.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O Importante é a Fachada




Luiz Carlos D. Formiga



Nossas crianças vão acabar acreditando que corrupção é “coisa normal”.

O cinema, a televisão, as revistas e os jornais veiculam informações de todos os tipos: ora fiéis e corretas, ora tendenciosas, preconceituosas, ambíguas e destorcidas.

Os que assistem aos programas de entretenimento podem não ter a intenção de aprender, mas aprendem, e acabam sendo manipulados. Com a mídia muitos acabam se confundindo na distinção entre amor e sexo.

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/a-influencia-da-midia.html

Em maio de 2011, aprendemos um pouco mais com o conteúdo apresentado por Bruno Dominguez, em Educação e Saúde na Escola.

http://www4.ensp.fiocruz.br/radis/105/PDF/radis_105.pdf

Nele, Simone G. Assis, do Curso de Atualização em Enfrentamento da Violência e Defesa de Direitos na Escola, apresenta três categorias, de violência, no ambiente escolar: contra a escola, da escola e na escola. A violência na escola é hoje mais visível e também comentada (bullyng).

http://jorgehessenestudandoespiritismo.blogspot.com/2011/05/consideracoes-espiritas-sobre-epidemica.html

Na violência contra a escola encontramos as carências e deficiências das condições de trabalho. Assis comenta que “há uma gama de fatores estruturais que são uma forma concreta de violência.” Anteriormente procuramos discutir esse ponto na “Universidade, Medicina, Direito e Pedagogia”

http://jus.uol.com.br/revista/texto/17015/um-centro-de-referencia-na-uerj-prevenindo-demandas-judiciais

http://www.cefamiami.com/newsletter/materias/artigo/06.04/index.html

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/geae/universidade-da-alma.html

http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.40.htm

http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores/Formiga_Luiz_microb.htm

Recordo que recentemente observamos a ação de cupins (insetos sociais) também no ambiente universitário

http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.19.htm

http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.22.htm

http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.24.htm

O artigo da RADIS faz uma chamada. “Agressões situações opressivas e más condições de trabalho afastam ambiente escolar do pleno desenvolvimento do aluno e preocupam especialistas.” Nós, os admiradores de Kardec, procuramos criar núcleos espíritas na universidade colaborando na conscientização de nossos pares.

O projeto embrião tem possibilitado o intercâmbio entre espíritas alunos, funcionários e professores de diferentes IES, sediadas no Rio de Janeiro. O Encontro dos diversos saberes proporcionado pela reunião de pessoas com formações universitárias diferentes é um estímulo ao desenvolvimento de suas consciências críticas.

O NEU é mais um espaço de sensibilização individual e coletiva para questões complexas como violência, exclusão social, corrupção, cupins e outros temas dos dias, que correm e que alguns não gostam de ver nas casas espíritas.

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/retrato-de-bezerra.html

Os problemas encontrados na saúde não são muito diferentes dos encontrados na educação. Quando o governo é patogênico “o importante é a fachada”.

Quando estivemos em Uberaba verificamos que o Centro Espírita, onde lecionava Chico Xavier, era telha-vã. E o “seu”, como vai?

No Brasil, o “importante é a fachada” (ONG). Na crise e procurando tirar o foco, é melhor discutir as “almas gêmeas” ou as “algemas”, com algum ministro.

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com/2011/03/evangelizacao-espirita-e-febre-das.html


2 Comentários:

Postar um comentário

<< Home