.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O que se deve entender por pobres de espírito (palestra de Carlos Alberto)


O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO VII BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO

O que se deve entender por pobres de espírito

1. Bem-aventurados os pobres de espírito, pois que deles é o reino dos céus. (S. MATEUS, cap. V, v. 3.)

2. A incredulidade zombou desta máxima: Bem-aventurados os pobres de espírito, como tem zombado de muitas outras coisas que não compreende. Por pobres de espírito Jesus não entende os baldos de inteligência, mas os humildes, tanto que diz ser para estes o reino dos céus e não para os orgulhosos.
Os homens de saber e de espírito, no entender do mundo, formam geralmente tão alto conceito de si próprios e da sua superioridade, que consideram as coisas divinas como indignas de lhes merecer a atenção. Concentrando sobre si mesmos os seus olhares, eles não os podem elevar até Deus. Essa tendência, de se acreditarem superiores a tudo, muito amiúde os leva a negar aquilo que, estando-lhes acima, os depreciaria, a negar até mesmo a Divindade. Ou, se condescendem em admiti-la, contestam-lhe um dos mais belos atributos: a ação providencial sobre as coisas deste mundo, persuadidos de que eles são suficientes para bem governá-lo. Tomando a inteligência que possuem para medida da inteligência universal, e julgando-se aptos a tudo compreender, não podem crer na possibilidade do que não compreendem. Consideram sem apelação as sentenças que proferem.
Se se recusam a admitir o mundo invisível e uma potência extra-humana, não é que isso lhes esteja fora do alcance; é que o orgulho se lhes revolta à ideia de uma coisa acima da qual não possam colocar-se e que os faria descer do pedestal onde se contemplam. Dai o só terem sorrisos de mofa para tudo o que não pertence ao mundo visível e tangível. Eles se atribuem espírito e saber em tão grande cópia, que não podem crer em coisas, segundo pensam, boas apenas para gente simples, tendo por pobres de espírito os que as tomam a sério.
Entretanto, digam o que disserem, forçoso lhes será entrar, como os outros, nesse mundo invisível de que escarnecem. E lá que os olhos se lhes abrirão e eles reconhecerão o erro em que caíram. Deus, porém, que é justo, não pode receber da mesma forma aquele que lhe desconheceu a majestade e outro que humildemente se lhe submeteu às leis, nem os aquinhoar em partes iguais.
Dizendo que o reino dos céus é dos simples, quis Jesus significar que a ninguém é concedida entrada nesse reino, sem a simplicidade de coração e humildade de espírito; que o ignorante possuidor dessas qualidades será preferido ao sábio que mais crê em si do que em Deus. Em todas as circunstâncias, Jesus põe a humildade na categoria das virtudes que aproximam de Deus e o orgulho entre os vícios que dele afastam a criatura, e isso por uma razão muito natural: a de ser a humildade um ato de submissão a Deus, ao passo que o orgulho é a revolta contra ele. Mais vale, pois, que o homem, para felicidade do seu futuro, seja pobre em espírito, conforme o entende o mundo, e rico em qualidades morais.

Anotações sobre a lição

A lição do Evangelho conceitua pobre de espírito o que é humilde em face da Onipotência do Senhor da Vida e que O reconhece como a fonte originária de tudo o que existe.
Emmanuel, em “A caminho da luz”, no penúltimo capítulo, diz que “Toda a realidade é a do Espírito e toda a paz é a do entendimento do reino de Deus e de sua justiça.”
Na humanidade encarnada, contudo, ainda prevalece o entendimento comum que o homem de saber e de espírito é o que coloca a natureza como suficiente em si mesma, capaz de explicar a origem de tudo, e por pensar assim credita a si mesmo a supremacia em relação aos demais, afinal, é o detentor do verdadeiro poder: o conhecimento. Esse homem julga tudo merecer e se vê muito acima dos demais. Ele é um homem da ciência, portanto, senhor do conhecimento.
Visão estreita essa. Para os que pensam assim, a suficiência é assegurada pelo conhecimento e este, por sua vez, é adquirido da ciência, então ela é o seu deus e nela ele também se julga como que um.
Os limites mais extremados percorridos pela ciência humana sobre a explicação das origens reportam ao big bang (teoria da inflação cósmica). Tudo com o qual lidamos hoje sempre esteve contido ali, naquela concentração quase infinita de energias. Foi nessa grande explosão que as energias do começo deram origem a tudo o que existe. Nada vem de fora e todas as considerações se encerram nesses limites. Além desses limites, dizem esses intelectuais, não é ciência. Esse é o ponto mais recorrente a estribar os que tentam expulsar Deus da regência da vida, dos mundos e das coisas.
Desacreditam tudo o que tenta explicar mais além e menosprezam os que pensam e aceitam diferente, como nós, os animados pela fé, que reconhecemos Deus como causa primária de tudo o que existe, até mesmo antes do big bang. Essa forma de pensar foi letra acabada até há poucos anos. A ciência tudo explica e o Universo contém em si todas as possibilidades. O decreto da verdade está lançado!
Ocorre-nos lembrar Galileu Galilei quando afirmou que “a verdade é filha do tempo, e não da autoridade”. Ele também disse: “Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos”. Novas hipóteses estão sendo consideradas para explicar melhor a origem do Universo e uma delas, de natureza importante repousa exatamente sobre reformulação da hipótese da grande explosão inicial como causa originária, o começo de tudo.
Muitos imaginam que o big bang não é exatamente a origem de tudo, ele é um momento posterior em que outras forças ou condições prévias estavam presentes, considerando para isso, a origem em até outros universos. Dentre essas teorias, duas são mais geralmente citadas: a teoria das cordas e a teoria da conflagração – ecpirótico. Outras ideais a respeito são formuladas, como a dos universos paralelos ou dos multiuniversos, e tantas outras possibilidades estão sendo cogitadas neste exato momento.
Em nosso Universo, sabe-se há pouco tempo, que a maior parte da massa e da energia não são visíveis e nem detectáveis diretamente: a massa escura e a energia escura. A física Patricia Burchat, Profa. de Stanford, elucida que a matéria escura e a energia escura formam 96% do universo, elas não podem ser medidas diretamente, mas sua influência é imensa. Os cientistas acreditam que o Universo é composto de cerca de 4% de matéria visível, 26% de matéria escura e 70% de energia escura. O grande desafio para a ciência é explicar como interagem as energias escuras e matérias escuras com os 4% de matéria visível, que é o nosso Universo conhecido. Conhecimentos parciais já estão disponíveis nos grandes centros de pesquisas científicas do mundo. Persistindo as pesquisas, janelas de conhecimento irão surgindo e novas explicações, com novos conhecimentos estão na ordem das considerações científicas em algum momento no futuro próximo. É assim que a ciência avança.
O certo é que o homem pouco sabe sobre a constituição da natureza, da sua origem e das leis que a regem, presentes em todos os fenômenos observados e aqueles pressentidos, como os da matéria e da energia escura. Aliás, em quase tudo quando se mergulha nos detalhes, nos componentes ínfimos, nos infinitesimais, nas subpartículas dos átomos, o conhecimento até aqui colhido não passa de pequena fração diante da grandeza colossal da realidade presumível para o Universo.
Como se interligam a humildade com essas informações científicas? De muitos modos. Poderíamos inicialmente dizer que a ciência lê no livro da natureza criada por Deus; que os fenômenos físicos estão escritos em leis que, absolutamente, não foram escritas pelo acaso (Conjunto de causas imprevisíveis e independentes entre si, que não se prendem a um encadeamento lógico ou racional, e que determinam um acontecimento qualquer –Dic. Aurélio), e que, portanto, requerem uma autoria inteligente. A complexidade constatada em muitos aspectos da natureza e em fenômenos que ainda não podem ser verificados por leituras diretas, reforçam a ideia de que as coisas procedem de uma causa inteligente e suficiente em si mesma. E a lógica denota não ser a própria criatura a causa eficiente da natureza, ou seja, capaz de criar a si mesma. Assim, o livro que a ciência estuda é mesmo de autoria de Deus, esse sim causa eficiente de tudo o que existe. A natureza é criação de Deus e as leis que nela estão presentes, também.
Nestas considerações ligeiras, nosso objetivo não é fazer demonstrações de autor e causalidade, mas simplesmente denotar a impossibilidade de sustentação das idéias excludentes da supremacia de Deus sobre todo o Universo (ou infinitos universos, com infinitas dimensões), uma vez que sequer pode-se assegurar a existência a partir de um único universo, com origem no big bang, por exemplo.
Como somos animados pela fé, e temos a crença em Deus pai/mãe criador, vejamos o que nos diz O Livro dos Espíritos — Parte Primeira e Segunda - questões de 7 a 9; 27, 37, 85, e 86:
7. Poder-se-ia achar nas propriedades íntimas da matéria a causa primária da formação das coisas?
“Mas, então, qual seria a causa dessas propriedades? É indispensável sempre uma causa primária.”
Atribuir a formação primária das coisas às propriedades íntimas da matéria seria tomar o efeito pela causa, porquanto essas propriedades são, também elas, um efeito que há de ter uma causa.

8. Que se deve pensar da opinião dos que atribuem a formação primária a uma combinação fortuita da matéria, ou, por outra, ao acaso?
“Outro absurdo! Que homem de bom-senso pode considerar o acaso um ser inteligente? E, demais, que é o acaso? Nada.”
A harmonia existente no mecanismo do Universo patenteia combinações e desígnios determinados e, por isso mesmo, revela um poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso é insensatez, pois que o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a inteligência produz. Um acaso inteligente já não seria acaso.

