.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

O Centro Espírita



Diferente das demais doutrinas o Espiritismo desmaterializa. Toda a sua filosofia se volta para um sentimento acima do que a matéria nos impõe. 

Tudo, portanto, o que se realizar no Centro Espírita deverá ser no sentido de colocar a alma sob o poder de um sentimento que a espiritualize. Quaisquer atividades ali exercidas, voltadas para uma conceituação humana, além de desconcentrar dos seus propósitos evangélicos, dificulta a atuação dos Espíritos, pela formação fluídica contrária às atividades espirituais, mesmo um pensamento inconsciente terra a terra.

Se realizarmos no Centro Espírita atividades como: teatro, comércio, mesmo a benefício de terceiros, os meios não justificam os fins, estaremos modelando, ali, fluídos a repercutirem na atmosfera e viciando-a daquilo que não cabe em um ambiente espiritualizado, desarmonizando-o. Diz Allan Kardec: “Algumas vezes, essas transformações resultam de uma intenção; doutras, são produto de um pensamento inconsciente. Basta que o Espírito pense uma coisa, para que esta se produza, como basta que modele uma ária, para que esta repercuta na atmosfera”.(1) “Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda”. (2)

O Espírito Bezerra de Menezes desaconselha além de teatro e comércio, homenagens humanas, ataque a outras religiões, enfim “tudo aquilo que não se concebe num hospital, junto a um leito de dor ou um santuário de oração”. (3)

Acontecimentos mundanos requerem locais onde se possa manifestar como, vibrar desconcentrado, aplaudir, e tais demonstrações, a comunicarem os sentimentos que exprimem, tornam-se incompatíveis com o ambiente classificado pelos benfeitores espirituais como: escola, oficina e hospital. 

Certamente, cabe-nos desmaterializar cada vez mais o ambiente onde nos reunimos em nome de Deus, na expectativa de aplicarmos, ali, uma temática doutrinária Espírita similar, mais elevada do que a que hoje estudamos, pois Ela, muito mais tem a nos oferecer, e muito mais necessitamos, dependendo do que programarmos para a Casa Espírita. 

E, que as atividades humanas, embora necessárias, fiquem reservadas para os lugares propícios.

(1) – (A Gênese: cap. XIV, 14).
(2) – ( I Coríntios, 5. 6)
(3) – (Reformador: Janeiro de 1992 – págs. 20 a 24). 


Cachoeiro de Itapemirim, ES.
Domingos Cocco
domingoscocco1931@yahoo.comm.br
Rua Neca Bongosto n° 06 – Bairro Sumaré
Telefone: (28) – 3522-4053 – CEP – 29304-590
Cachoeiro de Itapemirim – Estado do Espírito Santo

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home