.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

NÃO TEM SOLUÇÃO


Luiz Carlos Formiga

Não podia acontecer. O que vou fazer? Na tese a pergunta pode ser o mais importante. Nem sempre os caminhos percorridos oferecem resultados ditos positivos. Resultados negativos, na maioria das vezes, não são valorizados e socializados num periódico científico. No entanto os resultados foram analisados e ofereceram pistas na direção da solução procurada. Muitas perguntas foram feitas pelo pesquisador, diante da frustração acadêmica.

Na televisão brasileira havia um humorista que exclamava: “ perguntar não ofende ! ”

Isso me lembra “bancas de defesa de tese”, das quais participei.

Em casa, eu ia lendo tese e formulando perguntas. As selecionadas, em razão do tempo, eram colocadas para o aluno responder na hora.

O critério de seleção das perguntas era o de me sentir incompetente na resposta. Quando o aluno brilhantemente respondia eu ficava muito feliz. Eu aprendia um pouco mais. Quando ele se “embananava” eu ficava feliz também, por ter oferecido uma contribuição para a linha de pesquisa dele. Por isso, acho também que perguntar não ofende.

Uma professora me pediu para incentivar alunos. Era uma turma de mestrado em Microbiologia Clínica. O objetivo era a reflexão em torno do comportamento ético-profissional.

Elaborando o plano de ensino pensei na estratégia. Foi um desastre, como governos recentes. Nunca mais fui convidado. Já estou acostumado. Isso acontece frequentemente após palestras no movimento espírita. As pessoas querem o café quentinho, mas não querem moer o grão.

A estratégia utilizada foi inspirada, embora de forma “rudimentar”, por Jung, que invocava a técnica socrática durante o processo terapêutico. Mas, na Faculdade de Ciências Médicas, eu não estava diante de pacientes, mas de profissionais comprometidos com o bom resultado dos exames na Medicina Laboratorial.

Após o aparente insucesso pedagógico, para não perder o material do conteúdo, tão duramente pensado, resolvi enviar um texto ao Boletim da Sociedade Brasileira de Microbiologia. Aí, o resultado foi amplamente satisfatório, pois foi publicado. Talvez não tenha sido por mérito. O presidente da Sociedade era meu colega de Departamento e havia sido meu aluno, anos atrás. Como não houve repercussão creio que tenho uma forte resistência frustração. Seria resiliência?

As perguntas formuladas no texto, colocadas abaixo, são de fácil solução?

Você é favorável ao aborto no caso de anencéfalos? E numa gravidez após o estupro?

Devemos distinguir os campos da ética e da religião? A religião é a expressão das convicções da fé de um grupo humano restrito? A ética é mais abrangente? A ética avalia os comportamentos do ser humano enquanto ser humano, independente de qualquer convicção religiosa ou política? A ética é de ordem qualitativa? A base da legislação para todos os cidadãos é a ética? Estado é apenas o centro legislador para todos os cidadãos?

O aborto situa-se no campo ético que é competência do Estado?

O estupro é uma grande injustiça, por ser uma violação física e moral da dignidade da pessoa?

Se um feto é apenas uma pessoa em potencial, mas ainda não é uma pessoa, podemos recomendar o aborto?

Um adulto sem potencial, paciente terminal, não é mais uma pessoa? Podemos pensar na eutanásia?

Os espíritas advogam que são inúmeras as evidências científicas sugestivas de imortalidade e de reencarnação. Estarão certos os espíritas?




Na mesma época, havíamos participado da criação do Núcleo Espírita Universitário do Fundão. Nele incentivamos a formulação de perguntas. O critério foi “perguntar não ofende”.

Procuraríamos as resposta e as ofereceríamos em outra reunião. Deu certo e “passamos recibo de ignorância” em muitas oportunidades. Para evitar frustrações solicitávamos uma prorrogação para trazer a solução, mesmo que a resposta fosse “não temos ainda solução”, por enquanto. Respostas foram oferecidas. Vamos a algumas perguntas, como exemplo.

Onde fica o espírito de uma pessoa viva? Os espíritos sofrem? Existem curas espirituais e poderiam ser avaliadas cientificamente? É normal que médiuns utilizem instrumentos cirúrgicos? O que é a morte? Existe reencarnação, como provar? O que é ser médium? Pasteur era médium? Por que não vemos comunicação de caboclos e preto-velhos, nas reuniões espíritas? Astrologia: sim ou não? Você acredita em horóscopo?



Numa outra ocasião não fiz perguntas mas advertência, severa, sobre a problemática da negligência, da imprudência e da imperícia profissional. Mas, para isso foram necessários muitos anos de experiência vivida e trabalho prático braçal. Socializamos quase tudo em revistas e congressos. É uma equipe pequena, mas muito guerreira..

Microbiologia in foco. Informativo SBM. Ano 3/2010.






As publicações e comunicações, embora não tenham grande expressão acadêmica, são importantes sobre o ponto de vista ético-pedagógico. Neles as perguntas não são explícitas, mas as respostas são autorais, com 90% de transpiração..

Peço perdão pela indicação musical “relaxante”. Sabemos que gosto não se discute. Mas, pergunto: mesmo nesse caso poético “não tem solução”?

1 Comentários:

  • "O aborto situa-se no campo ético que é competência do Estado?"

    Diante de tantos desafios para economia brasileira e necessidade de reformas políticas urgente, por que essa pressão de alguns "políticos" sem compromisso com a Nação Brasileira em tentar liberar o aborto no Brasil contrariando a nossa Constituição?

    Diante de tantas denuncias graves dos representantes nas Assembleias e Congressos Brasileiros. Esses atuais políticos estão em condições de decidir sobre o tema tão grave (Quem deve ou não viver) e sem conhecimento e competência para tal?

    Para nossa reflexão.
    Marcos Fonseca

    Por Blogger Marcao, às 13 de junho de 2016 às 08:03  

Postar um comentário

<< Home