.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

MISTICISMOS INVADEM OS CENTROS ESPÍRITAS




Ricardo Baraviera
Brasília-DF

É curioso como Jesus revelou a boa nova aos humildes e não aos (pseudo)sábios, e parece que nada mudou. Quem tem um pouco mais de conhecimento humano, já procura desvirtuar as coisas, como se o conhecimento humano fosse superior ao dos espíritos de luz. A cada dia entendo melhor a idéia de Kardec de que é melhor recusar 99 verdades a aceitar uma mentira. A mentira contamina todo o resto, e daí pra frente não se sabe mais o que é verdade.
Mas o que me incomoda mais nisso tudo é o uso da palavra espiritismo. Vejo muitas criticas ao Waldo Vieira, mas acho louvável que ele tenha inventado a própria doutrina, colocado um nome e pronto. O livre-arbítrio é dele. Também não deixo de louvar a atitude da zíbia gaspareto, que diz que não é espírita. Ótimo, vá ganhar o dinheiro com os livros e se ver com a consciência depois,mas deixe claro que isso não é espiritismo.
Agora acho curioso como o misticismo invade nossas casas e nossa doutrina. Se um médico ou um dentista vai ao centro atender os carentes, fica claro que não é espiritismo, mas medicina. Não se tenta misturar as cosias. Mas quando se trata de uma terapia alternativa as pessoas adoram fazer confusão.
Bom, nesse mundo racional em que um homem como Bill Clinton lê Paulo coelho, tudo pode se esperar.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home