.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Adolescência: o investimento mais esperado é o fortalecimento dos vínculos afetivos

Por Jane Maiolo 

Pensar na fase da adolescência nos remete a questões importantíssimas a serem refletidas. Adolescência, talvez se traduza em uma crise psíquica a ser atravessada. Entretanto, é um período de desenvolvimento humano marcado por muitas transformações biológicas, psíquicas e sociais. Dessa forma, nesse período, é muito comum surgirem os conflitos, as crises identitárias, as dúvidas e alguns transtornos emocionais.

 O conflito entre ser aceito ou não, de ser capaz ou não, de ser amado ou não, as crises identitárias e as dúvidas quanto ao seu futuro são preocupações que povoam seu mundo mental e transtornam o adolescente quer a nível consciente ou inconsciente.

O adolescente, muitas vezes, se encontra em uma fase que precisa romper com o status de criança, para adentrar ao mundo dos adultos e isso gera aflições. Uma das formas mais explícitas de se diagnosticar esse quadro é observar os processos de agressividade e rebeldia que alguns adolescentes passam, pois, no seu inconsciente é preciso “desqualificar” os primeiros objetos de amor, outrora idealizados, as figuras do pai e da mãe, para poderem se autorizar ao investimento libidinal em outro ser, num futuro próximo. E isso gera dor e angústia.  Na fase da adolescência o sujeito entende que a criança não existe mais e o adulto ainda não é real. Os pais, no entanto, não percebem que esse sujeito precisa de um novo olhar que possa dar sentido ao seu existir, ajudando-o no seu processo de auto afirmação, confiança em si e autonomia para vida, esse excesso de desatenção e crença de que não precisam mais dos pais, potencializa o sofrimento do adolescente tornando-o inseguro e desenvolvendo um sentimento de abandono. Os pais do século 21 precisam entender que o olhar é capaz de atravessar o ser, ajudando-o a se constituir em um adolescente saudável.

 No mundo dos excessos e urgências é preciso minimizar a sobrecarga das escolhas que o jovem tem que fazer, mesmo sem condições psíquicas e priorizar o que é importante e essencial. Talvez nesse período único e peculiar o fortalecimento do vínculo afetivo seja o investimento mais caro e esperado pelo adolescente, podendo nomear essa atitude de disponibilidade afetiva.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home