9. Em que é que, na causa primária, se revela uma inteligência suprema e superior a todas as inteligências?
“Tendes um provérbio que diz: Pela obra se reconhece o autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. O orgulho é que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si. Por isso é que ele se denomina a si mesmo de espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!”
Do poder de uma inteligência se julga pelas obras. Não podendo nenhum ser humano criar o que a Natureza produz, a causa primária é, conseguintemente, uma inteligência superior à Humanidade.
Quaisquer que sejam os prodígios que a inteligência humana tenha operado, ela própria tem uma causa e, quanto maior for o que opere, tanto maior há de ser a causa primária. Aquela inteligência superior é que é a causa primária de todas as coisas, seja qual for o nome que lhe dêem.

27. Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o Espírito?
“Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas ao elemento material se tem que juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre o Espírito e a matéria propriamente dita, por demais grosseira para que o Espírito possa exercer ação sobre ela. Embora, de certo ponto de vista, seja lícito classificá-lo com o elemento material, ele se distingue deste por propriedades especiais. Se o fluido universal fosse positivamente matéria, razão não haveria para que também o Espírito não o fosse. Está colocado entre o Espírito e a matéria; é fluido, como a matéria, e suscetível, pelas suas inumeráveis combinações com esta e sob a ação do Espírito, de produzir a infinita variedade das coisas de que apenas conheceis uma parte mínima. Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que o Espírito se utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá.”
37. O Universo foi criado, ou existe de toda a eternidade, como Deus?
“É fora de dúvida que ele não pode ter-se feito a si mesmo. Se existisse, como Deus, de toda a eternidade, não seria obra de Deus.”
85. Qual dos dois, o mundo espírita ou o mundo corpóreo, é o principal, na ordem das coisas?
“O mundo espírita, que preexiste e sobrevive a tudo.”
86. O mundo corporal poderia deixar de existir, ou nunca ter existido, sem que isso alterasse a essência do mundo espírita?
“Decerto. Eles são independentes; contudo, é incessante a correlação entre ambos, porquanto um sobre o outro incessantemente reagem.”

Existe, sim, um Pai Criador do Espírito, da vida, da matéria, da energia. O Senhor supremo e absoluto, o foco radioso de onde tudo se originou e origina, porque nos disseram os Espíritos que Deus cria continuamente.
Repetimos aqui a revelação contida na questão 9, acima transcrita: “Vede a obra e procurai o autor. O orgulho é que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si. Por isso é que ele se denomina a si mesmo de espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!”. Nesse pensamento está a síntese explanada na lição de “O Evangelho segundo O Espiritismo’ quanto aos motivos que levam o homem a não aceitar a supremacia de Deus sobre a vida, a natureza e o destino das criaturas.
Galileu também disse que Deus nos dotou de sentidos, razão e intelecto para serem utilizados. Utilizados com o exercício do livre arbítrio; mediante o trabalho útil; sob as ponderações da lei de ação de reação; com responsabilidade perante a Justiça Indefectível que estabeleceu para todos; entre erros e acertos, reparados pelo jugo suave e fardo leve como nos ofereceu Jesus, o Divino Mestre; e, com os frutos contabilizados na Lei de Progresso, como ensinado nos Evangelhos e na Doutrina dos Espíritos. Assim, estaremos aptos a caminhar pelos rumos evolutivos. Aquele que segue os mandamentos ensinados por Jesus não andará em trevas e terá a luz da vida.
Aos orgulhosos, “digam o que disserem, forçoso lhes será entrar, como os outros, nesse mundo invisível de que escarnecem. E lá que os olhos se lhes abrirão e eles reconhecerão o erro em que caíram. Deus, porém, que é justo, não pode receber da mesma forma aquele que lhe desconheceu a majestade e outro que humildemente se lhe submeteu às leis, nem os aquinhoar em partes iguais.”
Tudo vem de Deus, repetimos: a vida imortal do Espírito; a natureza; os mundos espirituais; as leis universais. Ele a tudo sustenta e alimenta com o seu hálito inefável. Quanto mais cedo reconhecermos a sobrevalência de Deus e nos afeiçoarmos aos princípios e leis estabelecidas para a criação, mais eficientemente caminharemos pelos caminhos da imortalidade, onde estivermos, aqui ou nos planos espirituais.
Por isso Jesus destacou a simplicidade de coração e humildade de espírito como requisitos para nos aproximarmos de Deus. Somente nos religando ao Pai Criador conseguiremos os meios de avançarmos para uma vida melhor.
Estudando o livro da natureza com o entendimento de que seu autor é Deus, estaremos firmemente caminhando para a verdadeira iluminação, para a verdadeira ventura, para a verdadeira felicidade e amor incondicional.
A ciência com Deus é poderoso instrumental de progresso; sem essa premissa, não passa de galho cortado da árvore e exposto ao vento, dentro de pouco tempo desidrata, murcha e morre.
Todas as afirmativas provindas da ciência, sem Deus, merecerá reparos mais hoje mais amanhã, porque lhes faltam o fundamental: as raízes e os nutrientes que a sustentam. A criatura orgulhosa de si mesma, de seus feitos, de sua ilusória suficiência não passa de galho podado e posto ao vento.
Este pequeno ensaio visa mostrar uma das mais perigosas e perniciosas fontes do orgulho desmedido: a presunção do saber suficiente. Homens assim não aceitam a possibilidade de Deus pela séria ameaça de serem relegados à subalternidade, por eles inaceitável. Então desqualificam e desmerecem o Foco Radioso na vã quimera de poderem mudar a realidade. A miopia em nome da ciência é uma das mais severas cegueiras.
Como o conceito de humildade e seu entendimento são muito mais amplos, deixamos que os Espíritos nos ensinem nos vários excertos contidos na literatura espiritual, a seguir.
Fraternalmente,

