.

domingo, 1 de agosto de 2010

CENSO IBGE 2010- ESPIRITA OU KARDECISTA?


O LINK ABAIXO CADA VEZ QUE É VISITADO MOSTRA
OS MAIS DE 230 ARTIGOS DO BLOG POR ASSUNTOS DIFERENTES

http://acessoriosparablogs.com.br/lista.html?url=http://jorgehessenestudandoespiritismo.blogspot.com

NOSSAS MENSAGENS NÃO TÊM FINS LUCRATIVOS
ATENÇÃO
ESPÍRITAS OU KARDECISTAS?


Recebi interessante informação sobre o recenseamento do IBGE/2010: "Como já é de conhecimento de muitos, a partir do dia 2 de agosto o IBGE iniciará o CENSO 2010. Nesta atividade, todas as residências do território brasileiro serão visitadas por um agente do IBGE que aplicará um dos seguintes questionários:
Básico: Um questionário curto e rápido
Amostra: Um questionário bem maior, que durará em torno de 50 minutos sua aplicação.
Neste último constará uma pergunta, cuja resposta é de fundamental importância para nós Espíritas. A pergunta é: Qual a sua religião?
Claro, que muitos de nós responderemos: ESPIRITA.
Infelizmente, se respondermos assim, seremos cadastrados como SEM OPÇÃO RELIGIOSA.
É que para o IBGE, o termo ESPIRITISMO é considerado genérico, ou seja, pode se referir a toda religião, culto ou seita que envolva questões do campo da mediunidade. Nós sabemos que muitas pessoas adeptas da Umbanda, por exemplo, se consideram Espíritas umbandistas e o mesmo equivoco ocorre com outras denominações como espírita esotérico, espírita de mesa, etc. O fato é que ao invés de respondermos ESPÍRITAS, temos que responder KARDECISTAS, pois é esta a denominação dada pelo IBGE ao que para nós é simplesmente ESPÍRITA. O mesmo acontece com aqueles que responderem CATÓLICO ou EVANGÉLICO, os quais, para o IBGE, também são considerados termos genéricos e serão cadastrados como “Sem opção religiosa”.
Quem estuda a Doutrina Espírita reconhece o equívoco do IBGE, que na intenção de
diferenciar determinadas práticas e jeitos de pensar, adotou termos mais específicos, para eles, como kardecista.
CUIDADO: Ao responder o questionamento do recenseador não digam ESPÍRITA e esperem o recenseador perguntar mais detalhes, pois ele não perguntará. A pergunta é direta e a resposta deverá ser uma só.
O problema nisso tudo é que esta visão do IBGE ao cadastrar tais informações trás grandes possibilidades de obter dados que não condizem com a nossa realidade. Neste caso é importante que digamos que somos “kardecistas” , mas algo deve ser feito perante essa situação, alguma mobilização, não que os termos venham a ser corrigidos desde já, pois não há tempo para isso, mas para que daqui a 10 anos, nos próximos Censos o mesmo equívoco não continue..."

Sobre as palavras "Espírita ou Kardecista" escrevemos um artigo conforme consta no artigo abaixo:


ESPIRITISMO, ESSA PALAVRA ESTÁ DESGASTADA? QUE TAL "DOUTRINA DOS ESPÍRITOS" OU "KARDECISMO"?
O questionamento que intitula este texto foi enviado a mim por um leitor dos artigos relacionados no site http://jorgehessen.net. Em verdade, há muitos confrades que têm identificado o gravíssimo desgaste da palavra "espiritismo" e sugerem a sua modificação para "Doutrina dos Espíritos", ou "Doutrina Espírita", ou até mesmo "Kardecismo" (e seus derivados), que são termos que vêm sendo popularizados no Brasil devido, justamente, ao místico sincretismo religioso, que remete as pessoas a confundirem espiritismo com ocultismo, esoterismo, exoterismo, teosofia, orientalismo, umbandismo, xamanismo, exorcismo e outros similares, por isso é comum ouvirmos de alguns adeptos: "sou kardecista". (!?)..



LEIA NO BLOG http://jorgehessenestudandoespiritismo.blogspot.com/2009/06/espiritismo-essa-palavra-esta.html



Esta mensagem não é um spam, visto que somente é enviada em nome da fraternidade e contém uma forma de ser removida.
É um e-mail normal como tantos outros que você recebe, não estamos invadindo sua privacidade e enviar um e-mail não é crime, desde que não contenha
mensagens que possam causar danos ao usuário.
Caso queria remover seu endereço de nossa lista, basta enviar um e-mail para jorgehessen@gmail.com com o titulo (assunto) REMOVER, que seu e-mail
será REMOVIDO de nossa lista IMEDIATA E DEFINITIVAMENTE.
Desculpe-nos caso tenhamos lhe importunado com nosso e-mail de divulgação Doutrinária.
Obrigado!

Jorge Hessen
http://jorgehessen.net

http://espiridigi.net

Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (JORGE HESSEN). Você não pode fazer uso comercial desta mensagem.


Imprima cópias e distribua para pessoas que não tem acesso a computador e internet.

Ao encaminhar esta mensagem, por favor:
Encaminhe como cópia oculta (CCo) aos seus destinatários;
Agindo assim dificultaremos a disseminação de vírus, Spams e Banners.
Procure no GMAIL: *CONFIGURAÇÕES / ASSINATURA*.
Basta digitar o texto desejado e clicar em SALVAR ALTERAÇÕES.
Muito obrigado!

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home