.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cientistas batem novo recorde de teletransporte quântico

Por Vanessa Daraya, de INFO Online
• Sexta-feira, 14 de setembro de 2012 - 18h18



Divulgação/ESA
Estação Óptica Terrestre projeta laser

São Paulo - Uma equipe de pesquisadores realizou o teletransporte quântico a uma distância de 143 quilômetros. Com isso, os cientistas bateram um novo recorde mundial.

A equipe tem pesquisadores da Áustria, Canadá, Alemanha e Noruega financiados pela Agência Espacial Europeia (ESA). Eles usaram um mecanismo guiado a partir de um laser de 1,3 watt. Ele permite que um fóton, uma partícula de luz, mude de ponto sem se perder. A experiência foi publicada no periódico científico Nature.



Leia também ///
• 13/09/2012 - Agência Espacial construirá radar para detectar lixo espacial
• 13/09/2012 - Observatório flagra vassoura de bruxa em nebulosa


tags ///
Ciência
Pesquisas
Física

O teletransporte quântico acontece com o uso de um fóton capaz de transmitir o estado quântico de um objeto a outro. Assim, é possível que o receptor se transforme em um clone daquele que envia os dados.

A ideia é que não seja o objeto físico o teletransportado, mas a informação que o descreve. Logo, não há desmaterialização e rematerialização física.

Os cientistas transferiram as propriedades de um fóton entre a Estação Óptica Terrestre, na ilha de La Palma, e o observatório da ESA, em Tenerife. Ambas ficam no arquipélago espanhol das Ilhas Canárias.

Os dois pontos de envio estão 2.400 metros acima do nível do mar. A região apresenta perturbações meteorológicas desafiadoras, como neblina, chuvas e tempestades de areia.

Antes desse recorde estava o de um grupo de chineses. Eles conseguiram enviar informações por meio desse método a 97 quilômetros de distância em quatro horas.

O novo teletransporte quântico alimenta ideias para o uso dessa tecnologia. No futuro, ela poderá realizar transmissões quânticas de longa distância entre os satélites em órbita e a Terra.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home