Carlos Alberto



EXCERTOS EXTRAÍDOS DO “INDICADOR ESPÍRITA”, v.67, de João Gonçalves Esclarecimentos a respeito do Indicador Espírita. O tema humildade é tão intensamente tratado pela Espiritualidade que a bibliografia é por demais extensa. O autor do Indicador Espírita recorreu ao expediente das abreviaturas para compactar ao máximo o tamanho do texto na indicação das fontes, e mesmo assim, ainda é muito volumoso. Juntou-se, ao final, as abreviaturas do valioso trabalho de João Gonçalves para quem desejar saber em quais obras se baseou para a extração dos excertos. HUMILDADE - 1423 - A humildade é uma conquista da consciência que se expressa em forma de alegria, de plenitude. Quando se manifesta com sofrimento, desprezo por si mesmo, violenta desconsideração pela própria vida, exibe o lado oculto da vaidade, da violência reprimida e chama a atenção para aquilo que, legitimamente, deve passar despercebido. A humildade é uma atitude interior perante a vida, jamais uma indumentária exterior que desperta a atenção, exibindo o lado oculto da vaidade. É uma conquista da consciência que se expressa em forma de alegria, de plenitude. Quando o “self” assoma e governa o ser, os estímulos são sempre positivos, mesmo que tenham origem negativa ou agressiva. Não se contamina nem se amargura, porque, em equilíbrio, possui “valor”, não tendo necessidade de valorização. JOANNA DE ÂNGELIS em SCS 5 - LEP 759 - ATA 58 - ATD 6 e 11 - ELF 13 - ILI 26 - PZA 22 - SDF 16 - vtb 196, 912, 1513, 1731, 2204, 2330, 2723, 2974m, 3063 e 3297f HUMILDADE - 1424 - A humildade, em qualquer situação, acende luz em nossas almas, gerando, em torno de nós, abençoados recursos de simpatia fraterna. Sem humildade é impossível ser feliz. A humildade é um anjo mudo. ANDRÉ LUIZ em ARC 19 e SNV 26 e 34 - ATT 32 - CME 7 - HRM 1 - LNL 49 - MDS 46 - MPT 11 - MTA 2 - MTS 3 - TPL 14 - TDL 26 - VEV 25 - vtb 146, 242t, 518, 970, 1122f, 1169, 1495f, 3029 e 3032 HUMILDADE - 1425 - A soberba precede a ruína e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos. PVB 16:18 e 19 - ALC 5 - CRI 20 - ETN 5 - FEV 10 - FVV 101 - MDL 35 - MSA 36 e 50 - RES 38 - TCB 8 - vtb 2335m e 2968 HUMILDADE - 1426 - Achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz. FLP 2:8 - ABR 20 - ELZ 24 - PNS 62 - PVD 20 - RES 17 - SGU 7 - STL 19 - vtb 1442m e 1618 HUMILDADE - 1427 - Aquele que se tornar humilde como um menino, esse é o maior no reino dos céus. MAT 18:4, 20:27 e 23:11 - EVG 7/3 e 6 - AIM 3 - DDV 10 - EGTPG 198 - LZA 7 - RES 29 - SNV 34 - TCB 28 - TRL 10 - vtb 481, 552m, 598m, 2174m, 2782 e 2788 HUMILDADE - 1428 - Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino do céu. MAT 5:3 - LUC 6:20 - PVB 16:19 - EVG 7/todo - ALZ 1 - AVV 20 - BNV 11 - CNA 2 - CSL 313 - CTA 3 - DNH 11 e 14 - DPMPG 265 - EGTPG 203 - ETS 41 e 120 - FEV 8 - ILS 6 - MDR 6 - NSS 13 - PJS 38 - PLP 2 - RFG 8 e 9 - SHA 1 - VCM 9 - VMO 2 - VRT 10 - VVA 11 HUMILDADE - 1428m - Costumamos confundir, erroneamente, humildade com servidão, submissão e covardia. Ela é, sobretudo, “a lucidez que nasce das profundezas do Espírito”. Não está relacionada com o nosso aspecto exterior, mas com a maneira como percebemos as pessoas e as circunstâncias. É a habilidade de ver claramente, sem defesas ou distorções, pois nos limpa a visão e nos livra dos falsos valores. HAMMED em IMS 30 - vtb 428m, 1186, 2330m e 3382m HUMILDADE - De Emmanuel. v. 3140m HUMILDADE - 1429 - De João Batista: É necessário que Ele cresça e que eu diminua. JOO 3:30 - CDC 37 - CES 13 - CSL 309 - DLG 1.11 - FEV 43 - MDD 22 - VLZ 76 - vtb 1179 e 1634 HUMILDADE - 1430 - De Paulo: Sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. ROM 1:14 - CVV 17 - IES 86 - LVS 1 - MRCPG 184 - PETPG 494 - VLZ 126 e 150 - vtb 517, 823, 1165, 2870 e 2954 HUMILDADE - 1431 - De Pedro: Porque olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem? (o coxo do templo, que Pedro havia curado). ATS 3:12 - vtb 732 e 1462 HUMILDADE - 1432 - De Pedro: Senhor, ausenta-te de mim, que sou pecador. LUC 5:8 - CMQPG 184 a 187 - EGTPG 190 HUMILDADE - 1433 - Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes. TGO 4:6 - PPD 5:5 - SLM 138:6 - PVB 3:34 e 29:23 - LMD Cap. 31/19 - ALC 10 e 15 - ELZ 49 - IDL 11 e 13 - MUN 17 - VEV 25 - vtb 1835, 2032, 2067p e 2294p HUMILDADE - 1434 - Jesus lava os pés dos discípulos. JOO 13:5 - BNV 25 - CSL 314 e 315 - CVV 5 - EGTPG 199 - EPZ 29 - ETD 31 - SDA 19 HUMILDADE - 1435 - Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. FLP 2:3 - CVV 3 - EMC 49 - NLR 13 HUMILDADE - 1436 - Não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes. ROM 12:16 - LEP Prolegômenos - EPV 53 - FVV 118 - PCT 2 - VDL 10 - vtb 2331 HUMILDADE - 1437 - Não há nem lacuna nem imperfeição no Universo. A obra divina é harmônica e perfeita. Dessa obra o homem não vê senão um fragmento e, todavia, pretende julgá-la através de suas acanhadas percepções. O homem, na vida presente, não é mais que um ponto no tempo e no espaço. Para julgar a Criação, ser-lhe-ia preciso abrangê-la inteiramente, medir a escala dos mundos que é chamado a percorrer, e a sucessão das existências que o aguardam no seio dos séculos por vir. Esse vasto conjunto escapa as suas concepções; daí os seus erros; daí a deficiência de suas apreciações. LÉON DENIS em CTNPG 93 - CTNPG 231 - LEP 55 - LMD 74/25 - ABR 2 - AGT 26 - CFZ 17 - EES 2 - ELZ 48 - ETS 128 - GRNPG 101 - ILS 13 - INS 17 - LBT 1 - OBV 3 - PAMPG 28 - RTR 1 e 40 - vtb 801 e 2196 HUMILDADE - 1438 - O exemplo da humildade é a maior força para a transformação das criaturas. Ela é a chave de nossa libertação. ANDRÉ LUIZ em CES 18 e EMMANUEL em IES 53 - LRE 48 - SDN 25 - vtb 1164, 1183m, 1568, 1618 e 2830 HUMILDADE - 1439 - O fato de já conhecermos as nossas fraquezas e defini-las, já constitui um passo muito importante no progresso espiritual, porque, com isso, já não mais ignoramos onde e como atuar em auxílio da própria cura e burilamento. EMMANUEL em RUM 23 - EVG 27/14 - ACT 3 - CSL 125 - EED 18 - EXP 10 - IMS 16 - IPS 21 - LPA 24 - MTA 20 - NLR 30 - NSC 30 - POB 25 - RIM 19 - RTT 46 - SMD 56 - UME 5 - VDS 3 - vtb 193m, 229m, 242t, 515, 633m, 883, 916p, 1035, 1266m, 1558, 1589f, 1676m, 1824m, 2250h, 3076m e 3369 HUMILDADE - 1440 - O homem criterioso, a fim de ser feliz, olha sempre para baixo e não para cima, a não ser para elevar sua alma ao infinito. LEP 923 - EVG 5/23 - ANT 6 - NRF 18 - VZG 18 - vtb 539m, 751m e 1273 HUMILDADE - 1441 - O homem inteligente na Terra compreende desde cedo o quanto necessita crescer e desenvolver-se humildemente perante o Cosmo. Não cessa de estudar nem de experimentar, respeitando em todos os indivíduos os seus recursos e mais empenhando-se em adquirir conhecimentos novos, sempre que se lhe deparem oportunidades adequadas. JOANNA DE ÂNGELIS em DSG 25 - ELF 9 - POB 24 - vtb 445b, 957, 973m, 1674m, 2137p, 2619m, 2741, 2912 e 2931 HUMILDADE - 1442 - O que confessa suas transgressões alcançará misericórdia. PVB 28:13 - LUC 15:21 - CME 30 - IES 76 - NPM 6 - vtb 513 e 2464 HUMILDADE - 1442m - Por humilhar-se no seio da terra, a semente aprende a morrer para renovar-se, enriquecendo o celeiro. Por vergar-se ante a ventania, a erva tenra consegue sobreviver à passagem da tormenta. Humilha-te, engrandecendo a vida que te cerca, e a vida te exaltará. Jesus preferiu sofrer e dobrar-se na cruz, porque, com a grandeza imortal do sacrifício, construiu o caminho para a redenção de todas as criaturas. EMMANUEL em PDC 7 - SMF 23 - vtb 809m, 1318m, 1426, 1618, 1775m, 2121, 2489m, 2744 e 3106t HUMILDADE - 1443 - Quem a si se exalta será humilhado e quem a si se humilha será exaltado. MAT 23:12 - LUC 14:11, 16:15 e 18:14 - TGO 4:10 - PPD 5:6 - JOH 22:29 - LEP 275a e 276 - EVG 7/12 e 13/4 - LMD Cap. 31/15 - ALC 11 - ARC 17 - CDV 15 - CVD 36 - LES 16 - NPM 39 e 40 - NSS 1 - PJS 27 - PLE 19 e 26 - RTT 6 - SMD 75 - SMT 28 - vtb 2462, 2477 e 3056m HUMILDADE - 1444 - Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, de entranhas de humildade e mansidão. CLS 3:12 - PPD 5:5 - ATT 36 - AVD 1 - CRF 52 - DMV 59 - ETS 95 - FEV 31 - JVN 46 - LZV 17 - MPT 22 - PVD 24 - VLZ 89 - VZG 55 HUMILDADE - 1445 - Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos. MAR 9:35 - MAT 20:26 e 27 - LVV 22 - MMD 56 - OTM 35 - SOL 8 - TCL 28 - TRL 5 - VLZ 56 - vtb 1815 HUMILDADE - Sem humildade é impossível ser feliz. v. 242t e 1424 HUMILDADE - 1445m - Ser humilde é auscultar a origem real das coisas, não com os olhos da ilusão, mas com os da realidade, despojando-se da imaginação fantasiosa de uma ótica mental distorcida, nascida naqueles que sempre acham que merecem os “melhores lugares” em tudo. Por não estarmos realizando um constante exercício de auto-observação, quase sempre deduzimos ou captamos a realidade até certo ponto e depois concluímos o restante a nosso bel-prazer, criando assim ilusões e expectativas desgastantes que nos descentralizam de nossos objetivos. HAMMED em RTT 6 - RTT 23 - DDA 3 - PZA 23 - vtb 030m, 195m, 245m, 1332, 1488, 1495h, 1507, 2330m, 2334f, 2477, 2697m, 3286 e 3297f HUMILDADE - 1446 - Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinos, ele aponta essas duas virtudes como sendo as que conduzem à eterna felicidade. ALLAN KARDEC em EVG 15/3 e 5 - EVG Introdução I, 7/2 e 17/3 - LEP 918 Obs - OBPPG 225 a 232 - CLA 70 - CVD 28 - EPV 32 - ETS 34 - LPE 35 - LZM 7 - NPM 55 - PJS 23 - RET 2 - TDP 26 - vtb 141, 360, 365p, 902, 1484, 2086 e 2332

ÍNDICE DAS ABREVIATURAS UTILIZADAS PELO AUTOR:

