.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

"FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS"


José Espedito de Araújo
SEEC - Sociedade de Estudos Espíritas o Consolador


Passado o período espalhafatoso da mídia, nos eventos da renúncia do Senhor Joseph Ratzinger e a eleição do Senhor Jorge Mario Bergoglio. Para os Católicos, Papa Bento XVI e Francisco, respectivamente.
Nossas considerações:
Quando da posse do Papa Francisco, mesmo destituída da pompa de outras coroações. Refletindo, talvez, a existência de um Papa que renuncia e todos os escândalos dos momentos atuais, envolvendo a Igreja Católica. Mesmo assim, diante da romanização ritualística que envolve todo o processo. O evento nos faz lembrar, observação feita por Léon Denis no livro de sua autoria Cristianismo e Espiritismo - 1910, citando orador espanhol, Emílio Castelaro: "Aquele não é o pescador da Galiléia, é um sátrapa do Oriente!".
Desejando algo, diante de tanto alarido, que vislumbrar-se uma transformação concreta na Igreja Católica Apostólica Romana. Tomamos conhecimento dos primeiros pronunciamentos do Romano Pontífice, Papa Francisco, para os Católicos. Sua defesa veemente dos dogmas da Igreja Católica, RESPEITAMOS. Embora, estejamos muito além de suas concepções dogmáticas e com a certeza, e não crença, que a LEI DE PROGRESSO sendo uma lei natural, homem nenhum poderá freá-la. Então, não está muito longe e veremos à derrocada destes dogmas e consequentemente das instituições que os tem como base de sobrevivência, Igreja Católica. Citamos alguns:
 Santíssima Trindade;
 Jesus é Deus;
 Pecado Original;
 Marianos (Referente à Maria, mão de Jesus): Imaculada Conceição, Virgem Maria, Mãe de Deus e Assunção;
 Jesus criando igreja;
 Espírito Santo;
 Papa sucessor de Pedro;
 Batismo;
 Confissão e perdão dos pecados;
 A Eucaristia;
 Indissolubilidade do casamento;
 Paraíso, purgatório e inferno;
 Ressurreição dos mortos;
 Retorno de Jesus e Juízo Universal.
Lembrando Emmanuel: “O Cristo terá de ressurgir dos escombros em que foi mergulhado pela teologia do Catolicismo. O dogma conhecerá o seu fim com o advento das verdades novas e é para esse movimento grandioso do porvir que os mortos vêm dar as mãos aos vivos de boa-vontade.” (Livro Emmanuel – 1938).
Por outro lado, levando em consideração o Progresso Moral e Intelectual do século XXI, dentro do contexto filosófico, científico e religioso, (religião apenas entendido nos
religarmos ao CRIADOR – INTELIGÊNCIA SUPREMA, CAUSA PRIMEIRA DE TODAS AS COISAS - à medida que compreendemos suas Leis). Pensamento este, tendo como base uma doutrina revelada e de bom senso – DOUTRINA ESPÍRITA.
Como espírita, consultamos também, informações advindas da verdadeira vida – A VIDA ESPÍRITA – através de médiuns. Estes, por sua coragem, disciplina, amor ao próximo e compreensão da caridade, na essência como nos ensinou Jesus; são divulgadores também da verdade que já tínhamos condições de conceber, com o advento da TERCEIRA REVELAÇÃO – DOUTRINA ESPÍRITA. São eles que nos faz lembrar os primeiros Apóstolos das igrejas do “Caminho” e dos primeiros mártires do CRISTIANISMO.
Diante do acima exposto, tendo em vista a influência que ainda exerce sobre um número sempre decrescente, mas ainda, boa parte da humanidade terrena, os Católicos. Observamos com perplexidade, os primeiro pronunciamentos do irmão Jorge Mario Bergoglio, quando comentando diálogos entre seus pares e publicamente em suas homilias, referindo-se, sem nenhum constrangimento e entretendo-os com termos “brincadeiras” e “humorismo”, - A FATOS DE TRISTE MEMÓRIA PARA A HUMANIDADE TERRENA. Vejamos:
 DISCURSO – Vaticano – 23/03/2013
Citando diálogo entre os Cardeais, no conclave (votação):
“(...) Depois não faltaram algumas brincadeiras... Outro disse-me: «Não! O teu nome deveria ser Clemente». «Mas porquê?». «Clemente XV! Assim vingavas-te de Clemente XIV que suprimiu a Companhia de Jesus!». São brincadeiras...” (negritamos).
Fonte:
http://www.vatican.va/holy_father/francesco/speeches/2013/march/documents/papa-francesco_20130316_rappresentanti-media_po.html
O Espírito de Emmanuel, em A Caminho da Luz – 1939, psicografia de Francisco Cândido Xavier, nos relata sobre a Companhia de Jesus e o Papa Clemente XIV:
“A Companhia de Jesus, de nefasta memória, não procurava conhecer os meios, para cogitar tão somente dos fins imorais a que se propunha.
Sua ação desdobrou-se por largos anos de treva, nos domínios da civilização ocidental, contribuindo amplamente para o atraso moral em que se encontra o "homem científico" dos tempos modernos.
Suas hordas de predomínio, de cupidez e de ambição não martirizaram apenas o mundo secular. Também os padres sinceros sofreram largamente sob a sua preponderância nefasta. Tanto assim que, quando o papa Clemente XIV tentou extingui-la, em 1773, com o seu breve "Dominus ac Redemptor", exclamava desolado: - "Assino minha sentença de morte, mas obedeço à minha consciência." Com efeito, em setembro de 1774, o grande pontífice entregava a alma a Deus, no meio dos mais horrorosos padecimentos, vitimado por um veneno letal que lhe apodreceu lentamente o corpo."
