que o atendimento primário seja eficiente para que oriente os tratamentos secundários e terciários.

Durante o Dia Mundial de combate a AIDS, acontece um mutirão de testagem de HIV, sífilis e hepatites virais, além de palestras em diversos pontos da cidade e distribuição de 50 mil preservativos. (*) Será que os parceiros de Benki usaram preservativos? (**)

“Para aderir a uma das ferozes gangues de rua da América Central, Benky, uma jovem pequenina com os olhos fortemente maquiados com rímel e os braços recobertos de tatuagens, teve de fazer sexo com uma dúzia de garotos do grupo, certa noite.

Ela se lembra de ter chorado incontrolavelmente quando o último deles terminou, e de ter sido cercada por todos os membros da gangue, que a cumprimentaram por sua admissão plena à Mara Salvatrucha.”

Na história da menina há inclusive o crime doloso contra a vida: “o líder da gangue ordenou a Benky, que então tinha 14 anos, que roubasse ônibus, arrancasse correntes do pescoço das pessoas e até matasse uma menina de uma gangue rival.

Ela sempre obedeceu, embora declare que não estava completamente certa de que a rival havia morrido depois de levar um tiro nas costas.

“ Eu achava que a gangue seria como minha família", explica Benky sobre sua adesão.

"Pensei que receberia o amor que me faltava.(**)

(*) http://www.ufjf.br/secom/2011/11/30/no-dia-mundial-de-combate-a-aids-mestranda-apresenta-pesquisa-sobre-a-trajetoria-dos-pacientes-com-a-doenca/

(**) http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.23.htm

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home