ABD - ABAIXO A DEPRESSÃO - 4ª Ed. CEAC, 2003. Numerar os Cap. a partir de “das baratas”, 31 ao todo.
ABR - ABRIGO - 1ª Ed. IDE, 1986
ABS - ABENÇOA SEMPRE - 1ª Ed. GEEM, 1993. Numerar os Cap. a partir de “Abençoemos”, 20 ao todo
ACO - ALMA E CORAÇÃO - Ed. Pensamento, 1969
ACT - AGENDA CRISTÃ - 15ª Ed. FEB, 1976
ADR - ALVORADA DO REINO, 1ª Ed. IDEAL, 1988
ADV - ADOLESCÊNCIA E VIDA - 3ª Ed. Alvorada, 1997
AEC - AÇÃO E CAMINHO - 1ª Ed. IDEAL, 1987
AES - ANTOLOGIA DA ESPIRITUA¬LIDADE - 1ª Ed. FEB, 1971
AGD - AGENDA DE LUZ - 1ª Ed. IDEAL, 1998
AGT - AGORA É O TEMPO - 1ª Ed. IDEAL, 1984
AIM - AMOR, IMBATÍVEL AMOR, 3ª Ed. Alvorada, 1999
ALC - ALVORADA CRISTÃ - 7ª Ed. FEB, 1983
ALE - À LUZ DO ESPIRITISMO, 4ª Ed. Alvorada, 1988
ALM - ALGO MAIS - 3ª Ed. IDEAL, 1985
ALV - ALMA E VIDA - 1ª Ed. CEU, 1984
ALZ - ALMA E LUZ - 1ª Ed. IDE, 1990
AMG - AMIGO, 7ª Ed. CEU, 1979
AMO - Amós (VT)
ANH - AMANHECE - 2ª Ed. GEEM, 1976
ANT - ANTOLOGIA ESPIRITUAL - 1ª Ed. ALVORADA, 1993
APC - Apocalipse do Apóstolo João (NT)
APE - ATUALIDADE DO PENSAMENTO ESPÍRITA - 1ª Ed. Alvorada, 1998
API - A UM PASSO DA IMORTALIDADE - 2ª Ed. Alvorada, 1988. Numerar os Cap. a partir de “Carma e Vida”, 25 ao todo
APV - APOSTILAS DA VIDA - 1ª Ed. IDE, 1986
AQM - ALQUIMIA DA MENTE - 2ª Ed. LACHÂTRE, 1994
ARC - AÇÃO E REAÇÃO - 3ª Ed. FEB, 1965
ASV - ASSIM VENCERÁS - 3ª Ed. IDEAL, 1984
ATA - ALERTA - 1ª Ed. ALVORADA, 1981
ATD - AUTODESCOBRIMENTO - UMA BUSCA INTERIOR, 4ª Ed. LEAL, 1995
ATE - ATENÇÃO - 16ª Ed. IDE, 1981
ATP - APÓS A TEMPESTADE - 2ª Ed. ALVORADA, 1977
ATR - ATRAVESSANDO A RUA - 1ª Ed. IDE, 1985
ATS - Atos dos Apóstolos (NT)
ATT - ATRAVÉS DO TEMPO - 2ª Ed. LAKE, 1983
AVD - AULAS DA VIDA - 2ª Ed. IDEAL, 1984
AVE - ANTE O VIGOR DO ESPIRITISMO - 1ª Ed. FRATER, 1998
AVL - AÇÃO, VIDA E LUZ - 1ª Ed. CEU, 1991. Numerar os capítulos a partir de "Necessidade de Ação", 20 ao todo
AVV - ALEGRIA DE VIVER, 3ª Ed. Alvorada, 1987

BAC - BUSCA E ACHARÁS - 1ª Ed. IDEAL, 1976
BDA - BÊNÇÃOS DE AMOR, 1ª Ed. CEU, 1993. Numerar os Cap. a partir de “Ressurreição”, 20 ao todo
BNV - BOA NOVA - 17ª Ed. FEB, 1987
BPZ - BÊNÇÃO DE PAZ - 5ª Ed. GEEM, 1976
BVS - BRILHE VOSSA LUZ - 1ª Ed. IDE, 1987
CAI - CAMINHO ILUMINADO, 1ª Ed. CEU, 1997
CAP - CONTOS E APÓLOGOS, 6ª Ed. FEB, 1987

CAT - CRÔNICAS DE ALÉM-TÚMULO - 9ª Ed. FEB, 1981
CAV - CANAIS DA VIDA - 1ª Ed. CEU, 1986
CDA - CAMINHOS DO AMOR - 1ª Ed. CEU, 1983
CDC - CARTAS DO CORAÇÃO - 3ª Ed. LAKE, 1952. Numerar os Cap. a partir de “Reflexões”, 136 ao todo
CDE - CARIDADE - 2ª Ed. IDE, 1980
CDM - CONDOMÍNIO ESPIRITUAL, 2ª Ed. Folha Espírita, 1993
CDT - CINTILAÇÃO DAS ESTRELAS - 1ª Ed. FRATER, 1992
CDV - CONTOS DESTA E DOUTRA VIDA - 7ª Ed. FEB, 1987
CED - A CIÊNCIA DO ESPÍRITO - 1ª Ed. O CLARIM, 1985
CES - CONDUTA ESPÍRITA - 7ª Ed. FEB, 1979
CEX - CONFLITOS EXISTENCIAIS - 1ª Ed. Alvorada, 2005
CFN - O CÉU E O INFERNO - 36ª Ed. FEB, 1967
CFS - CONFIA E SERVE - 3ª Ed. IDE, 1989
CFZ - CEIFA DE LUZ - 1ª Ed. FEB, 1980
CHG - CHICO XAVIER EM GOIÂNIA - 2ª Ed. GEEM, 1992
CLA - COLETÂNEAS DO ALÉM - 1ª Ed. FEESP, 1981. Numerar os capítulos a partir de "A Criança e o Futuro", 71 ao todo
CLB - CELEIRO DE BÊNÇÃOS - 2ª Ed. ALVORADA, 1984
CLS - Epístola do Apóstolo Paulo aos Colossences (NT)
CMA - CALMA - 2ª Ed. GEEM, 1980. Numerar os capítulos a partir do prefá¬cio "Calma", 33 ao todo
CME - CAMINHO ESPÍRITA - 1ª Ed. IDE, 1983
CMM - COMANDOS DO AMOR - 1ª Ed. IDE, 1988
CMQ - CRISTIANISMO: A MENSAGEM ESQUECIDA - 1ª Ed. O CLARIM, 1988
CMS - CAMINHOS, 2ª Ed. CEU, 1980
CNA - O CÉU AO NOSSO ALCANCE - 1ª Ed. CEAC, 1997. Numerar os Cap. a partir de “Auto-ajuda”, 40 ao todo
CNV - CONVIVÊNCIA - 2ª Ed. CEU, 1984
COI - COMPROMISSOS ILUMINATIVOS - 1ª Ed. ALVORADA, 1991
CPL - CHICO XAVIER PEDE LICENÇA - 7ª Ed. GEEM, 1984
CPN - COMPANHEIRO - 13ª Ed. IDE, 1977
CRA - CURA - 1ª Ed. GEEM, 1988. Nu¬merar os capítulos a partir de "Perante Deus", 26 ao todo
CRF - CORREIO FRATERNO - 2ª Ed. FEB, 1978
CRG - CORAGEM - 2ª Ed. CEC, 1973
CRI - CRESTOMATIA DA IMORTALIDADE - 2ª Ed. ALVORADA, 1969
CRT - CORRENTEZA DE LUZ - 1ª Ed. Editora Fráter Livros Espíritas Ltda, 1991
CSL - O CONSOLADOR - 7ª Ed. FEB, 1977
CTA - CONSTRUÇÃO DO AMOR - 1ª Ed. CEU, 1988. Numerar os Cap. a partir de “ante o Evangelho”, 20 ao todo
CTD - A CONSTITUIÇÃO DIVINA - 2ª Ed. Gráfica São João Ltda, 1989. Nu¬merar os capítulos a partir de "Cequessu", 31 ao todo
CTL - CENTELHAS - 3ª Ed. IDE, 1992
CTN - CRISTIANISMO E ESPIRITISMO - 6ª Ed. FEB, 1971
CVC - CONTOS QUE A VIDA CONTA - 1ª Ed. Casa do Caminho
CVD - CONVITES DA VIDA - 3ª Ed. ALVORADA, 1978
CVM - CONVIVER E MELHORAR - 9ª Ed. Boa Nova, 1999
CVO - CAMINHOS DE VOLTA - 3ª Ed. GEEM, 1976
CVR - CALVÁRIO DE LIBERTAÇÃO - 1ª Ed. ALVORADA, 1979
CVV - CAMINHO, VERDADE E VIDA - 9ª Ed. FEB, 1981

DAG - DEUS AGUARDA - 1ª Ed. GEEM, 1980. Numerar os capítulos a partir de "Em Caminho", 21 ao todo
DAP - DOUTRINA E APLICAÇÃO - 1ª Ed. CEU, 1989. Numerar os capítulos a partir de "União", 20 ao todo
DCS - DECISÃO - 1ª Ed. IDE, 1990
DDA - AS DORES DA ALMA - 11ª Ed. Boa Nova, 1998. Numerar os Cap. a partir de “Crueldade”, 46 ao todo
DDC - DIVERSIDADE DOS CARISMAS - Volume I - 3ª Ed. Academia Editora e Livraria Ltda, 1993
DDL - DOUTRINA DE LUZ - 1ª Ed. GEEM, 1990.
Numerar os capítulos a partir de “Unificação”, 20 ao todo
DDR - DIVERSIDADE DOS CARISMAS - Volume II - 2ª Ed. Academia Editora e Livraria Ltda, 1993
DDV - DIÁLOGO DOS VIVOS - 3ª Ed. GEEM, 1976
DED - DESAFIOS DA EDUCAÇÃO - 2ª Ed. FRATER, 1995
DEX - DIRETRIZES PARA O ÊXITO - 1ª Ed. Alvorada, 2004
DKA - DE KENNEDY AO HOMEM ARTIFICIAL - 2ª Ed. FEB, 1974
DLG - DIÁLOGO - 3ª Ed. U.S.E., 1993
DMD - DESAFIOS DA MEDIUNIDADE, 1ª Ed. FRATER, 2001
DMF - DIAMANTES FATÍDICOS - 1ª Ed. Alvorada, 2005
DMV - DIMENSÕES DA VERDADE - 2ª Ed. ALVORADA, 1977. Numerar os capítulos a partir de "Céu e Inferno", 60 ao todo
DNH - DINHEIRO - 1ª Ed. IDE, 1986
DNL - Daniel (VT)
DPE - DESPERTAR DO ESPÍRITO, 1ª Ed. Alvorada, 2000. Numerar os Cap. a partir de “A Busca”, 35 ao todo
DPM - DEPOIS DA MORTE - 10ª Ed. FEB, 1978
DPV - DEPOIMENTOS VIVOS - 1ª Ed. Alvorada, 1974
DSF - DESPERTE E SEJA FELIZ, 2ª Ed. LEAL, 1997
DSG - DIAS GLORIOSOS - 2ª Ed. Alvorada, 1999
DSM - O DESTINO EM SUAS MÃOS - 1ª Ed. CEAC, 1998. Numerar os Cap. a partir de "Vida Abundante", 17 ao todo
DTE - DOUTRINA-ESCOLA, 1ª Ed. IDE, 1996
DTR - O quinto livro de Moises chamado Deuteronômio (VT)
DTV - DOUTRINA E VIDA - 1ª Ed. CEU, 1987. Numerar os Cap. a partir de “Em honra a Kardec”, 20 ao todo