 Homilia – Vaticano: MISSA NO DIA DE SÃO JORGE – 23/04/2013.
Comentando passagem do Evangelho - Atos dos Apóstolos:
“(...) Os cristãos, que chegaram à Fenícia, a Chipre e a Antioquia, proclamavam a Palavra (cf. At 11,19). (...) Algumas pessoas de Chipre e de Cirene, que se tinham tornado cristãs, chegadas a Antioquia, começaram a falar também aos gregos (cf. At 11, 20). Trata-se de mais um passo; e assim avança a Igreja. Dado que isso era então inconcebível, porque se pregava só aos judeus, de quem foi esta iniciativa de falar aos gregos? (...).
Mas, quando isto chegou aos ouvidos da Igreja de Jerusalém, houve alguém que ficou um pouco nervoso e enviaram uma Visita apostólica, enviaram Barnabé (cf. At 11, 22). Talvez possamos – com um pouco de humorismo – dizer que está aqui o início teológico da Congregação para a Doutrina da Fé: nesta Visita apostólica de Barnabé”. (negritamos).
Fonte:
http://www.vatican.va/holy_father/francesco/homilies/2013/documents/papa francesco_20130423_omelia-san-giorgio_po.html
Não precisamos de muito esforço e nem mesmo consultar obras de respeitáveis historiadores, para constatarmos os horrores praticados por esta instituição hoje denominada – Congregação para a Doutrina da Fé. Basta nos valermos da facilidade que a tecnologia nos oferece, em sites de pesquisas. Quanto ao histórico de sua denominação, em determinado período, no próprio site do Vaticano, encontramos estas informações:
“CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ
Em 1542, Paulo II instituiu uma comissão de seis cardeais cuja missão era velar sobre as questões de fé para que «a fé católica florescesse e se desenvolvesse por toda a parte e qualquer perversão herética fosse banida dos fiéis cristãos (Bula Licet ab initio, de 21 de Julho). Esta comissão, conhecida pelo nome de Santa Inquisição Romana e Universal, com funcionárias cidades, no início tinha um carácter exclusivamente de Tribunal para causas de heresia e cisma.”
(...)
Em 1908, São Pio X reorganizou a Congregação, mudando o seu antigo nome para Sagrada Congregação do Santo Ofício (Constituição Sapienti consilio, de 29 de Junho)
(...)
Em 1965, Paulo VI realizou a última reforma da Congregação. Mudou a sua designação para o nome de Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé. (...)” (negritamos)
Fonte:
http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith
_pro_14071997_po.html
O Espírito de Emmanuel, em A Caminho da Luz – 1939, psicografia de Francisco Cândido Xavier, sobre a criação deste instituto inquisitorial pela Igreja Católica:
“A OBRA DO PAPADO
Há quem tente justificar esses longos séculos de sombra pelos hábitos e concepções daquele tempo. Mas, a verdade é que o progresso das criaturas poderia dispensar esse mecanismo de crimes monstruosos.
(...)
A Inquisição foi obra direta do papado, e cada personalidade, como cada instituição, tem o seu processo de contas na Justiça Divina. Eis por que não podemos justificar a existência desse tribunal espantoso, cuja ação criminosa e perversa entravou a evolução da Humanidade por mais de seis longos séculos.”
QUÃO DISTANTE FICA, aquele que em tom jocoso, diz: “Talvez possamos – com um pouco de humorismo – dizer que está aqui o início teológico da Congregação para a Doutrina da Fé: nesta Visita apostólica de Barnabé”. Justificando a criação de instituições criminosas, remetendo a episódios, onde encontramos refletida a verdadeira caridade e sua aplicação na essência como nos ensinou JESUS O CRISTO, nas primeiras discordâncias dos Apóstolos nas igrejas primitivas (leia-se e estude-se PAULO E ESTEVÃO – 1942, Emmanuel). Deste, que em “espírito e verdade” nos diz: “Eis por que não podemos justificar a existência desse tribunal espantoso, cuja ação criminosa e perversa entravou a evolução da Humanidade por mais de seis longos séculos.” NOS DIZENDO CRISTÃOS!
CONCLUINDO
Heresia! Blasfêmia! Dirão alguns fervorosos católicos. Excomunhão!...
Bem. Muitos foram os queimados, sacrificados, violentados, excomungados, etc. Mas, seus pensamentos e atitudes impulsionaram e continuam impulsionando o progresso intelecto-moral dos habitantes do Planeta Terra.
Excomunhão! Ainda hoje usam deste artifício que explicado, pensado e raciocinado, não passa de história e conto da carochinha.
Não julgueis! Dirão muitos espíritos Espíritas.
Relatamos fatos.
Nesta REENCARNAÇÃO, após conhecermos a DOUTRINA ESPÍRTA, não somos coniventes com nenhuma ritualística dogmática.
Exemplos!
Após se declararem ESPÍRITAS, encontramos na vida e obras de Léon Denis (Cristianismo e Espiritismo), Dr. Bezerra de Menezes (Espiritismo, Estudos Filosóficos), Espírito de Emmanuel (Emmanuel e A Caminho da Luz), Cairbar Shutel (Parábolas e Ensinos de Jesus, Cartas a Esmo, O Diabo e a Igreja e Vida e Atos dos Apóstolos), Eurípedes Barsanulfo e Francisco Cândido Xavier.
“ESPÍRITAS, AMAI-VOS E INSTRUÍ-VOS”

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home