.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A VOLTA DE JESUS




A VOLTA DE JESUS



Roberto Cury

robcury@hotmail.com

Desde que Jesus foi crucificado e morto no Calvário, a humanidade, especialmente, os cristãos esperam a sua volta, eis que ele afirmou: “Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito de Verdade, a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Mas vós o conhecereis, porque ele ficará convosco e estará em vós. – Mas o consolador, que é o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”. – João, XIV:15-17 e 26.

Na Revista Espírita da SPEE, dezembro de 1864, “A Propósito da Imitação do Evangelho”, se lê: “Há dezoito séculos vim, por ordem de meu Pai, trazer a palavra de Deus aos homens de vontade”. Mais a frente: “Há muitas moradas na casa de meu Pai, disse-lhes eu há dezoito séculos”. A mensagem está assinada por “O Espírito de Verdade”.

No capítulo XXXI, item IX, do Livro dos Médiuns, “Dissertações Espíritas”, “Sou eu que venho, o teu salvador e o teu juiz. Venho como outrora entre os filhos transviados de Israel. Venho trazer a verdade e dissipar as trevas. Ouvi-me”.

Não há nenhuma dúvida de que Jesus proferira tais palavras, tanto quando entre os homens se encontrava como quando escrevera através da mediunidade do Sr. Rul, no Grupo São João, em Bordéus, em maio de 1864 e só trazido à luz em Dezembro.

Allan Kardec, professor, cientista, meticuloso, mesmo reconhecendo tratar-se de Jesus, emitiu nota ao rodapé da comunicação transcrita na Revista Espírita: “Sabe-se que emprestamos tanto menos responsabilidade aos nomes quanto mais pertencem a seres mais elevados. Não garantimos mais essas assinaturas do que outras: limitamo-nos a entregar tal comunicação à apreciação de cada Espírita esclarecido. Contudo diremos que não é possível desconhecer nela a elevação do pensamento, a nobreza e a simplicidade das expressões, a sobriedade da linguagem, a ausência de superfluidade. Se se a compara às que são dadas na “Imitação do Evangelho” (prefácio e Cap. III: “O Cristo Consolador”), e que levam a mesma assinatura, posto obtidas por médiuns diferentes e em épocas diversas, nota-se entre elas uma analogia marcante de tom, de estilo e de pensamentos, que acusa uma origem única. Para nós, dizemos que pode ser do Espírito de Verdade porque é digna dele; ao passo que temos visto massas assinadas por este nome venerado ou o de Jesus, cuja prolixidade, verbiagem, vulgaridade, por vezes mesmo a trivialidade das idéias, traem a origem apócrifa aos olhos dos menos clarividentes”.

Já após o final da comunicação no Livro dos Médiuns, Kardec anotou: “Esta comunicação, obtida por um dos melhores médiuns da Sociedade Espírita de Paris, foi assinada por um nome que o respeito só nos permitirá reproduzir com certa reserva, tão grande seria a insígne graça de sua autenticidade, e porque já muito se abusou desse nome em comunicações evidentemente apócrifas. Esse nome é o de Jesus de Nazaré. Não duvidamos absolutamente que ele possa manifestar-se. Mas se os Espíritos verdadeiramente superiores só o fazem em circunstâncias excepcionais, a razão nos impede aceitar que o espírito puro por excelência responda a qualquer apelo . Haveria pelo menos profanação em lhe atribuirmos uma linguagem indigna dele. É por essas considerações que temos sempre evitado publicar tudo o que traz o seu nome. ... Na comunicação acima constatamos apenas a incontestável superioridade da linguagem e dos pensamentos, deixando a cada um o cuidado de apreciar se aquele de quem ela traz o nome a rejeitaria ou não”.

Ainda, na mesma página, José Herculano Pires, tradutor da obra, edita a seguinte nota: “Esta comunicação aparece um pouco modificada, no cap. VI, de O Evangelho Segundo o Espiritismo com a assinatura de Espírito de Verdade, datada de Paris, 1861. Sabendo-se que Kardec não tomava decisões dessa importância por seu próprio arbítrio, e que poderia ter deixado de incluir ali a comunicação, é evidente que a assinatura primitiva de ter sido corrigida pelo próprio Espírito comunicante, como sempre acontece quando a imaginação do médium interfere nos ditados. No caso, o conteúdo da mensagem é realmente de valor. Note-se o cuidado seguido por Kardec e por ele recomendado, mas até hoje pouco seguido, no tocante às comunicações assinadas por nomes venerados. É conveniente ler e reler as suas recomendações acima”.

No capítulo VI, item 5 do ESE, Instruções dos Espíritos; “Advento do Espírito de Verdade, lê-se: “Venho, como outrora, entre os filhos desgarrados de Israel, trazer a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me. O Espiritismo, como outrora a minha palavra, deve lembrar aos incrédulos que acima deles reina a verdade imutável: o Deus bom, o Deus grande, que faz germinar as plantas e que levanta as ondas. Eu revelei a doutrina divina; e, como um segador, liguei em feixes o bem esparso pela humanidade, e disse: “Vinde a mim, todos vós que sofreis!”...“Espíritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo. Todas as verdades se encontram no Cristianismo; os erros que nele se enraizaram são de origem humana; e eis que, de além-túmulo, que acreditáveis vazio, vozes vos clamam: Irmãos! Nada perece. Jesus Cristo é o vencedor do mal; sede os vencedores da impiedade!”

Eis que o Espírito de Verdade e Jesus de Nazaré, o Cristo, são o mesmo Espírito.

Basta a análise comparativa, porém profunda, descobrindo a identidade no teor das palavras ditas por Jesus entre os desgarrados de Israel e dezoito séculos a frente quando veio à luz o Espiritismo, o Espiritismo que será o futuro das religiões.

Assim, conforme afirmara, Jesus retornou, no século XIX, como o Consolador Prometido, como o Espírito Santo, o Espírito de Verdade, que tudo esclarece.

Jesus Cristo voltou através do Consolador Prometido – o Espiritismo. E, voltou para ficar definitivamente entre nós, esclarecendo todas circunstâncias e situações.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home