ECD - ESCADA DE LUZ - 1ª Ed. CEU, 1999
ECL - Livro dos Eclesiastes ou Pregador (VT)
EDA - ESCULTORES DE ALMAS - 1ª Ed. CEU, 1988. Numerar os Cap. a partir de “Nada é Inútil”, 22 ao todo
EDL - EDUCANDÁRIO DE LUZ - 1ª Ed. IDEAL, 1984
EDM - ENTRE OS DOIS MUNDOS - 1ª Ed. Alvorada, 2004
EDP - ENDEREÇOS DA PAZ - 1ª Ed. CEU, 1982
EDV - EDUCAÇÃO E VIVÊNCIAS - 2ª Ed. FRATER, 1993
EED - ENCONTROS E DESENCON¬TROS - 1ª Ed. Gráfica São João Ltda. Nume¬rar os capítulos a partir de "Expiação ou Regeneração", 31 ao todo
EES - ESTUDOS ESPÍRITAS - 1ª Ed. FEB, 1982
EFE - Epístola do Apóstolo Paulo aos Efésios (NT)
EFQ - ENFOQUES ESPÍRITAS - 3ª Ed. Alvorada, 1980
EGT - O EVANGELHO GNÓSTICO DE TOMÉ - 2ª Ed. Lachâtre, 1995
ELF - EM ALGUM LUGAR NO FUTURO - 2ª Ed. Alvorada, 1987
ELP - ELUCIDAÇÕES ESPÍRITAS - 2ª Ed. SEJA, 1992
ELZ - ESCRÍNIOS DE LUZ - Ed. O CLA¬RIM. Numerar os capítulos a partir de "Ante o Sol Eterno", 56 ao todo
EMC - ENCONTRO MARCADO - 3ª Ed. FEB, 1978
EMN - EMMANUEL - 7ª Ed. FEB, 1970
EMT - EMENTÁRIO ESPÍRITA - 4ª Ed. O Clarim, 1969. Numerar os Cap. a partir de “Súplica do corpo”, 60 ao todo
ENA - O ESPIRITISMO NA ARTE - Ed. Arte & Cultura, 1990
ENC - ENDEREÇO CERTO - 3ª Ed. IDE, 1988
ENL - ENTREVISTAS & LIÇÕES - 1ª Ed. Gráfica e Editora Espírita Paulo de Tarso, 1999
EPD - EPISÓDIOS DIÁRIOS - 8ª Ed. Alvorada, 1985
EPH - O ESPIRITISMO E OS PROBLEMAS HUMANOS - 2ª Ed. U.S.E., 1985
EPL - ESPERANÇA E LUZ - 1ª Ed. CEU, 1993. Numerar os Cap. a partir de “Grandeza”, 20 ao todo
EPM - EDUCAÇÃO PARA A MORTE - 1ª Ed. Editora Espírita Correio Frater¬no do ABC, 1984
EPV - ESPÍRITO E VIDA - 2ª Ed. ALVO¬RADA, 1978
EPZ - ENCONTROS DE PAZ - 1ª Ed. IDE, 1985
ESC - O ESSENCIAL - 1ª Ed. CEU, 1986. Numerar os capítulos a partir de "Vem e Auxilia", 30 ao todo
ESD - O Livro de Esdras (VT)
ESV - ESPERA SERVINDO - 1ª Ed. GEEM, 1985
ETC - ENTRE A TERRA E O CÉU - 5ª Ed. FEB, 1972
ETD - ESTUDANDO O EVANGELHO - 4ª Ed. FEB, 1982
ETN - ESTRADAS E DESTINOS - 1ª Ed. CEU, 1987; Numerar os Cap. a partir de “Caridade e Vida”, 23 ao todo
ETR - ENTRE IRMÃOS DE OUTRAS TERRAS - 5ª Ed. FEB, 1978
ETS - EM TORNO DO MESTRE - 4ª Ed. FEB, 1979. Numerar os capítulos a partir de "O Pai e o Filho", 135 ao todo
ETV - ESTANTE DA VIDA - 5ª Ed. FEB, 1987
EVD - O ESPÍRITO DA VERDADE - 4ª Ed. FEB, 1982
EVG - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - 76ª Ed. FEB, 1978
EVM - EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS - 3ª Ed. FEB, 1971
EVV - ESTUDE E VIVA - 5ª Ed. FEB, 1982
EXD - O segundo livro de Moises chamado Êxodo (VT)
EXP - EXCURSÃO DE PAZ - 1ª Ed. CEU, 1990. Numerar os Cap. a partir de “Evangelho em Ação”, 20 ao todo
EZQ - Ezequiel (VT)

FDI - A FORÇA DAS IDÉIAS - 1ª Ed. O CLARIM, 1994. Numerar os Cap. a partir de “Pátria do Evangelho”, 39 ao todo
FDL - FONTE DE LUZ - 4ª Ed. Minas Editora, 2000. Numerar os Cap. a partir de “Jesus em Família”, 35 ao todo.
FEV - FLORAÇÕES EVANGÉLICAS - 3ª Ed. ALVORADA, 1987
FGP - FUGINDO DA PRISÃO - 1ª Ed. Gráfica São João Ltda, 1996. Numerar os Cap. a partir de “O melhor e o Pior”, 20 ao todo
FLD - FILHO DE DEUS - 6ª Ed. Alvorada, 1986
FLM - Epístola do Apóstolo Paulo a File¬mon (NT)
FLP - Epístola do Apóstolo Paulo aos Filipenses (NT)
FML - FAMÍLIA - 3ª Ed. CEU, 1981. Numerar os capítulos a partir de "Em Família", 33 ao todo
FPA - FÉ, PAZ E AMOR - 1ª Ed. GEEM, 1989. Numerar os capítulos a partir de "Fé, Rogativa e Resultado", 20 ao todo
FPZ - FONTE DE PAZ - 2ª Ed. IDE, 1988
FVV - FONTE VIVA - 10ª Ed. FEB, 1982

GAL - Epístola do Apóstolo Paulo aos Gálatas (NT)
GAM - GARIMPO DE AMOR - 2ª Ed. Alvorada, 2003
GELC - GRANDE ENCICLOPÉDIA LAROUSSE CULTURAL 1995 - Ed. Nova Cultural Ltda
GEN - O primeiro livro de Moises chama¬do Gêneses (VT)
GNS - A GÊNESE - 33ª Ed. FEB, 1990
GPT - GRILHÕES PARTIDOS - 2ª Ed. ALVORADA, 1974
GRN - O GRANDE ENIGMA - 7ª Ed. FEB, 1983

HBC - Habacuque (VT)
HCT - HORA CERTA - 1ª Ed. GEEM, 1987. Numerar os capítulos a partir de "Agora, não depois", 20 ao todo
HDV - HISTÓRIAS DA VIDA - 2ª Ed. IDE, 1983
HEB - Epístola aos Hebreus (NT)
HIT - O HOMEM INTEGRAL - 2ª Ed. Alvorada, 1990
HNM - HAHNEMANN - O Apóstolo da Medicina Espiritual - 5ª Ed. CELD, 2004
HNV - O HOMEM NOVO - 1ª Ed. Cor¬reio Fraterno do ABC, 1983
HOJ - HOJE - 2ª Ed. CEU, 1984
HRM - HARMONIZAÇÃO - 1ª Ed. GEEM, 1990. Numerar os Cap. a partir de “Últimos”, 20 ao todo
HTF - HISTÓRIAS QUE TRAZEM FELICIDADE - 1ª Ed. CEAC, 2004. Numerar os Cap. a partir de “Tipos de solo”, 15 ao todo

