.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Suicídio - Epidemia Silenciosa

LUIZ CARLOS FORMIGA
 
 
Estudos publicados recentemente no "Lancet" chamam a atenção para um tabu: o suicídio.
Um deles informa que essa é a primeira causa de morte entre meninas de 15 a 19 anos. Entre os homens, o suicídio ocupa o terceiro lugar, depois de acidentes de trânsito e da violência. E no Brasil? Terceira causa de morte entre jovens, ficando atrás de acidentes e homicídios. Vem aumentando entre as meninas (gestações precoces não desejadas, prostituição e abuso de drogas). As taxas sempre foram maiores entre homens na terceira idade (1), mas hoje está a se modificar e a taxa multiplicou-se por dez de 1980 a 2000, pulando de 0,4 para 4/100 mil pessoas. Adolescentes evitam procurar ajuda por temerem o estigma que possui grande comunicabilidade, como a gripe.
Os casos de suicídio aumentaram 60% nos últimos 45 anos. Um milhão de pessoas no mundo morrem dessa forma por ano. Estima-se que ocorram 24 suicídios por dia no Brasil, 90% estão ligados a transtornos mentais e que as tentativas são 20 vezes maiores do que o número de mortes. Alguns tentam mais de uma vez, como a esposa do Empresário Marcos Valério (3).

Uma estratégia é limitar o acesso a meios que facilitem o suicídio (2) Prestemos a atenção a sinais de automutilação nos adolescentes, porque a prática aumenta o risco de suicídio. Mutilação aponta para depressão, ansiedade, dificuldade para externar sentimentos e pedir ajuda.
Sabemos que a reencarnação de suicidas é problemática (4), por isso o espírita deve fazer esforço na prevenção de dores que podem aumentar, mesmo com “anestesia”.
Como atender a uma pessoa que pensa em suicídio?
Vamos responder a esta pergunta no dia 29 de setembro de 2012, no auditório do CEERJ e aguardamos a sua presença e sua colaboração na “medicina Preventiva”. Divulgar é ação de prevenção e a espiritualidade conta com a sua generosidade, diz Yvonne..


1. http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/por-que-criancas-se-suicidam.html

http://infinitaspossibilidadesdavida.blogspot.com.br/2010/09/suicidio-na-infanciaalerta.html

2. http://www.ceerj.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1198:universidade-e-suicidio-discutindo-arquitetura-e-prevencao&catid=66&Itemid=314

3. http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/marcos-valerio-revela-os-segredos-do-mensalao-e-envolve-lula

4.  http://www.oconsolador.com.br/ano6/258/especial.html

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home