.

domingo, 15 de novembro de 2009

SABEDORIA DO BEM VIVER (13.11.09)






O tempo é implacável, sagrado e transformador de destinos. Muitos não compreendem os mistérios do tempo que se esvae célere na vida terrena; envelhecem e quase nada realizam nas instâncias do bem incondicional Há, porém, aqueles que consolidam em si a robusta fé cristã e exercitando plenamente o amor ao próximo como método de se eximirem das ruidosas propagandas da virtude de superfície.

O pensador Alexis Carrel afirmou que:- O importante não é acrescentar anos à sua vida, mas vida aos seus anos. - Mais tarde Harry Benjamin endossou a idéia de Carrel com a frase: "Não queira acrescentar dias à sua vida, mas vida aos seus dias." Estribado nesses axiomas, evocamos os nomes de alguns personagens histórico que, ao acrescentarem vidas aos seus dias e anos, traçaram linhas indeléveis sobre painéis emoldurados com excelsa a virtude cristã.

Dentre alguns expoentes da prática do amor lembramos David Livingstone, que no século XIX entoou os dúlcidos cânticos evangélicos para os negros sul-africanos, após ter escrito inesquecíveis contos literários que o projetaram ao lado de deuses da literatura mundial, a exemplo de Victor Hugo. Livingstone, renunciou aos proscênios da fama, abandonou a Escócia, sua terra natal e juntou-se àquelas almas sofredoras , nascidas na mais dura dificuldade material.

Os anos não passaram em vão nos projetos de vida de Florence Nightingale, a ilustre "Dama da Lâmpada", ela que vestiu a túnica da renúncia, afastando-se do convívio do fausto inglês, a fim de abraçar voluntariamente a árdua tarefa de socorrer as vítimas da Guerra da Criméia no século XIX (1). Nightingale acolheu amorosamente junto ao seu coração muitos soldados feridos, sem a preocupação de saber qual nacionalidade de cada vítima. Em nome do amor, deixou plantada a poderosa semente que posteriormente foi cultivada por Jean Henrique Dunant.

Inicialmente Dunant foi um homem de negócios, representante de uma companhia genovesa. Enfrentou alguns problemas no que diz respeito à exploração das terras e numa tentativa de solução desses mesmos problemas, decidiu dirigir-se pessoalmente ao imperador francês Napoleão III, que na época se encontrava na Itália comandando o exército francês que juntamente com os italianos tentava expulsar os austríacos do território italiano. No front dessa guerra , ao presenciar o sofrimento na frente de combate [ Batalha de Solferino em 1859 ], Dunant organizou de imediato um serviço de primeiros socorros. Desta sua experiência resultou o livro Un souvenir de Solferino, publicado em 1862, onde sugeria a criação de grupos nacionais de ajuda para apoiar os feridos em situações de guerra, e porpôs a criação de uma organização internacional que permitisse melhorar as condições de vida e prestar auxílio às vítimas da guerra. Em 1863 fundou a Cruz Vermelha Internacional, reconhecida, no ano seguinte, pela Convenção de Genebra. Após adoecer, esteve internado no hospital desta vila Suíça, onde veio a falecer em 1910.

O que sobrou à Hellen Keller foi determinação e coragem robusta para vencer as suas limitações físicas (era surda, muda e cega de nascença), porém um dia Keller conseguiu falar e soltou o verbo como ninguém . Seu vigor moral fê-la projeta-se no cenário do mundo dando-lhe características de uma singular muIher. Seu verbo infundia ao homem a necessária reflexão sobre o quanto somos potencialmente ilimitados quando amamos a vida. Por isso foi considerada uma das dez mulheres mais importantes dos Estados Unidos, no século XX..

Certa ocasião o jornalista Harold Gibson disse: "- "Por onde Miss Eartha andava, os famintos, aflitos e desamparados de todas as idades sentiam a sua presença compassiva e animadora." - referia-se a Eartha Mary Magdalene White, uma verdadeira lenda no norte da Flórida, Estados Unidos. Ela que fundou de uma Instituição de amparo ao negro americano. Eartha desencarnou em 1974, com 95 anos de idade, deixando um segredo para vivermos a grande mensagem, "-Façam todo o bem que puderem, de todos os modos, em todos os lugares para todas as pessoas enquanto puderem."

Eis aqui alguns personagens reais da História que souberam acrescentar vida aos anos de experiência física. Em verdade, cada instante vivemos, cada minuto que se esvai nos báratros do dia-a-dia, construímos nosso destino e escrevemos nas páginas da vida os anos de experiência nos carreiros do amor que devotamos ao próximo.

Jorge Hessen
E-Mail: jorgehessen@gmail.com

Site: http://jorgehessen.net
Blog: http://jorgehessenestudandoespiritismo.blogspot.com


OBS.:
(1) Conflito que se estendeu de 1853 a 1856, na península da Crimeia (no mar Negro, ao sul da atual Ucrânia), no sul da Rússia e nos Bálcãs. Envolveu, de um lado a Rússia e, de outro, uma coligação integrada pelo Reino Unido, a França, o Piemonte-Sardenha (na atual Itália) - formando a Aliança Anglo-Franco-Sarda - e o Império Turco-Otomano (atual Turquia). Esta coalizão, que contou ainda com o apoio da Áustria, foi formada como reação às pretensões expansionistas russas

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home