.

sábado, 5 de janeiro de 2013

SOLAR MENINOS DE LUZ - PORÇÃO DO CÉU NA TERRA




Iolanda Maltaroli ladeada por Regina Duarte
Há muito tenho o desejo de lhe agradecer pelos seus artigos, que recebo com prazer , muitas vezes os repassando por nosso mailing e os citando frequentemente para nosso pessoal do LAR PAULO DE TARSO-Instituição Espírita de Estudos, Assistência e Promoção humana, situado à Rua Souza Lima, 433, Copacabana, da qual sou presidente e fundadora, e cuja obra social é o SOLAR MENINOS DE LUZ, à Rua Saint Roman, 159 ( mais outros 4 números de casas geminadas.). Atendemos crianças e jovens do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, suas famílias e a comunidade.
Com relação ao caso das crianças e jovens delinquentes, sabemos que infelizmente em sua grande maioria são levados a isso por pais sem condições de educá-los, eles mesmos vítimas de drogas, alcoolismo miséria material, doenças, além do descaso público, especialmente por falta de creches e escolas, que, quando existem, são desinteressantes e não ensinam, não preparam o aluno para o emprego e a vida.
Achei que ficaria feliz em saber que o Solar Meninos de Luz há 21 anos( na comunidade com serviços sociais há 29 anos) patrocina educação preventiva para suas crianças e jovens, que ficam na instituição desde os 3 meses de idade até os 17/18 anos, quando são encaminhados a universidades e bons empregos. Com um início na Educação infantil com 35 alunos, hoje são 400, escolhidos entre aqueles de maiores dificuldades, como os citados acima. 
É um tipo de educação integral, em que os alunos ficam 10 horas por dia na escola, de 2ª a 6ª feira, com ensino formal, do Berçário I ao 3º ano do Ensino Médio (esta turma tendo também aulas no sábado de Pré-Enem) e ensino complementar, com oficinas e atividades , num total de 35, anualmente, entre Artes , como Música instrumental e cantada, Dança, como balé, sapateado, hip hop, dança de salão, Teatro, Esportes, como futebol, vôlei, judô, capoeira, inglês, informática, Estudo dirigido, aulas de Reforço Escolar, Administração, Fotografia, aulas de Evangelização Espírita, incluindo tratamentos por passe; etc. Recebem 3 refeiçoes diárias.Muitos tem feito intercâmbio escolar, no Canadá, África do Sul, Estados Unidos. 
Desde 2006, quando se formou a primeira turma do Ensino Médio, 100% dos alunos entraram em universidades e bons empregos. Hoje, em que as empresas buscam funcionários versáteis, com a mudança ocorrida nas profissões, nossos alunos são procurados por elas, porque durante sua vida inteira foram preparados por um sem número de oficinas e atividades, falam inglês, sabem muito de Informática, tem saúde muito boa, E há múltiplos depoimentos dando conta de sua responsabilidade e bom desempenho. 
Nossos objetivos de transformação de vidas estão sendo alcançados. Nossos princípios filosóficos apontam para uma educação que reconhece a integralidade humana, corpo e espírito , consagrando o desenvolvimento do conhecimento , em todas as áreas, do sentimento, e da moral,em busca da construção do homem de Bem (Kardec), que seja útil à sociedade. 
Desejávamos coibir o tráfico, os tóxicos, o alcoolismo, a violência, a corrupção, o assistencialismo, nas gerações seguintes, num trabalho paciente, continuado e progressivo, reprimindo pela educação, pelo amor,e pela oferta de oportunidades, a replicação desses fatores desestruturadores da personalidade. 
Nossos alunos são alegres, não destroem o patrimônio da escola, não ameaçam professores, não rabiscam as paredes, como os de escolas que ficam nas imediações das favelas do Rio de Janeiro.Todos têm sonhos e rapidamente percebem que são diferentes dos outros colegas da comunidade, porque têm o direito de sonhar. Até 2006 lutamos com a posição da família, desejosos, alguns pais, que eles saíssem para trabalhar, porque a comunidade gostava do Solar mas realmente não acreditava que seus filhos pudessem ir para Faculdades, e terem empregos diferentes dos outros jovens, como pregávamos.
Hoje a comunidade sabe que seus filhos têm capacidade de seguirem profissões de relevo e utilidade social e que nem precisam de cotas para isso .As famílias melhoraram sua renda, porque muitos voltaram a estudar , muitos saíram do tráfico .
Ah! descobrimos que traficantes não desejam que seus filhos os sigam, mas que tenham estudo e empregos dignos! Houve casos impressionantes de transformações desses homens duros, criminosos, de ternura explícita pelo Solar, sem que nem uma vez tivéssemos nos relacionado com eles, a não ser algumas vezes como pais e filhos nas festas e apresentações dos alunos, como o chefe de tráfico que preso, viu um programa de TV onde fomos levados a apresentar o Solar, ficou extasiado, falou com os companheiros do morro, do mesmo modo com que mandava fazer os "malfeitos", por telefone da cadeia, que retirassem todos os jovens e crianças do tráfico, porque havia o Solar Meninos de Luz no morro que estava salvando crianças e jovens. Ao fugir da prisão a primeira coisa que fez foi dizer que caso alguma criança ou jovem fosse vista perto das vendas de drogas que fosse dali retirado e levado aos pais, e se novamente ocorresse, os pais seriam castigados.. Que responsabilidade a nossa!... 
