.

sexta-feira, 7 de julho de 2017

IMPRESSORA QUE PRESENTE!


Luiz Carlos Formiga

Deficiente visual, Marcos faz 90 anos. Ao receber o convite da festa familiar, minha mulher perguntou ao Dr. Flávio, um dos seus filhos, o que ele gostaria de ganhar.
A resposta foi rápida e inusitada: uma “impressora”.
Deixe-me explicar. (1)
O professor Marcos Vinícios é espírita verdadeiro. Cegou aos 23 anos de idade.
Antes da cegueira, viajou para muitos países por conta da função que exercia na Marinha Mercante desde os 18 anos, e costuma dizer que, embora não tenha aproveitado o suficiente, não pode se queixar das inesquecíveis imagens que as constantes viagens lhe proporcionaram no tempo em que enxergava.
O trabalho na Marinha lhe proporcionou mais de 100.000 milhas em viagens, o equivalente a cinco vezes a circunferência da Terra.
Aprendeu Braille (IBC) em um mês, constituiu família e trabalhava como vendedor autônomo até que, com a chegada de seu primeiro filho, decidiu retornar aos estudos.
Na Faculdade (Cândido Mendes/RJ), ingressou no curso de História, uma área que lhe despertava grande interesse, desde a época em que era da Marinha. Depois concluiu o Mestrado na mesma área.
Durante 44 anos, dividiu seu tempo entre as atividades docentes e as tarefas que assumiu à frente da SPLEB, Sociedade Pró-Livro Espírita em Braille, que ajudou a fundar em 1953. (1)
A Sociedade Pró-livro Espírita em Braille (SPLEB) nasceu da carência de obras em Braille à época de sua fundação.
Está comemorando em julho, 64 anos de portas abertas. Mais de meio século de amor à causa dos cegos.
A SPLEB foi fundada com recursos materiais mínimos e desde então atende gratuitamente cegos do mundo inteiro, dentro das possibilidades. Todos são voluntários. Contam apenas com um funcionário, porque precisam de uma presença durante todo o tempo em que a instituição fica aberta.
O produto do trabalho destes voluntários é oferecido gratuitamente aos cegos de dentro e de fora de nosso Brasil. Isso, não isenta a SPLEB das despesas que decorrem da manutenção da casa e da feitura dos livros.
O número de sócios caiu muito nos últimos anos, mas as despesas não diminuíram.
Há alguns anos, com a dificuldade que se é de esperar num país com limites como o Brasil, adquiriram a primeira impressora Braille computadorizada.  Algum tempo depois, conseguiram uma segunda.
 Continuam fazendo as obras em braile, também pelo método antigo, mecânico, que não utiliza a impressora computadorizada, mas apresenta inúmeras dificuldades de manutenção.
As impressoras informatizadas são de custo e manutenção elevados. Temos grande dificuldade de conseguir peças e técnicos para as máquinas.
A impressora de maior robustez, um modelo V4 da marca Index Braille, ficou 4 meses em manutenção em São Paulo e retornou com uma peça danificada. A impressora mais antiga, também está com uma peça danificada. A maior preocupação é que estas impressoras quebrem e tenham de parar o trabalho da SPLEB.
Eles precisam de sua ajuda, amigo leitor. Compartilhe com seus amigos a campanha para arrecadar fundos para a compra da nova impressora INDEX BRAILLE MODELO V5
Toda colaboração é bem-vinda. Abrace esta causa. Entre em contato (2) e faça sua doação. Veja como colaborar: conta para doação. Banco Bradesco. Agência - 0226-7. Conta Poupança: 97531-1. Informações (3) Tel.: 2288-9844.  CNPJ: CNPJ: 33.997.560/0001-11
"Quando temos dívida na retaguarda, mas continuamos trabalhando a serviço do próximo, a Misericórdia Divina manda adiar a execução da sentença de resgate, até que os méritos do devedor possam ser computados em seu benefício"

Leia mais



3 Comentários:

Postar um comentário

<< Home