.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Sociedade do Cansaço e do esgotamento


A candeia do corpo é o olho. Portanto, se o teu olho for simples, teu corpo inteiro será luminoso. *

Por Luiz Henrique Maiolo e Jane Maiolo

Nos últimos tempos, a Sociedade do Cansaço é também caracterizada como a sociedade do desempenho, configurada por uma série de obrigações e padrões a serem seguidos e praticados pela população, que almeja o indispensável sucesso. Nesse contexto, a intensa produtividade humana, manipulada e incentivada pelos meios sociais, no universo capitalista, leva muitos indivíduos a inúmeros problemas de ordem mental como a depressões, ansiedades e transtornos múltiplos, quadro obviamente sintomático do mundo contemporâneo, definidos pelo filósofo sul-coreano Byung Chul Han como “violência neuronal”.

     A princípio, a constante busca pelo sucesso e produtividade, é caracterizada pela sociedade do desempenho. O indivíduo inserido nos meios socais com excessiva positividade é totalmente induzido ao progresso e as intensas buscas pela prosperidade de suas ações, no qual, é hiperestimulado acenando-lhe que nada é impossível, que todos são capazes, que só depende dele para se tornar feliz. Como consequência desse pensamento, age-se como uma máquina alienada pelos padrões, que só enxerga a felicidade nos meios de produção. Sendo assim, o ser humano torna-se vítima e vilão da sociedade, oferecendo campo fértil para a insanidade e desequilíbrio.

    Ademais, com as intensas cargas de alienação, fruto da Sociedade do Cansaço, imposta ao indivíduo, registra-se a falta de auto realização, inexistência dos prazeres pessoais e ausência de ócio criativo. Em razão disso, há um crescente aumento de pessoas neuróticas e infelizes. Esses indivíduos, altamente obcecados pelo excesso de positividade, não buscam mais os próprios prazeres, lazeres, entretenimento e atividades saudáveis, ao físico e a mente, não movimentam sua saúde emocional oxigenando-a e potencializando-a. Dessa forma, a falta de práticas saudáveis ao corpo e a mente assinala drasticamente a sociedade neurótica e esgotada.

     Portanto, a formatação do indivíduo pela Sociedade do Cansaço, e a alienação do mesmo pelo excesso de positividade, torna a sociedade uma série de indivíduos neuróticos e alienados. O Governo, através de política públicas e sociais, deveria implementar ou promover uma maior discussão em torno de temas como igualdade social, racismo, educação de qualidade, minimizando os efeitos alienatórios das muitas mídias, pois, ser alguém bem-sucedido é ter amor próprio, sentir-se capaz de buscar melhores condições de vida, é sentir-se pertencente à um grupo, à uma sociedade, à uma nação. Política visionária que afrontaria a Sociedade do Esgotamento e maximizaria o desejo de vida saudável e equilibrada.

*Mateus 6,22

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home