Um mês depois foi morto na rua, como sempre acontece. Hoje ele é um "soldado de luz", como os espíritos chamam os traficantes redimidos da nossa comunidade, que estão ajudando outros a saírem das drogas. 
O lema de nossa educação é:" Educar para libertar", e nossos inspiradores foram Kardec e Eurípedes Barsanulfo principalmente. Somos uma escola espírita, e os pais antes de fazerem a matrícula são avisados disso e assinam um Termo de Compromisso em que afirmam que estão cientes de que eles terão aulas de Evangelização Espírita. 
O Solar, além desse PROGRAMA PREVENIR, que é a educação integral para 400 alunos que descrevemos em síntese, ainda tem o PROGRAMA FAMILIAR, e nele, especialmente há um trabalho que gera muitos resultados positivos que é a nossa ESCOLA DE PAIS, realizada uma vez por mês ; as reuniões bimestrais com a família dos alunos e com ajuda e encaminhamentos para a volta aos estudos, aos cursos profissionalizantes, N.A., AA, psicólogos, médicos( temos Centro Médico com alguns especialistas( com muito poucos desde 2010, infelizmente) , dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos, e também os "Médicos Solidários", que atendem em seus consultórios. Há um Sistema de Avaliação Familiar próprio do Solar de relevantes resultados para melhor relação escola/aluno/família. 
No PROGRAMA COMUNIDADE ajudamos as famílias mais pobres que não pertencem ao Programa Prevenir, com visitas domiciliares para o Culto do Evangelho, a doação de roupas, alimentos, medicamentos, ajuda para melhoria das casas mais pobres. Temos uma Casa de 2 andares no Cantagalo com duas famílias a cada 3 anos, que ajudamos integralmente e matriculamos suas crianças no Solar, mas devem melhorar de vida nesse tempo, e fazemos um trabalho com os nossos alunos, para aprenderem solidariedade, em que levam conscientização de cuidados com meio ambiente, reflorestamento, coleta de lixo, recreação com esportes, música, narração de histórias, no Vietnã e Caranguejo, local de grande pobreza e sofrimento da região do Pavãozinho. 
Nesse Programa oferecemos cursos para a comunidade, espaços para a UPP, Pac Social, igrejas, grupos e instituições do governo e da população, para fazerem seus eventos. Temos uma Galeria de Arte para os artistas da região e do asfalto, e também para exposições de nossos alunos., um Teatro para 400 lugares, um Centro Esportivo com quadra coberta e sem cobertura, e uma sala de multimeios para judô, capoeira, dança, etc.,e um Centro Cultural com Biblioteca para a comunidade com cerca de 20.000 livros, com divisão para adultos, infantil e a escolar, Centro de música, Centro de Artes e Artesanato, Laboratório de Ciências, Laboratório de Informática. 
Com isso atendemos ao todo mais de 4500 pessoas por ano, fora nossos alunos 
Temos 75 funcionários nossos, 35 da Universidade 157 voluntários, e vivemos lutando para conseguir recursos financeiros, a grande dificuldade, pois temos empresas e conselheiros maravilhosos que nos amam ternamente, de forma emocionada, , que pagam bens e serviços, mas ficamos sem dinheiro para o custeio do restante, como administração, apoio, alguns professores, água, luz, etc.sendo os eventos como jantares, leilões, além de brechós, nossa forma de angariar recursos financeiros. 
Somos agradecidos a Deus e nossa fé nos sustenta, e nas piores horas somos de alguma maneira, salvos. Sabemos que sempre teremos dificuldades e nos resta trabalhar com o Cristo, em busca de transformá-las em possibilidades. Já foi muito pior, com o tráfico, antes da pacificação. 
Amigo, se ficar interessado, veja nosso site, escrito aí em baixo, e saberá que começamos levando auxílio à população devido a uma tragédia, na véspera do Natal de 1983, e de lá nunca mais saímos tudo realizando sem dinheiro mas com muito trabalho e perseverança para consegui-lo. 
Desculpe se escrevi demais, queria corroborar a necessidade da educação, paixão de minha vida de educadora, para as mudanças que requerem a sociedade. Sem ela, continuaremos a fabricar delinquentes, crianças e jovens desesperançados, sem ideais, sem sentido de vida, sem Deus. 
Outra coisa: Evangelização Espírita desde os primeiros anos de vida, salva .Nossos alunos estudam o Livro dos Espíritos e o Evangelho. 
Nem haveria a necessidade de escolas de ressocialização,se as houvesse de prevenção, não é? 
Que Deus ilumine cada um de seus dias para continuar nos ensinando a compreender melhor nossa amada e vilipendiada Doutrina Espírita( até mesmo pelos que se dizem espíritas), a fim de que possamos continuar a ensiná-la por nossa vez, às novas gerações, neste especial momento de transição em que na Era do Espírito, os princípios espíritas serão chamados a clarear as filosofias, ciências e religiões , com a Religião Cósmica do Amor e da Verdade trazida ao mundo por Cristo Jesus.

Iolanda Maltaroli 
Presidente do Lar Paulo de Tarso
Rua Souza Lima, 433 – Copacabana
http://www.larpaulodetarso.org.br/contatos/
Rio de Janeiro, RJ, CEP 22081-010

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home