IDL - IDÉIAS E ILUSTRAÇÕES - 2ª Ed. FEB, 1978
IES - IDEAL ESPÍRITA - 7ª Ed. CEC, 1973
ILI - ILUMINAÇÃO INTERIOR - 1ª Ed. Alvorada, 2002
ILS - INTERVALOS - 1ª Ed. O CLA¬RIM, 1981. Numerar os capítulos a partir de "Intervalos", 26 ao todo
IMS - A IMENSIDÃO DOS SENTIDOS - 6ª Ed. Boa Nova, 2000. Numerar os Cap. a partir de “Mediunidade e Religião”, 36 ao todo
IND - INDULGÊNCIA - 1ª Ed. IDE, 1989
INS - INSPIRAÇÃO - Ed. GEEM. Nume¬rar os capítulos a partir de "Ante a Vida", 33 ao todo
IPS - INSTRUÇÕES PSICOFÔNICAS - 3ª Ed. FEB, 1974
IRM - IRMÃO - 1ª Ed. IDEAL, 1980
IRU - IRMÃOS UNIDOS - 1ª GEEM, 1988
ISS - Isaias (VT)
ITM - INTERCÂMBIO MEDIÚNICO - 5ª Ed. Alvorada, 1985
ITP - INSTRUMENTOS DO TEMPO - 2ª Ed. GEEM, 1975
JAT - JESUS E ATUALIDADE - Ed. Pensamento, 1989
JEV - JESUS E O EVANGELHO - 1ª Ed. Alvorada, 2000. Numerar os Cap. a partir de “Soberanas Leis”, 35 ao todo

JOE - Joel (VT)
JOH - O livro de Jó (VT)
JOI - JÓIA - 1ª Ed. CEU, 1985
JOO - O Evangelho segundo João (NT)
JRM - Jeremias (VT)
JSU - O livro de Josué (VT)
JUD - Epístola Universal de Judas (NT)
JUI - O livro dos Juízes (VT)
JVN - JUSTIÇA DIVINA - 4ª Ed. FEB, 1980. Numerar os capítulos a partir de "Bom Combate", 82 ao todo
LAV - LUZES DO ALVORECER - 1ª Ed. Alvorada, 2001. Numerar os Cap. a partir de “Alma do Amor”, 32 ao todo
LDA - LEIS DE AMOR - 10ª Ed. FEESP, 1985
LDV - LEON DENIS - VIDA E OBRA, 2ª Ed. EDICEL, 1978
LDZ - LINHA 200 - 2ª Ed. CEU, 1981.
LEK - LEGADO KARDEQUIANO - 3ª Ed. LEAL, 1982.
LEP - O LIVRO DOS ESPÍRITOS - 46ª Ed. FEB, 1978
LES - O LIVRO DA ESPERANÇA - 6ª Ed. CEC, 1982
LMD - O LIVRO DOS MÉDIUNS - 49ª Ed. FEB, 1983
LMJ - Lamentações de Jeremias (VT)
LMR - AS LEIS MORAIS - 12ª Ed. FEB, 1967 - Numerar os Cap. a partir de “As Leis Morais”, 45 ao todo
LMV - LEIS MORAIS DA VIDA - 3ª Ed. ALVORADA, 1987
LNC - LUZ NO CAMINHO - 1ª Ed. CEU, 1992. Numerar os Cap. a partir de “Terra - nossa escola”, 20 ao todo
LNL - LUZ NO LAR - 4ª Ed. FEB, 1985
LOB - LOUCURA E OBSESSÃO - 2ª Ed. FEB, 1988
LPA - LIBERTAÇÃO PELO AMOR - 1ª Ed. Alvorada, 2005
LPE - LAMPADÁRIO ESPÍRITA - 3ª Ed. FEB, 1978
LPF - LIÇÕES PARA A FELICIDADE - 1ª Ed. Alvorada, 2003
LRD - LÁZARO REDIVIVO - 8ª Ed. FEB, 1987
LRE - LIVRO DE RESPOSTAS - 4ª Ed. CEU, 1980
LTP - LEON TOLSTOI POR ELE MESMO - 1ª Ed. Petit, 2006
LUC - O Evangelho segundo Lucas (NT)
LVN - LEVANTA-TE! - 3ª Ed. CEAC, 1999 - Numerar os Cap. a partir de “Sem Tropeços”, 14 ao todo
LVS - LEVANTAR E SEGUIR - 1ª Ed. GEEM, 1992. Numerar os Cap. a partir de “Nós Devemos”, 20 ao todo
LVT - O terceiro livro de Moises chamado Levítico (VT)
LVV - LUZ VIVA - 3ª Ed. ALVORADA, 1984
LZA - LUZ ACIMA - 5ª Ed. FEB, 1984
LZC - LUZES NO CAMINHO - 2ª Ed. CEAC, 2000. Numerar os Cap. a partir de “O Paradoxo do Mal Perpétuo, 28 ao todo
LZE - LUZ DA ESPERANÇA - 1ª Ed. Spirita Eldona Societo F.V.Lorenz, 1986
LZM - LUZ NA MENTE - 1ª Ed. EDICEL, 2002. Numerar os Cap. a partir de “O Jovem e Sua Relação Consigo Mesmo”, 26 ao todo
LZV - LUZ E VIDA - 1ª Ed. GEEM, 1986. Numerar os capítulos a partir do prefá¬cio, "Luz e Vida", 21 ao todo

MAR - O Evangelho segundo Marcos (NT)
MAT - O Evangelho segundo Mateus (NT)
MCR - AS MARCAS DO CRISTO - VOLUME II - 1ª Ed. FEB, 1979
MDA - MOMENTOS DE ALEGRIA - 4ª Ed. Alvorada, 1989
MDC - O MESTRE NA EDUCAÇÃO - 1ª Ed. FEB, 1976
MDD - MÉDIUNS E MEDIUNIDADES - 3ª Ed. Alvorada, 1994
MDE - MOMENTOS DE ESPERANÇA - 3ª Ed. Alvorada, 1988
MDG - MOMENTOS DE CORAGEM - 6ª Ed. Alvorada, 1988
MDH - MOMENTOS DE HARMONIA, 1ª Ed. Alvorada, 1991
MDL - MARIA DOLORES - 1ª Ed. IDEAL, 1977
MDM - MOMENTOS DE MEDITAÇÃO - 3ª Ed. Alvorada, 1988
MDR - MOMENTOS DE RENOVAÇÃO - 3ª Ed. Alvorada, 1984
MDS - MÉDIUNS - 2ª Ed. Fonte Viva, 1985. Numerar os capítulos a partir de "Médiuns", 120 ao todo
MFR - AS MIL FACES DA REALIDADE ESPIRITUAL - 1ª Ed. EDICEL, 1993
MLQ - Malaquias (VT)
MLZ - MISSIONÁRIOS DA LUZ - 15ª Ed. FEB, 1982
MMC - MÃOS MARCADAS - 8ª Ed. IDE, 1983
MMD - MOMENTOS DE DECISÃO - 2ª Ed. ALVORADA, 1980
MMS - MOMENTOS DE SAÚDE - 3ª Ed. Alvorada, 1992
MOR - MOMENTOS DE OURO - Ed. GEEM, 1977. Numerar os capítulos a partir de "Privilégio", 32 ao todo
MPT - MAIS PERTO - 1ª Ed. GEEM, 1983. Numerar os capítulos a partir do prefácio, "Mais Perto", 29 ao todo
MQS - Miquéias (VT)
MRC - AS MARCAS DO CRISTO - VOLUME I - 1ª Ed. FEB, 1979
MRD - MORADIAS DE LUZ - 1ª Ed. CEU, 1990. Numerar os Cap. a partir de “Repara Onde moras”, 20 ao todo
MRT - A MEMÓRIA E O TEMPO - 5ª Ed. Lachâtre, 1993
MSA - MESSE DE AMOR - 4ª Ed. AL¬VORADA, 1984
MSG - OS MENSAGEIROS - 7ª Ed. FEB, 1969
MST - MEDIUNIDADE E SINTONIA - 1ª Ed. CEU, 1986
MTA - MONTE ACIMA, 2ª Ed. GEEM, 1989
MTS - MENTORES E SEAREIROS - 1ª Ed. IDEAL, 1992
MUN - MÃOS UNIDAS - 10ª Ed. IDE, 1983
NDB - NASCENTE DE BÊNÇÃOS - 1ª Ed. Alvorada, 2001
NBO - NOS BASTIDORES DA OBSESSÃO - 3ª Ed. FEB, 1970
NDE - NA ERA DO ESPÍRITO - 6ª Ed. GEEM, 1973
NDM - NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNI¬DADE - 7ª Ed. FEB, 1972
NEE - O livro de Neemias (VT)
NFA - NAS FRONTEIRAS DO ALÉM - 1ª Ed. FEB, 1994
NFL - NAS FRONTEIRAS DA LOUCU¬RA - 1a. Ed. ALVORADA, 1982
NFP - NOSSOS FILHOS SÃO ESPÍRITOS - 6ª Ed. Lachâtre, 1989
NIN - NO INVISÍVEL - 8ª Ed. FEB, 1977
NLA - NO LIMIAR DO AMANHÃ - 1ª Ed. Editora e Distribuidora Camille Flamarion, 2001. Numerar os Cap. a partir de “Fluido e Fluído”, 40 ao todo
NLI - NO LIMIAR DO INFINITO - 4ª Ed. Alvorada, 1977
NLR - NOSSO LAR - 13ª FEB, 1972
NML - NOVO MILÊNIO - 1ª Ed. DIDIER, 1999
NMM - NO MUNDO MAIOR - 7ª Ed. FEB, 1977
NOS - NÓS - 1ª Ed. CEU, 1985. Numerar os capítulos a partir de "Simplifica", 20 ao todo
NPL - NO PORTAL DA LUZ - 1ª Ed. IDE, 1984
NPB - NÃO PISE NA BOLA - 4ª Ed. O Clarim, 1995. Numerar os Cap. a partir de “Grilos e Tombos”, 51 ao todo
NPM - NAS PEGADAS DO MESTRE - 5ª Ed. FEB, 1979. Numerar os capítu¬los a partir de "Origem do Cristia¬nismo", 140 ao todo
NRF - NO RUMO DA FELICIDADE - 1ª Ed. Editora Espírita Dr. Bezerra de Menezes, 2001. Numerar os Cap. a partir de “Avareza”, 34 ao todo
NRN - NASCER & RENASCER - 3ª Ed. GEEM, 1982. Numerar os capítulos a partir de "Nascer e Renascer", 24 ao todo
NSC - NA ESCOLA DO MESTRE - 4ª Ed. FEESP, 1981
NSL - NOSSO LIVRO - 3ª Ed. LAKE, 1999. Numerar os Cap. a partir de “Comece hoje mesmo”, 80 ao todo
NSS - NA SEARA DO MESTRE - 4ª Ed. FEB, 1979. Numerar os capítulos a partir de "Aos Obreiros do Senhor", 38 ao todo
NT - Novo Testamento
NTE - NESTE INSTANTE - 1ª Ed. GEEM, 1985
NUM - O quarto livro de Moises chamado Números (VT)
NVM - NOVO MUNDO - 1ª Ed. IDEAL, 1991
OBD - OBSESSÃO/DESOBSESSÃO - 1ª Ed. FEB, 1981
OBP - OBRAS PÓSTUMAS - 27ª Ed. FEB
OBV - OBREIROS DA VIDA ETERNA - 8ª Ed. FEB, 1971
OES - OPINIÃO ESPÍRITA - 4ª Ed. CEC, 1973
OFR - OFERENDA - 3ª Ed. ALVORADA, 1980. Numerar os Cap. a partir de “Jesus veio”, 60 ao todo
OSE - Oséias (VT)
OTM - OTIMISMO - 4ª Ed. ALVORADA, 1983

