.

sábado, 10 de setembro de 2011

SUICIDIO, ARTE, HANSENÍASE E COMUNICAÇÃO.



(COMO FAZER CONECÇÃO OU MONOGRAFIA EM 15 DIAS)


Luiz Carlos D. Formiga


1. Suicídio. Na palestra fiquei perplexo. O gatilho foi acionado, depois de ter dito que hanseníase tinha cura. Uma senhora em choro convulsivo exclamou: “Eu não sabia que hanseníase tinha cura, foi por isso que me suicidei!”

http://naocometasuicidio.blogspot.com/2011/02/suicidio-e-loucura-dr-luiz-carlos.html


O preservativo da razão é a serenidade. As idéias materialistas são venenos que excitam ao suicídio. Por isso “não estou nem aí” para os que acham que fundar um Núcleo Espírita Universitário foi idéia elitista.

2. Arte. “O artista, a enfermeira e o Congresso Nacional” é titulo do artigo na Revista Internacional de Espiritismo, junho de 2001. O texto informa que contando com representantes do MORHAN, CONASEMS e Ministério da Saúde, ocorreu no dia 10 de maio de 2001, na Câmara dos Deputados em Brasília, uma Audiência Pública de Hanseníase. Esteve presente o cantor Ney Matogrosso. Gesto nobre fez o cantor, que nesta hora estava apenas exercendo seu direito de cidadania. http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.50.htm

3. Hanseníase. Em 1994, Andréa, espírita, aluna da Escola de Enfermagem da UFRJ me procurou e disse que gostaria de participar de um encontro universitário em Fortaleza. Queria ir, mas levar também alguma contribuição. Perguntei-lhe quanto tempo tínhamos para realizar um projeto. "Quinze dias", foi a resposta. Diante do inusitado, por não poder realizar trabalho de campo, perguntei "o que ela fazia de meia-noite às seis?" Ela sem se dar por vencida responde: "posso estudar e escrever, professor".

4. Comunicação. Surgiu a monografia que contou com a ajuda do professor doutor Ricardo F. Freitas, da Faculdade de Comunicação Social da UERJ.

http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/ultimahora42.htm

Ela ficou radiante e voltou feliz do 17° Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará. Julho, 1994. Classificada em 5º lugar entre os quarenta e seis trabalhos apresentados.

Voltemos ao item 1. Suicidio. “Com as taxas de suicídios mantendo curvas ascendentes, continuamos como testemunhas, mas de um tipo muito particular: aquele que se recusa a ver o que ocorre à sua volta…” Arthur Dapieve. Morreu na contramão: o suicídio como notícia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.. O livro deve ser lido por quem pretende compreender as questões que envolvem a morte voluntária e a forma como a imprensa a noticia, seja jornalista, estudantes, pesquisador de jornalismo, estudioso do fenômeno da morte voluntária ou qualquer um curioso.

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a-morte-voluntaria-e-as-formas-de-noticiala

Setembro acolhe o DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/UNIVERSIDADE_E_SUICIDIO_LCF.html

Educar dá trabalho, quebrar preconceitos é muito difícil, mas não podemos desistir. O preconceito racial é tão forte que alguns precisam dizer que ‘é negro, mas possui alma branca’. Poucos podem ver pois depende de mediunidade específica, que é fatalidade evolutiva. Mediunidade sofre forte preconceito, inclusive entre espíritas.

http://aeradoespirito2.sites.uol.com.br/Artigos/EFEITO_INTELIGENTE_LCF.html

Mas, como sofrem as torres gêmeas!

http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores/formiga_Luiz_umbanda_candomble_torres_gemeas.htm

Ciganos também sofrem, no entanto, na oração de Santa Sara há simbolismo. Expressa a fé do cigano (que é apenas diferente), falando das forças das águas, com seus mistérios, para o homem do povo, pequeno diante dos ventos, das estrelas e da lua cheia. Nela se evoca a proteção diante dos olhos do adversário, ou das adversidades da vida. Com fé, o cigano roga que a Santa ilumine sua casa (mental). Que, com coração iluminado, possa ajudar ao próximo, sem distinção, como o Samaritano na parábola. Roga ainda que consiga ter uma palavra de amor para os que lhe venham pedir socorro.

http://www.forumespirita.net/fe/mensagens-de-animo/ainda-sobre-o-preconceito/

Nenhum preconceito! Aceitação total do outro, no atual estágio evolutivo. Isso é ética da tolerância no Núcleo Espírita Universitário.
_________________
Santa Sara Kali - O epíteto Kali significa "negra", porque sua tez é escura. Seu culto se liga ao culto das Madonas Negras. Livro: "Mistérios do Povo Cigano" - Editora Pallas 3ª Edição, 1998 - Rio de Janeiro/RJ

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home