.

sábado, 25 de maio de 2019


CONTINGENCIAMENTOS, FINS E MEIOS
Luiz Carlos Formiga


Ao Materialismo, o Espiritismo prova a existência da alma. Destruindo-o, elimina a maior chaga social. Podemos contribuir para o progresso. (1, 2)
Na Tchecoslováquia os regimes políticos materialistas acabaram com o Espiritismo, o que sobreviveu ao Nazismo foi destruído pelo Comunismo.
Na resistência, Vlado nunca abandonou o ideal, mas os comunistas enlouqueceram sua esposa aplicando-lhe injeções e conseguiram produzir-lhe o ódio, contra o marido.  Em seguida a obrigaram a denunciá-lo, destruindo seu casamento e a família. (3)
Entre nós, como foi a divulgação do Espiritismo na universidade nos últimos 20 anos?
Recordemos que a política do Núcleo Espírita Universitário está voltada apenas para a do desenvolvimento da Inteligência Espiritual. (4)
Precisamos discutir liberdade religiosa no Brasil? A violência religiosa simbólica permite a liberdade de prática, mas desconstrói a base da crença, fazendo-a parecer inócua, retrógrada e ultrapassada
No Brasil encontramos elevado índice de violência simbólica?
Como o Cristianismo é predominante ele é o mais atacado?
Existe, também entre nós, um trabalho bem articulado para ridicularizar a fé cristã, minando os valores do Cristianismo?
 No Brasil a desconstrução dos valores Cristãos é promovida por blogs, sites, canais de televisão, instituições governamentais e principalmente no ambiente acadêmico.
Muitos de nossos jovens chegam despreparados, sem noção do ambiente materialista que irão enfrentar na universidade.
Jovens de formação cristã deficiente conseguem sustentar sua fé perante o discurso acadêmico de docentes relativistas?
Na universidade, jovens podem abandonar a fé, podem se tornar céticos e até ateus.  (5)
No NEU, não cuidamos de “política partidária”, mesmo quando esta nos afeta. Diante de um grande problema oramos. Entrego-me em tuas mãos, Senhor. Confio que Tua solução será o melhor para mim. Por isso, aceito. Seja feita a Tua Vontade e não a minha. Por me socorreres, agradeço-Te antecipadamente. (6)
Entrego. Confio. Aceito. Agradeço.
O filósofo Herculano Pires disse que foi graças às provas da sobrevivência da alma e à explicação racional dos problemas espirituais que a onda materialista do século XIX pôde ser refreada. O que está acontecendo, século XXI, na universidade pública brasileira? (7)
Quando o indivíduo materialista apresenta o Transtorno da Personalidade  Antissocial e se diz defensor dos pobres, está usando uma “máscara de sanidade”. Nem sempre, facilmente se revela. (8)
Fins e Meios. O contingenciamento nas universidades do governo Bolsonaro de cerca de R$2 bilhões (3,4%), parece o fim do mundo. No entanto, o mundo não acabou quando Dilma, comunista, segurou R$9,42 bilhões do MEC em 2015. (9).
Fernando de Luna, Espírito (10), nos fala do risco de ser feliz.
Com a compreensão da imortalidade e do amor, esmaecem as tempestades criadas pelo egoísmo e pelo orgulho e poderemos responder ao ultraje com o perdão, a bofetada com a paz incorruptível. Assumiste todos os riscos da empreitada, pois conhecias a jornada a seguir, desde há muito... Eis que se te apresenta a hora de embolsar o salário da hora que te resta.
Desistir, jamais.

Leia mais.

1.   Revista Espírita novembro de 1861.
(2)  
3.  
Revista Reformador (FEB )Ano 1280, nº 2171, fevereiro, 2010.
10.   Convites à Reflexão. 1° Edição. Lição 19. Risco de ser feliz. P. 107. Editora Novo Ser. Rio de Janeiro. RJ.  https://www.candeia.com/convites-a-reflexao/p

2 Comentários:

  • Eu também me pergunto, onde está os professores Universitários e os alunos de universidades que são espíritas? Já fui a vários eventos espíritas nas UNIVERSIDADES e vejo alguns espíritas conhecidos não universitários e raramente vejo universitários espíritas nesses eventos.
    Onde estão, acreditam mesmo no espiritismo?
    Atualmente vejo alguns nos movimentos políticos defendendo causas políticas e raramente vejo o mesmo empenho em causas realmente humanistas e em prol da sociedade coerente com o que acredita.
    Vamos em frente.
    Marcos Fonseca

    Por Blogger Marcao, às 26 de maio de 2019 às 04:13  

  • O comentário do leitor é pertinente, tanto que já pensamos a Universidade como local de provas e expiações, principalmente para docentes espíritas.
    Será que a pergunta-título, abaixo, oferece alguma pista?
    Na Universidade - Indiferença ou Medo?
    Revista Internacional de Espiritismo, ano LXXV (2): 77-79, março de 2000.
    http://formiga.iqm.unicamp.br/neu/nauniversidadeindiferencaoumedo.pdf
    Vamos em frente
    Formiga, LCD

    Por Blogger Luiz Carlos Formiga, às 26 de maio de 2019 às 16:16  

Postar um comentário

<< Home