PAM - PESQUISA SOBRE O AMOR - 1ª Ed. DICESP, 1983
PAZ - PAZ - 3ª Ed. CEU, 1983
PBS - O PROBLEMA DO SER, DO DES¬TINO E DA DOR - 10ª Ed. FEB, 1977
PCC - PACIÊNCIA - 4ª Ed. CEU, 1983
PCN - O primeiro livro das Crônicas (VT)
PCR - Primeira Epístola do Apóstolo Paulo aos Coríntios (NT)
PCT - PÁGINAS DO ESPIRITISMO CRISTÃO - 2ª Ed. FEB, 1983
PDA - PASSOS DA VIDA - 4ª Ed. CEC, 1980
PDC -PALAVRAS DA CORAGEM, 1ª Ed. IDEAL, 1987
PDL - PALAVRAS DE LUZ - 2ª Ed. Alvorada, 1993
PET - PAULO E ESTÊVÃO - 9ª Ed. FEB, 1972
PG - Indica que o número se refere à página, e não ao capítulo. Exemplo: CVRPG 26 - o assunto se encontra na página 26 do livro "CVR"
PJO - Primeira Epístola Universal do Apóstolo João (NT)
PJS - PARÁBOLAS E ENSINOS DE JESUS - 11ª Ed. O CLARIM, 1979. Numerar os capítulos a partir de "Parábola do Semeador", prosseguindo na 2ª Parte, 100 ao todo
PLB - PAZ E LIBERTAÇÃO - 1ª Ed. CEU, 1996
PLC - PALAVRAS DO CORAÇÃO - 1ª Ed. CEU, 1982
PLE - PARÁBOLAS EVANGÉLICAS À LUZ DO ESPIRITISMO - 3ª Ed. FEB, 1983. Numerar os capítulos a partir de "Parábola do Semeador", 40 ao todo
PLP - PLANTÃO DE PAZ - 1ª Ed. GEEM, 1988. Numerar os capítulos a partir de "Fruto e Exemplo", 20 ao todo
PLT - PLENITUDE - 2ª Ed. ALVORADA, 1990
PMG - PARA VIVER A GRANDE MEN¬SAGEM - 2ª Ed. FEB, 1973. Numerar os capítulos a partir de "Medicina Pio¬neira", 40 ao todo
PND - PONDERAÇÕES DOUTRINÁRIAS - 1ª Ed. Federação Espírita do Paraná, 1989
PNS - PÃO NOSSO - 6ª Ed. FEB, 1979
PNT - PAZ NA TERRA - 1ª Ed. CEAC, 1998. Numerar os Cap. a partir de "Genealogia Espiritual", 15 ao todo
POB - PAINÉIS DA OBSESSÃO - 1ª Ed. Livraria Espírita Alvorada, 1984
PPD - Primeira Epístola Universal do Apóstolo Pedro (NT)
PPF - PASSADO PRESENTE FUTURO - 3ª Ed. EME, 1987. Numerar os Cap. a partir de “Mutações de um Anônimo”, 16 ao todo
PPH - PSICOBIOFÍSICA NOS PROBLE¬MAS HUMANOS - 2ª Ed. Livraria Freitas Bastos S.A., 1989
PQV - O PORQUE DA VIDA - 9ª Ed. FEB, 1979
PRD - A PRESENÇA DE DEUS - 3ª Ed. Gráfica São João, 1995
PRE - O primeiro livro dos Reis (VT)
PRJ - PERANTE JESUS - 1ª Ed. IDEAL, 1990
PRR - PARA RIR E REFLETIR - 1ª Ed. CEAC, 2002. Numerar os Cap. a partir de “Antes ou Depois?”, 29 ao todo
PRN - PAZ E RENOVAÇÃO - 3ª Ed. CEC, 1972
PSC - PRONTO SOCORRO - 6ª Ed. CEU, 1980 - Numerar os Cap. a partir de “Momentos de Crise”, 40 ao todo
PSM - O primeiro livro de Samuel (VT)
PTA - PREITO DE AMOR - 1ª Ed. GEEM, 1993. Numerar os Cap. a partir de “Natal do Senhor”, 28 ao todo
PTC - PONTOS E CONTOS - 7ª Ed. FEB, 1988
PTM - Primeira Epístola do Apóstolo Paulo a Timóteo (NT)
PTS - Primeira Epístola do Apóstolo Paulo aos Tessalonicenses (NT)
PVB - Provérbios de Salomão (VT)
PVD - PENSAMENTO E VIDA - 3ª Ed. FEB, 1972
PVE - PALAVRAS DE VIDA ETERNA - 2ª Ed. CEC, 1970
PZA - OS PRAZERES DA ALMA - 3ª Ed. Boa Nova, 2002. Numerar os Cap. a partir de “Alegria”, 46 ao todo
PZT - PAZ ÍNTIMA - 3ª Ed. Alvorada, 1995

QEE - O QUE É O ESPIRITISMO - 35ª Ed. FEB
QJD - O QUE JESUS DISSE? O QUE JESUS NÃO DISSE? QUEM MUDOU A BÍBLIA E POR QUE - Ed. Prestígio, 2006
QTE - QUEM TEM MEDO DOS ESPÍRITOS? - 1ª Ed. Gráfica São João Ltda, 1992. Numerar os Cap. a partir de “População Universal”, 20 ao todo
QTM - QUEM TEM MEDO DA MORTE? - 5ª Ed. Gráfica São João, 1988. Nu¬me¬rar os capítulos a partir de "Bico de Luz", 34 ao todo
QTO - QUEM TEM MEDO DA OBSESSÃO? - 6ª ed. Gráfica São João Ltda, 1994. Numerar os Cap. a partir de “A presença da nuvem”, 28 ao todo

RAL - RECADOS DO ALÉM - 2ª Ed. IDEAL, 1979
RAT - REPORTAGENS DE ALÉM-TÚ¬MULO - 7ª Ed. FEB, 1987
RCF - RECONFORTO - 1ª Ed. GEEM, 1986
RCV - RECADOS DA VIDA - 2a Ed. GEEM, 1987. Numerar os capítulos a partir de “Nos Caminhos da Vida”, 32 ao todo
RDL - REVELAÇÕES DA LUZ - 2ª Ed. FRATER, 1995
RDP - RECEITS DE PAZ - 7ª Ed. Alvorada, 1984
RDV - RESPOSTAS DA VIDA - 13ª Ed. IDEAL, 1984
RES - RELIGIÃO DOS ESPÍRITOS - 2ª Ed. FEB, 1961
RET - RUMO ÀS ESTRELAS - 2ª Ed. IDE, 1995
RFG - REFÚGIO - Ed. IDEAL, 1989. Numerar os capítulos a partir de "Procurar e Encontrar", 22 ao todo
RFL - REFLEXÕES ESPÍRITAS, 1ª Ed. Alvorada, 1991
RIE - Revista Internacional de Espiritismo, Casa Editora O Clarim, Matão-SP
RIM - REENCARNAÇÃO E IMORTALIDADE - 3ª Ed. FEB, 1975
RLZ - RELICÁRIO DE LUZ - 1ª Ed. FEB, 1979. Numerar os capítulos a partir de "Em louvor da Caridade", 118 ao todo
RML - RUMOS LIBERTADORES - 3ª Ed. Alvorada, 1978
RNB - A REENCARNAÇÃO NA BÍBLIA - Editora Pensamento, 1997. Numerar os Cap. a partir de “A Hora Final”, 27 ao todo
ROM - Epístola do Apóstolo Paulo aos Romanos (NT)
RTL - ROTEIRO DE LIBERTAÇÃO - 1ª Ed. CAPEMI, 1981. Numerar os Cap. a partir de “Mecanismo da Evolução”, 40 ao todo
RTR - ROTEIRO - 4ª Ed. FEB, 1978
RSP - RESPONSABILIDADE - 1ª Ed. Alvorada, 1987
RTT - RENOVANDO ATITUDES - 8ª Ed. Boa Nova, 1997. Numerar os Cap. a partir de “Tua Medida”, 54 ao todo
RUM - RUMO CERTO - 3ª Ed. FEB, 1982
RVC - REVISÃO DO CRISTIANISMO - 2ª Ed. Editora PAIDÉIA Ltda, 1983
RVM - A REINVENÇÃO DA MORTE - 1ª Ed. Lachâtre, 1997. Numerar os Cap. a partir de “A Reinvenção da Morte”, 10 ao todo.

