.

domingo, 21 de abril de 2013

EDITORA VIRTUAL "O CONSOLADOR", UM TESOURO NA TERRA

Astolfo Olegário
Nasce a EVOC – Editora Virtual O Consolador
O lançamento da nova editora ocorreu na data em que a revista
“O Consolador” comemorava seis anos de existência
 

O livro 20 Lições sobre Mediunidade marca a estreia da EVOC - Editora Virtual O Consolador na área do livro digital, conhecido também pela expressão livro virtual, livro eletrônico ou e-book, cujo lançamento ocorreu na última quinta-feira, dia 18 de abril, data em que a revista “O Consolador”,  fundada em 2007, comemorava seis anos.
A gratuidade será o ponto central do projeto ora inaugurado, cujo objetivo principal é universalizar o acesso aos ensinamentos espíritas.
Segundo seus fundadores, a experiência de seis anos na veiculação da revista “O Consolador” revelou que existe no Brasil e no exterior uma infinidade de grupos e pessoas interessados em se aprofundar nos temas espíritas, os quais, porém, em grande número de casos, não têm acesso ao livro espírita, pela inexistência de casas ou livrarias espíritas na localidade e mesmo na região em que se localizam.
O segundo objetivo do projeto é tornar acessível aos autores espíritas a publicação de suas obras, sem custo nenhum para eles, porquanto, como se sabe, não existem no meio espírita facilidades para que um autor desconhecido consiga publicar suas obras.
EVOC – Editora Virtual O Consolador será dirigida pela mesma equipe que dirige a revista eletrônica, cujos membros o leitor pode conhecer clicando em http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/quemsomos/principal.html
20 Lições sobre Mediunidade é a primeira obra da editora
Lançado em novembro de 2003 pela Editora Leopoldo Machado, o livro 20 Lições sobre Mediunidade esgotou-se em pouco tempo e não mais foi publicado, a não ser agora, na forma digital, em que é oferecido, sem custo nenhum, aos leitores.
A obra é composta de 20 capítulos, que obedecem a uma ordem lógica, consentânea com o que acontece numa sessão mediúnica normal.
O primeiro capítulo fala de concentração e da preparação para que ela se dê em boas condições. O segundo trata da chamada manutenção vibratória  e  da  atitude  da  equipe  durante  a
realização do trabalho. O terceiro focaliza a prece, o quarto examina o tema radiações, e os demais, sempre procurando esmiuçar assuntos relacionados com a prática mediúnica, analisam o passe, a identificação de fluidos, as fases do fenômeno mediúnico, a questão da identidade dos Espíritos, o problema da mistificação, a  obsessão, a doutrinação e assim por diante.
Seu autor é o Diretor de Redação da revista “O Consolador”, Astolfo Olegário de Oliveira Filho, natural de Minas Gerais e radicado em Londrina desde os 18 anos de idade.
O autor explica qual é o conteúdo e o objetivo do livro
Para falar a respeito do livro 20 Lições sobre Mediunidade, seu autor concedeu-nos a seguinte entrevista:
– Em que consiste o livro 20 Lições sobre Mediunidade?
Como explicado na Introdução da obra, o livro nada mais é do que a transposição para livro de um curso que ministrei em 1993, a pedido do Centro Espírita Meimei, de Londrina, pertinente à parte prática da mediunidade e à organização de uma reunião mediúnica. Algum tempo depois, acrescentando ao seu texto novos dados e informações bibliográficas, o curso foi repetido no Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, no Centro Espírita Nosso Lar e, por último, no Centro Espírita Amor e Caridade, todos eles situados em Londrina.
– Qual foi seu objetivo ao publicá-lo?
Em todos os quatro cursos que deram origem ao livro, o que me moveu foi apresentar de forma didática temas que pudessem contribuir para o aprimoramento das chamadas sessões práticas de Espiritismo. Aliás, os cursos foram ministrados nos Centros mencionados a pedido de seus dirigentes, o que é fácil compreender. Como afirma Célia Xavier de Camargo no prefácio da primeira edição da obra, por mais que se fale em mediunidade isso “nunca será demais, pela necessidade de serem essas informações repassadas à população de modo geral”. O objetivo de transformar o curso em livro foi pôr à disposição dos espíritas de todo o País uma obra que engloba tudo o que se refere a uma reunião mediúnica, na ordem em que ela se desenvolve, sendo seu texto embasado nos melhores autores que já se manifestaram sobre o tema, de Kardec aos nossos dias.
A questão não é ser médium: é ser bom médium
– Que assuntos fazem parte do livro?
Como o estudo está voltado para o exercício  da mediunidade, o livro foi estruturado em 20 lições. Cada lição corresponde a um capítulo. São, pois, ao todo, 20 capítulos, que obedecem a uma ordem lógica, consentânea com o que acontece numa sessão mediúnica normal. O primeiro capítulo fala de concentração e da preparação para que ela se dê em boas condições. O segundo trata da chamada manutenção vibratória e da atitude da equipe durante a realização do trabalho. O terceiro focaliza a prece, o quarto examina o tema radiações, e os demais analisam o passe magnético, a identificação de fluidos, as fases do fenômeno mediúnico, a questão da identidade dos Espíritos, o problema da mistificação, a obsessão e seu tratamento, a doutrinação, a aplicação da mediunidade e os cuidados que devemos ter antes e depois das reuniões.
– Há na obra algum ponto que você gostaria de ressaltar?
Vários são os pontos que, a meu ver, merecem destaque. Mas gostaria de enfatizar os que compõem o capítulo 19, intitulado “A mediunidade e sua aplicação”, em que procurei tornar claro que o fato de ser médium não acarreta por si só nenhum mérito para o portador da faculdade mediúnica. Qualquer pessoa, independentemente de sua condição moral, pode ser médium, mas o importante, afirma Kardec, não é ser médium: é ser bom médium, o que depende das qualidades morais. Enfatizar tal ensinamento é importante, porque nos ajuda a compreender que não podemos endeusar ninguém, especialmente os chamados médiuns, um fato que infelizmente ainda ocorre em nosso meio.
*
O link que permite ao leitor acessar a EVOC – Editora Virtual O Consoladoré http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm


1 Comentários:

Postar um comentário

<< Home