.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

PSEUDO-JORNALISMO ESPÍRITA - ATÉ QUANDO?


Amigos;
O meu compadre "Fulano" pensou em realizar um Pinga Fogo, mas infelizmente realizou um Pinga Mel, pois o Baccelli não respondeu nada, e o Fulano calou, e calou porque "Fulano", pois no meu conceito você sabe que o que foi respondido pelo Baccelli ao questionamento apresentado, não estava correto, não tinha nada a ver, meu amigo.
"Fulano", você encontrou, em o livro "Evolução Anímica", de Gabriel Delanne, ou no livro Mundo Maior, de André Luiz, algo que justifique a reencarnação no mundo espiritual?
Se encontrar, nos informe, apresentando o capitulo, e um tópico, pequenino, que pelo menos deixe duvida a respeito dessa possibilidade, pois não existe em parte alguma da doutrina, qualquer informação a respeito.
"Fulano", você falou no seu programa, a respeito da lógica doutrinaria do espiritismo, mas logo em seguida, você se contradiz, pois aceita o que o Baccelli afirma, sem qualquer preocupação com a lógica, a razão e o bom senso, o mesmo nada explicou, e você não questionou coisa alguma, disse amem a tudo.
Amigo "Fulano", você esta me decepcionando, pois eu o tinha como um estudioso, que busca a verdade, o parabenizei mesmo, em algumas de suas polemicas, com o Bispo e com o nosso amigo Protestante, mas eu entendo amigo, que o Ante-Cristo, não esta nas outras religiões, e que os irmãos de outras seitas, não causam tanto prejuízo a doutrina, quanto estes que mistificam, utilizando o nome da doutrina, como é o caso do Baccelli, pois ele não explica nada do que diz, ou escreve; se estiver enganado, me esclareça, explique o que ele quer dizer, pois não vejo nada.
Meu querido amigo se você quiser me responder, faça-o, mas não adianta falar do livre arbítrio, dizer que temos o direito de dizer e agir como quisermos, pois eu assim entendo, desde que não estejamos falando em nome da doutrina, pois ela tem um postulado lógico e racional, e temos que nos ater a ele, se o amigo Baccelli quiser dizer todas essas asneiras, ele o pode, desde que funde um movimento religioso.
"Fulano" te considero um espírita esclarecido, e lhe peço, para que você não se omita, se você achou lógica nas expressões do nosso amigo, explique as, pois pelo menos eu, não vi nada de reencarnação, e eu entendo não deva aceitar nada, que não tenha coerência, que seja completamente irracional, pois eu não estou polemizando a letra, estou polemizando um conceito, que não se sustenta na doutrina.
Estou em seu aguardo, não se omita responda-me."

Abraço.
"Betrano"





Ao depoimento contido na mensagem acima (endereçada ao senhor "Fulano"...... e amigos), firmada pelo senhor "Beltrano", o jornalista Astolfo Olegário, Diretor-fundador da Revista Eletrônica O Consolador , comentou o seguinte:








"Meu caro , Betrano

Chamar a esse programa de Pinga-Fogo é um insulto ao criador do programa da TV Tupi que tornou Chico Xavier conhecido no país inteiro.
Aquilo foi, em verdade, um bate-papo entre compadres, entre pessoas que querem apenas agradar e não sabem o que é jornalismo sério.
É por causa desse tipo de jornalismo que grassa em nosso meio essa confusão que prejudica, em especial, os neófitos em Espiritismo e fornece argumentos aos detratores da doutrina espírita.
Nossa sorte - embora a palavra sorte não devesse ser por nós usada - é que os velhos detratores do Espiritismo não tomaram ainda conhecimento do conteúdo dessas tolices de origem supostamente mediúnica.
Imagine, caro amigo, o que aconteceria se alguém ligado à família de Carlos Chagas viesse a público para dizer que o filme "Nosso Lar" baseia-se numa farsa, que o grande médico não teve filhas, que não deixou crianças órfãs, que sua esposa não se casou segunda vez e que, por fim, havendo falecido em 1934 e tendo passado 8 anos no Umbral (como o próprio André Luiz diz numa das obras do Baccelli), não poderia ter visto e acompanhado os primeiros momentos da 2a. Guerra Mundial, iniciada, como todos sabem, em 1939.
O que acontece, caro amigo, é que nós espíritas damos mais valor a uma suposta amizade do que à responsabilidade que temos quando na condição de jornalistas, palestrantes ou dirigentes espíritas.
Por amizade temo-nos calado, silenciado e feito um jornalismo acrítico, que só aplaude, só elogia, só tece loas, e fecha os olhos para os equívocos que podem prejudicar, e muito, a própria expansão das atividades espíritas.

É preciso dar um basta a esse tipo de jornalismo! Chega de boletins oficiais!
Chega de programas, revistas ou jornais que apenas repetem mensagens mediúnicas, e deixam de discutir os verdadeiros problemas que acometem a sociedade e o mundo em que vivemos."


Forte abraço

Astolfo O. de Oliveira Filho
Diretor da Revista Eletrônica O Consolador


1 Comentários:

  • Caro amigo Jorge... Como sempre você disse tudo certinho em seu comentário. Eu achei muito engraçado quando se refere ao programa como Pinga Mel...hehehe! Eu nunca pensei que Alamar tivesse competência para tal programa, porque sinceramente, eu o acho um fanfarrão da Doutrina! O referido Programa foi muito ruim, como disse,tenebroso,por assim dizer!Concordo com tudo o que colocou, amigo! Abraços!

    Por Blogger Tula, às 10 de julho de 2012 às 12:32  

Postar um comentário

<< Home