SCE - SOBREVIVÊNCIA E COMUNICABILIDADE DOS ESPÍRITOS, 1ª Ed. FEB, 1975
SCN - O segundo livro das Crônicas (VT)
SCS - O SER CONSCIENTE - 3ª Ed. ALVORADA, 1993
SCR - Segunda Epístola do Apóstolo Paulo aos Coríntios (NT)
SDA - SENTINELAS DA ALMA - 1ª Ed. IDEAL, 1982
SDB - SEARA DO BEM - 2ª Ed. Alvorada, 1984
SDE - SOL DE ESPERANÇA - 2ª Ed. ALVORADA, 1972
SDF - SEARA DA FÉ, 1ª Ed. IDE, 1989
SDN - SAUDAÇÃO DO NATAL, Ed. GEEM, 1995. Numerar os Cap. a partir de “Na Glória do Bem”, 25 ao todo
SDR - SINAIS DE RUMO - Ed. GEEM, 1979. Numerar os Cap. a partir de “Prece por Trabalho, 38 ao todo
SED - SENDA PARA DEUS - 1ª Ed. CEU, 1997. Numerar os Cap. a partir de “Fé Raciocinada”, 30 ao todo
SGU - SEGUE-ME - 5ª Ed. O CLARIM, 1982. Numerar os capítulos a partir de "Segue-me! E ele o seguiu...", 84 ao todo
SHA - O SERMÃO DA MONTANHA - 4ª Ed. FEB, 1980. Numerar os capítu¬los a partir de "Bem-aventurados os Pobres de Espírito", 50 ao todo
SJO - Segunda Epístola do Apóstolo João (NT)
SJT - SEGUINDO JUNTOS - 2ª Ed. GEEM, 1983. Numerar os capítulos a partir de "Ante Nosso Pai", 32 ao todo
SLM - O livro dos Salmos (VT)
SLS - SUAVE LUZ NAS SOMBRAS - 1ª Ed. Alvorada, 1993
SMD - SEARA DOS MÉDIUNS - 2ª Ed. FEB, 1973. Numerar os capítulos a partir de "Num Século de Espiritismo", 90 ao todo
SMF - SEMENTEIRA DA FRATERNIDADE- Ed. Alvorada, 1995
SMT - A SEMENTE DE MOSTARDA - 1ª Ed. GEEM, 1990. Numerar os capí¬tulos a partir de "A semente de Mostar¬da", (2º), 30 ao todo
SNL - SENDAS LUMINOSAS, 1ª Ed. DIDIER, 1998
SNV - SINAL VERDE - 7ª Ed. CEC, 1979
SOB - SEXO E OBSESSÃO - 2ª Ed. LEAL, 2002
SOL - SOL NAS ALMAS - 3ª Ed. CEC, 1974
SPD - Segunda Epístola Universal do Apóstolo Pedro (NT)
SPT - SOB A PROTEÇÃO DE DEUS - 3ª Ed. Alvorada, 1994
SRE - O segundo livro dos Reis (VT)
SSM - O segundo livro de Samuel (VT)
STC - SEXO, TVP, CLONES E OUTROS TEMAS - 1ª Ed. EME, 1998. Numerar os Cap. a partir de "Final dos Tempos", 15 ao todo.
STL - SENTINELAS DA LUZ - 1ª Ed. CEU, 1990. Numerar os Cap. a partir de “Na lide espiritual”, 20 ao todo
STM - Segunda Epístola do Apóstolo Paulo a Timóteo (NT)
STN - SEMEADOR EM TEMPOS NO¬VOS - 1ª Ed. GEEM, 1989. Numerar os ca¬pítulos a partir de "Primeiramente", 22 ao todo
STS - Segunda epístola do Apóstolo Paulo aos Tessalonicenses (NT)
SVA - SERVIDORES NO ALÉM - 1ª Ed. IDE, 1989
SVS - SETENTA VEZES SETE - 1ª Ed. CEAC, 2002. Numerar os Cap. a partir de “Lameques e Melecas”, 16 ao todo

TCB - TOCANDO O BARCO - 1ª Ed. IDEAL, 1984. Numerar os capítulos a partir do prefácio, "Tocando o Barco", 28 ao todo
TCL - TAÇA DE LUZ - 4ª Ed. FEESP, 1972
TDL - TRILHAS DA LIBERTAÇÃO - 1ª Ed. FEB, 1996. Numerar os Cap. a partir de “Medicina Holística”, 33 ao todo
TDN - TRAMAS DO DESTINO - 2ª Ed. FEB, 1975
TDP - TEMPO DE DESPERTAR - 3ª Ed. FEESP, 1995; Numerar os Cap. a partir de “Sonhos”, 26 ao todo
TDV - TEMAS DA VIDA - 1ª Ed. CEU, 1987
TFS - TUA FÉ TE SALVOU - 3ª Ed. CEAC, 2000. Numerar os Cap. a partir de “O servo do centurião”, 14 ao todo
TGO - Epístola Universal de Tiago (NT)
THP - TEMAS DE HOJE, PROBLEMAS DE SEMPRE. 2ª Ed. Boa Nova. Nu¬me¬rar os capítulos a partir de "Os temas de Allan Kardec", 40 ao todo
TIT - Epístola do Apóstolo Paulo a Tito (NT)
TJO - Terceira Epístola do Apóstolo João (NT)
TMG - TERAPÊUTICA DE EMERGÊNCIA - 2ª Ed. ALVORADA, 1983
TOB - TORMENTOS DA OBSESSÃO, 2ª Ed. Alvorada, 2001. Numerar os Cap. a partir de “Erro e punição”, 22 ao todo
TPL - TEMPO DE LUZ - 1ª Ed. IDE, 1989
TPS - TRIUNFO PESSOAL - 1ª Ed. Alvorada, 2002
TRI - TREVO DE IDÉIAS - 1ª Ed. GEEM, 1987
TRL - TRILHA DE LUZ - 1ª Ed. IDE
TVM - TEMAS DA VIDA E DA MORTE - 2ª Ed. FEB, 1988. Numerar os Cap. a partir de “Reencarnação - Dádiva de Deus”, 30 ao todo

UME - UM MODO DE ENTENDER - 1ª Ed. Boa Nova, 2004
UNJ - UNIÃO EM JESUS - 1ª Ed. CEU, 1993. Numerar os Cap. a partir de “Aos aprendizes do Evangelho”, 20 ao todo.
URG - URGÊNCIA - 1ª Ed. GEEM, 1980. Numerar os capítulos a partir do prefá¬cio, "Urgência", 27 ao todo
URV - UMA RAZÃO PARA VIVER - 1ª Ed. Gráfica São João Ltda, 1989. Numerar os Cap. a partir de “Hospital ou Escola?”, 21 ao todo
USF - UM JEITO DE SER FELIZ - 3ª Ed. Gráfica São João Ltda. Numerar os ca¬pítulos a partir de "As medidas da Feli¬cidade", 18 ao todo
v. - ver/veja
VCM - VIDA E CAMINHO - 1ª Ed. GEEM, 1994. Numerar os Cap. a partir de “Jesus e Assistência”, 20 ao todo.
VDL - VEREDA DE LUZ - 1ª Ed. GEEM, 1990. Numerar os Cap. a partir de “Trabalho”, 20 ao todo.
VDR - A VERDADE RESPONDE - Ed. IDEAL, 1990
VDS - VIDA: DESAFIOS E SOLUÇÕES, 2ª Ed. LEAL, 1997
VEP - VIVER EM PLENITUDE - 4ª Ed. Gráfica São João Ltda, 1994. Numerar os Cap. a partir de “A Casa da Felicidade”, 19 ao todo
VEV - VIDA EM VIDA - 2ª Ed. IDEAL, 1985
VGL - VIGILÂNCIA - 2ª Ed. Alvorada, 1986
VIC - A VIDA CONTA - 1ª Ed. CEU, 1980
VJR - VIAJOR, 4ª Ed. IDE, 1993
VLZ - VINHA DE LUZ - 5ª Ed. FEB, 1979
VMO - A VOZ DO MONTE - 1ª Ed. FEB, 1983. Numerar os capítulos a partir do prefácio, "Medicina do Futu¬ro", 39 ao todo
VRT - VIDAS EM RETALHOS - 2ª Ed. Gráfica e Editora do Lar/ABC do Interior, 1989. Numerar os Cap. a partir de “Um... como muitos”, 12 ao todo
VSN - VISÃO NOVA - 1ª Ed. IDE, 1987
VSX - VIDA E SEXO - 2ª Ed. FEB, 1971
VT - Velho Testamento
VVA - VIVER E AMAR - 3º Ed. Alvorada, 1985
vtb - ver também
VZG - VOZES DO GRANDE ALÉM - 2ª Ed. FEB, 1974

ZAC - Zacarias (VT)

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home