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terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

EDUCAÇÃO DA ALMA, ANTES E DEPOIS DA MORTE


EDUCAÇÃO DA ALMA, ANTES E DEPOIS DA MORTE.
 
Luiz Carlos Formiga
“A educação da alma é a alma da educação”.
São poucos os que sabem que esta educação continua na  cidade universitária alma, com professores “pós-graduados” em espiritualidade.
É através do processo de socialização que valores passam a ser entendidos e visualizados como referências importantes para o desenvolvimento da ciência e do saber.
A relação professor-aluno, na Cidade Universitária da alma, descrita pela médium Yvonne, é logo de início uma atitude de transparência.
Narra um dos calouros: - "Participou-nos, em seguida, que sua primeira aula consistiria na apresentação de sua personalidade a nós outros, seus discípulos".
A atitude do instrutor não era de mera formalidade, da apresentação da linha de pesquisa e exame de seus trabalhos publicados em revistas de renome internacional "espiritual", mas na "apresentação de sua personalidade".
Continua o discente: - "que necessário seria que o conhecêssemos intimamente, a fim de que seus exemplos nos estimulassem na senda espinhosa em que seríamos chamados a solver vultosos débitos, porquanto será sempre de boa pedagogia que o mentor apresente seus próprios exemplos aos alunos, a quem inicie, e também para que aprendêssemos a amá-lo, e nele confiar, tornando-nos seus amigos, considerando-o bastante digno de ser ouvido e acatado".
Seus orientadores de tese devem ser conhecidos na intimidade. Que seus exemplos pessoais possam ajudá-los a aumentar suas resistências à frustração, diante das dificuldades do trabalho por vezes espinhoso. Dessa forma eles aprenderão a amá-lo e a nele confiar, tornando-se seus amigos, repito – considerando-o digno de ser ouvido e acatado.
Esses alunos calouros geralmente são espíritos que carregam grandes débitos e, portanto, iniciam a vida universitária com algumas dificuldades. Cabe a pergunta, teriam eles liberdade total no campus universitário? (1)
Disciplina, disciplina, disciplina, disse Emmanuel a Chico Xavier.
Diante do exposto, seria válida a existência de um Núcleo Espírita Universitário na Instituição de Ensino Superior, aqui na Terra? (2)
Na UFRJ, década de 1990, alunos e professores através de iniciativas separadas iniciaram o estudo das obras da Codificação Espírita. Depois se uniram em torno do NEU-Fundão. Hoje o Núcleo da UERJ já ultrapassou 20 anos de existência. (3)
Certamente alguns perguntariam sobre a fronteira entre educação, proselitismo e divulgação. (4)
Por outro lado, não resta dúvidas de que 1. temos que ter uma política para a universidade e não uma universidade para a política, 2.  A educação da alma deve começar no período infantil e aos pais cabe essa tarefa. Para esse magistério superior, na universidade da paternidade/maternidade não se exige o doutorado ou curso superior, mas amor. (5)
Segurança psicológica e espiritual é a base, aqui e acolá. (6)

Leia mais
1.   Universidade da alma, cidade universitária do espírito. Anuário Histórico Espírita 2006. p. 165-183. Organização: Eduardo Carvalho Monteiro e Leandro Borba. Capivari-SP. 2005. 1º edição – dezembro/2006. Co-edição: CCDPE e Editora EME
Universidad del alma – ciudad universitaria del espíritu 


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