.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Evolução (Parte II) – Especulação e perspectivas.

Roberto Bastos


A vida animal como a conhecemos poderá não ser mais a mesma no futuro, pois tudo muda até as formas animais, vegetais e, até mesmo, o ambiente.

No artigo anterior expomos as teorias e as coerências referentes a Evolução das espécies. Neste presente artigo observaremos as perspectivas sobre a vida animal no Planeta – com ou sem interferência do homem – e as especulações relativas ao futuro.
Atualmente observamos mudanças geológicas e climáticas no Planeta, que muito tem haver com a interferência da ação humana, tanto que alguns cientistas estão chamando esta era de “Era Antropozoíca” , ou seja, a marca do ser humano no planeta é fortíssima e interfere na dinâmica do planeta Terra.
Tamanha interferência ocorre no clima do planeta e na prática da caça. A poluição com a emissão de gases, somados aos processos naturais de aquecimento e explosões, levam a alteração do clima, fazendo as calotas polares e como consequência o habitat natural de algumas espécies estão ameaçados, levando-os a extinção, como no caso do urso polar e alguns sirênios (família das focas).
No caso da caça ou pesca predatórias atingem diretamente a cadeia alimentar gerando desequilíbrio. Fazendo predadores buscar outras fontes de alimentos, que serão disputados por outros animais e seres humanos, estes por sua vez os caçaram até a sua extinção.
Entretanto, toda vez que um predador é extinto, o próximo na escala ascende, tornando-se o predador-alfa de uma região.
Como disse uma vez Charles R. Darwin, a vida, a natureza encontra seus caminhos para continuar a vida e sua manutenção.
Com esta dinâmica alguns animais, provavelmente, se tornaram espécies dominantes, em virtude das mudanças do Planeta. Principalmente, tendo os processos meteorológicos, geológicos e climáticos como fatores preponderantes de mudança das espécies.
Contudo tais mudanças podem levar éons e talvez a humanidade não esteja presente para ver estas mudanças.
Segundo um trabalho especulativo da Discovery Networks e da BBC de Londres, alguma espécies evoluiriam em novos continentes e novos ambientes, quando estamos nos referindo a este novo cenário, referimo-nos a modificações dos espaços conhecidos por nós em nosso mundo. Em virtude das movimentações das placas tectônicas, alterações climáticas e formações vegetais adaptadas a nova conjuntura.
Neste contexto consumidores podem subir na cadeia alimentar, conforme foi apresentado pela BBC e Discovery Networks e pelo autor, em que roedores (consumidores secundários) se tornariam os predadores, enquanto felinos, canídeos e ursinos estariam extintos, dando espoaço para atender a cadeia alimentar, a continuação da vida e sua manutenção.
Esta especulação se baseia em observações comportamentais e da capacidade de existir de todos os seres viventes e com isto uma exposição sobre a continuidade da vida animal mo Planeta, a esperança.
Desta forma podemos concluir que a vida continua e possivelmente continuará e se manifesta de forma surpreendente e pedagógica.

Sendo assim, podemos compreender que o sentido da evoluçaõ é a capacidade de se adaptar e de melhorar como espécie e ser vivente.


0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home